Controle Financeiro

Otimize seus serviços com recorrência ou por assinatura

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura

pagamento recorrente

Serviços de pagamento recorrente ou por assinatura são uma tendência no mercado atual. Esse modelo de compras tem chamado cada vez mais a atenção por oferecer comodidade aos clientes e inúmeras oportunidades de negócio.

Para a empresa, esse modelo traz inúmeras vantagens, como a previsibilidade de receitas, fidelização de clientes e estoque enxuto.

Mas o pagamento recorrente não é benéfico somente para o dono de negócio. O consumidor também ganha, já que tem acesso a um produto ou serviço de qualidade de uma forma automática.

Neste artigo, você vai saber como sua empresa pode se beneficiar desse modelo e como é possível otimizá-lo com uma plataforma de gestão.

O que são serviços de pagamento recorrente ou por assinatura

O pagamento recorrente é a contratação de um serviço regular, pelo qual o consumidor paga em um determinado período de tempo. Ele é viável para empresas que se baseiam nos modelos de assinaturas, planos, contratos ou mensalidades.

Exemplos disso são os clubes de assinaturas – no ano passado, já haviam 350 empresas no Brasil, segundo a Associação Brasileira dos Clubes de Assinatura. Esse setor movimenta R$ 1 bilhão por ano, conforme os números da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Nesse tipo de serviço, o cliente recebe na sua casa um produto diferente a cada mês. Um clube de cervejas, por exemplo, pode entregar mensalmente uma caixa com quatro garrafas de marcas diferentes e uma revista ou informativo impresso que traz as principais características dessas bebidas.

Outro exemplo relevante é a Netflix, plataforma de séries e filmes online. O serviço de assinatura, em 2017, registrou mais de 100 milhões de assinantes ao redor do mundo.

Há ainda academias de conhecimento sobre uma área específica e diferentes sistemas de cursos online que utilizam o pagamento recorrente.

Por isso, fica claro que tanto grandes players do mercado quanto empresas novas podem apostar no modelo.

Uma das vantagens para o consumidor é que esse tipo de pagamento geralmente pode ser feito por meio de boletos, débito automático ou crédito. Por isso, quem não possui limite no cartão também pode aderir.

No entanto, é necessário não o confundir com o parcelamento. Nesse último caso, o consumidor adquire o produto de uma única vez, pagando por ele em várias prestações. O que estamos falando neste artigo é de um serviço entregue com regularidade ao cliente.

Os principais benefícios de empresas que trabalham com esse modelo é que são reduzidas as chances de inadimplência, principalmente entre clientes que optam pelo débito automático. Além disso, é mais fácil fidelizar clientes.

Cases de clubes de assinatura

Já mencionamos que os clubes de assinatura são uma tendência. E isso vale para diversos segmentos. Abaixo, confira cinco cases que fazem sucesso com esse modelo de pagamento:

  • TAG Experiências Literárias: esse clube de assinatura de livros vem despontando no mercado, resgatando a paixão dos leitores pelo papel. Mensalmente, o assinante recebe em casa um box com livro surpresa eleito por um curador, além de mimos literários. Outro kit disponível contempla um livro inédito no Brasil, concedido com exclusividade aos assinantes.
  • Clube Wine: os amantes de vinho também têm vez nos clubes. Todo mês, o Clube Wine envia para os assinantes uma caixa com duas garrafas de vinho, um conta-gotas personalizado e uma edição da Revista Wine. O consumidor pode escolher entre três experiências: refrescante, exclusiva ou de descobertas.
  • Nescafé Dolce Gusto: esse é um exemplo de que até empresas tradicionais podem oferecer um serviço de pagamento por assinatura. A Nescafé disponibiliza planos com máquina de café ou apenas com as famosas cápsulas da marca. O assinante personaliza o serviço conforme os sabores preferidos e recebe os produtos em casa. Nesse caso, a periodicidade das entregas varia conforme o plano.
  • Nerd ao Cubo: para quem curte produtos geek, a Nerd ao Cubo envia todo mês um box, composto por uma camiseta e itens desse universo, como livros, revistas e canecas. Alguns itens são criados exclusivamente para os assinantes do clube – uma forma de demonstrar valor ao consumidor.
  • Glambox: esse clube foi capaz de aliar um grande segmento do mercado, o da beleza, ao modelo de assinaturas. A caixa enviada pela Glambox contém diversos produtos, e há planos mensais, semestrais e anuais. Um diferencial é que, além de receber os cosméticos em casa, o assinante ganha pontos que depois podem ser trocados por recompensas no clube.

Como você pode ver, os clubes de assinatura são bem ecléticos. O importante é que você encontre um nicho de mercado e aproveite a tendência para investir em produtos capazes de manter os consumidores interessados por um longo período.

Plataforma de gestão para serviços de pagamento recorrente

Hoje existem várias plataformas de gestão que tornam os processos financeiros da empresa mais fáceis. Com esses recursos, é possível automatizar ações, reunir dados e integrar informações em um único espaço.

Então, se você oferece serviços de pagamento recorrente, saiba que pode utilizar a tecnologia a seu favor.

Uma plataforma de gestão para esses serviços pode simplificar as suas tarefas de diferentes maneiras.

Você consegue, por exemplo, emitir notas fiscais de maneira integrada com as vendas e levar esses dados automaticamente para o seu fluxo financeiro e para a contabilidade.

Também conta com a automação da emissão de boletos, o que é fundamental para manter as cobranças em dia, os pagamentos de fornecedor no radar e obter uma visão macro de todos os números da empresa.

Trata-se de uma maneira de poupar muito tempo operacional, fator essencial para a escalabilidade do negócio e alavancagem das vendas com o modelo de pagamento recorrente.

É importante salientar a importância da integração dos documentos contábeis digitalmente. Essa conexão automática entre o contador e a empresa minimiza riscos relacionados à gestão fiscal e tributária, eleva a segurança dos dados e reduz consideravelmente os ruídos na comunicação entre as partes.

Registrando todos os dados orçamentários, a ferramenta gera relatórios financeiros com a periodicidade que você deseja. Além disso, ela é capaz de criar uma projeção de fluxo de caixa a partir das movimentações de entradas e saídas registradas durante o mês.

Quando bem organizadas, essas informações financeiras garantem embasamento para pensar em soluções criativas à empresa e identificar possíveis investimentos. Ao visualizar os dados, você também aumenta as chances de ter um insight estratégico que contribua para o crescimento do negócio.

E os benefícios não param por aí. Todo processo decisório da empresa é mais eficiente quando dispõe de uma plataforma de gestão.  

Se você gostou das dicas artigo, compartilhe nas redes sociais. Não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sobre o assunto.

Leia também