De advogado a CEO: como fazer o planejamento financeiro para escritório de advocacia

O planejamento financeiro para escritório de advocacia é seu roteiro para crescer e lucrar. Siga estes 6 passos e comprove.

Se você está trilhando o caminho de advogado a CEO, o planejamento financeiro para escritório de advocacia é um passo fundamental.

Para quem lida com processos jurídicos, as tarefas gerenciais podem parecer simples.

Mas, em um mercado ultracompetitivo, é a gestão que faz a diferença no sucesso do seu negócio — para além da qualidade dos serviços.

Então, se você quer sair na frente da concorrência e se destacar, é melhor aprender a planejar suas finanças.

Vamos ajudar com um passo a passo descomplicado e dicas valiosas para projetar seu futuro.

Leia com atenção e fique pronto para qualquer cenário.   

Controle o financeiro com um sistema integrado para sua empresa

Por que fazer o planejamento financeiro para escritório de advocacia

O planejamento financeiro para escritório de advocacia é obrigatório para os profissionais que se preocupam com o futuro do seu negócio. 

Mais do que acompanhar as movimentações diárias e em curto prazo, os gestores jurídicos precisam realizar projeções e traçar metas financeiras rumo ao crescimento.

Na verdade, esse tipo de plano financeiro é fundamental para qualquer negócio, mas é ainda mais importante em mercados ultracompetitivos do setor de serviços. 

Hoje, existem mais de 1,2 milhão de advogados registrados na OAB, dos quais quase 70% se concentram nas regiões Sul e Sudeste do país. 

De acordo com o Censo Jurídico 2019, realizado pela ProJuris, 43,4% dos advogados são autônomos, enquanto 25,6% trabalham em escritórios de advocacia

Para 32% dos entrevistados, o grande vilão de 2019 é o mercado jurídico saturado, ao passo que 36% consideram a desorganização e a recessão econômica como principais ameaças. 

Em relação às tendências e intenções dos advogados, temos alguns dados interessantes no relatório:

  • 42% pretendem selecionar contratos mais lucrativos
  • 28% querem evoluir seu marketing
  • 23,6% acreditam que a inteligência artificial é a grande aposta do ano
  • 20,3% estão investindo em automação de tarefas.

Ou seja: os profissionais da área estão buscando seu espaço no mercado, e a gestão eficaz é um dos caminhos para garantir um diferencial.

Na opinião do presidente da OAB de Santa Catarina, Paulo Brincas, o momento é de intensa competitividade e possível queda de honorários e salários. 

Em entrevista ao Terra, ele conta que 30% dos 11 mil escritórios abertos nos últimos dez anos em São Paulo faliram, principalmente por conta da desvalorização da profissão e da guerra de preços que ameaça a sustentabilidade dos escritórios. 

Já a especialista em marketing jurídico Daniela Mascarenhas, que contribui na mesma matéria, defende que os advogados precisam ir além da performance técnica para gerenciar seus escritórios com sucesso.

Para ela, não basta ter qualidade nos serviços: é preciso lançar mão de conhecimentos em gestão, marketing e liderança, que não costumam ser ensinados nas faculdades de Direito.

Logo, não faltam razões para você organizar suas finanças e se preparar para um cenário ainda mais competitivo nos próximos anos. 

Controle o financeiro com um sistema integrado para sua empresa

Guia do planejamento financeiro para escritório de advocacia: passo a passo

Se a gestão das finanças não é sua especialidade, este guia do planejamento financeiro para escritório de advocacia vai ser muito útil. 

Acompanhe o passo a passo para planejar seu futuro.

1. Parta da sua situação financeira atual

Você só pode planejar as finanças do seu escritório se tiver uma visão clara da sua situação financeira atual. 

Por isso, é fundamental que você reúna os principais demonstrativos financeiros, como o balanço patrimonial, DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e relatório do fluxo de caixa. 

A partir desses dados, você saberá se está tendo lucro ou prejuízo, e quais são os recursos disponíveis para alocar no seu planejamento. 

2. Defina seus objetivos e metas

Ao analisar o estado atual das suas finanças, você já pode definir seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Você quer expandir seu negócio? Lucrar mais com os contratos? Reduzir custos e aumentar honorários?

Esses são exemplos de objetivos para seu escritório de advocacia, que deverão ser mensuráveis e realistas (por exemplo, aumentar em 20% o faturamento ou investir R$ 300 mil em uma sala comercial própria). 

3. Dê atenção ao capital de giro

Os processos de um escritório de advocacia podem demorar para dar retorno financeiro, e  você precisa garantir que o capital de giro seja suficiente para sustentar o negócio nos próximos meses.

Por isso, não se esqueça de dimensionar esse montante em curto e médio prazo, de modo que a liquidez e a lucratividade se mantenham durante o prazo de recebimento. 

4. Detalhe os orçamentos 

A gestão orçamentária é outra parte essencial do planejamento financeiro para escritório de advocacia.

Ao detalhar e projetar orçamentos, você sabe exatamente quanto vai gastar para colocar seu plano em prática, com base no histórico de custos e despesas da sua empresa.

Vale lembrar que a contabilidade de custos rigorosa é essencial para um orçamento confiável. 

5. Faça projeções para diferentes cenários

Você também precisa realizar projeções de vendas, receita e fluxo de caixa, por exemplo.

O ideal é ter sempre uma projeção mais otimista e outra pessimista, levando em conta as possíveis oscilações do mercado e diferentes cenários. 

Assim, você consegue analisar os riscos e oportunidades, adequando seu planejamento financeiro à realidade da empresa.

Lembre-se de considerar aspectos como a sazonalidade e recesso jurídico.

6. Defina métricas de desempenho

Seu planejamento financeiro só será útil se você tiver métricas para acompanhar o progresso em direção aos seus objetivos. 

Por isso, é importante monitorar KPIs (indicadores-chave de desempenho) como lucratividade, rentabilidade e liquidez corrente, que mostram se você está no caminho certo para concretizar seus planos. 

Dependendo do rumo que o seu negócio tomar, é importante revisar e ajustar o planejamento, pois o mercado pode ser imprevisível

Tecnologia sob medida para o planejamento financeiro jurídico

A forma mais eficiente de criar seu planejamento financeiro para escritório de advocacia é com o apoio da tecnologia

Como vimos, você precisa monitorar vários dados e documentos para analisar o panorama financeiro do negócio, e fazer isso manualmente é impraticável.

Para isso existem plataformas como a Conta Azul, que oferece todas as funcionalidades de gestão financeira, contábil e de serviços para otimizar seu trabalho.

Ao assinar um plano, você não precisa mais se preocupar com o fluxo de caixa, emissão de boletos e notas fiscais, integração bancária e relatórios de desempenho.

E o melhor: todos esses recursos estão disponíveis 100% online, em um único sistema com navegação intuitiva e dados sempre à mão.

Então, se você quer planejar suas finanças para crescer no mercado jurídico, a Conta Azul é um passo decisivo no processo.

Agora é com você: coloque as dicas em prática e crie seu planejamento financeiro. 

Controle o financeiro com um sistema integrado para sua empresa

Se você gostou do nosso guia, deixe um comentário e compartilhe com outros gestores.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>