Cobrança e Meios de Pagamento

Principais tipos de carteira de cobrança para boletos registrados

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Entender os tipos de carteira de cobrança permite que o empreendedor gerencie melhor os seus processos financeiros;

  • Antigamente, havia a carteira registrada e a sem registro, mas a segunda foi extinta pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban);

  • Dá para emitir boletos registrados automaticamente com a ajuda de um ERP online, como a Conta Azul Pro. Faça o teste grátis agora!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Carteira de cobrança é um serviço bancário contratado com muito mais frequência do que se imagina. Muitos empreendedores, inclusive, nem sabem que assinam esta solução e a enxergam apenas como “a condição para emitir boletos bancários”.

Conhecer os tipos de carteira de cobrança é essencial para gerenciar o financeiro e até mesmo avaliar se a emissão de boletos faz sentido para seu negócio. Outra vantagem é justamente otimizar o processo de cobrar os clientes

Neste conteúdo, você entenderá o que é e quais são os tipos de carteira de cobrança. Veja também quais são as modalidades de cobrança de boleto registrado, já que a emissão sem registro foi proibida em 2018. 

Confira os tópicos e faça uma boa leitura!

Carteira de cobrança

O que é carteira de cobrança?

As carteiras de cobrança são as diversas formas de conectar a emissão de boletos da sua empresa com um banco ou outra instituição financeira. Então, conforme o próprio nome sugere, elas estão relacionadas à inscrição do título no banco emissor. 

Assim, qualquer alteração nos dados é mapeada e pode ser retomada caso seja necessário, garantindo, inclusive, a cobrança dos títulos. 

A carteira registrada oferece algumas opções com formatos diferentes que se adaptam às diversas necessidades. Por isso, reunimos os modelos padrões oferecidos pela maioria dos bancos para explicar em que consiste cada um. Leia mais à frente!

Tipos de carteira de cobrança  

Antigamente, existiam as carteiras de cobrança com e sem registro. A registrada funciona como já explicamos no tópico anterior. O segundo tipo, que foi extinto pela Febraban, funcionava um pouco diferente.

 

Era um tipo de documento sem inscrição, e o banco só era notificado no momento do pagamento. Não era obrigatório constar valor nem diversas outras informações. E isso deu margem para muitos golpes, por parte de clientes e de vendedores.

No final de 2018, a Febraban proibiu que as empresas continuassem emitindo boleto sem registro. Com essa proibição, veio a padronização desse documento que ajudou a evitar muitos golpes e fraudes. 

Boletos registrados e suas modalidades de cobrança

Atualmente existem 5 ou 6 modalidades de cobrança com boleto registrado. Falamos “ou” porque um deles tem duas variações. Alguns destes tipos de documento são os mais comuns, que você conhece no dia a dia. Outros, mais raros e usados para algumas situações específicas.

Confira as modalidades de cobrança com boleto registrado:

Cobrança Simples

O título é colocado para cobrança e, quando quitado, os valores são creditados conforme o prazo definido. Nele é possível inserir instruções de alteração, como data de vencimento e concessão de abatimento. É o boleto mais comum que você vê no dia a dia.

Cobrança Direta

Na cobrança direta, a empresa que vende ou presta serviços fica responsável pela emissão dos boletos registrados, que pode ser feita por um sistema próprio.

Nessa modalidade, a empresa também pode acompanhar todo o processo de cobrança ao cliente, da geração de boletos até o recebimento. 

Cobrança Rápida

Esse modelo é ideal para aqueles que trabalham com prazo de faturamento inferior a cinco dias e mantém uma relação continuada com os clientes.

Na cobrança rápida a empresa também pode emitir os boletos para pagamento, no entanto, é preciso registrá-los junto à instituição financeira. 

O que não ocorre com cobrança direta, como falamos no tópico acima, na qual a empresa já gera, de imediato, os boletos registrados. 

Cobrança Indexada

É uma cobrança ligada a um indexador, ou seja, não tem um valor fixo. Ela varia de acordo com o índice ao qual está associada e pode apresentar números diferentes, dependendo do dia do pagamento.

Esse índice pode ser a taxa de algum imposto ou mesmo o valor do dólar, por exemplo. É o mesmo que acontece com o cartão de crédito. Quando uma compra é efetuada em moeda estrangeira, o valor do título varia conforme o câmbio no dia em que for gerado.

Cobrança Vinculada

Os bancos antecipam para a empresa os valores dos títulos em relação à data de vencimento. Eles são disponibilizados em forma de crédito e podem ser de duas formas:

  • Cobrança caucionada – as instituições financeiras recebem duplicatas como garantia da operação de crédito. Quando os títulos são quitados, é possível amortizar, transferir ou substituir a garantia, conforme for especificado no contrato;

  • Cobrança descontada – está vinculada a uma operação de desconto, em que o banco passa a ser o credor dos títulos. Para isso, são cobrados juros e a empresa continua responsável caso os clientes não paguem. Ou seja, em situação de inadimplência, é o empreendedor quem deve ressarcir a instituição financeira.

Leia mais: Descubra o que é, como funciona e qual a melhor forma de fazer Pix Cobrança.

Carteira de boletos

Conheça a solução de cobranças da Conta Azul

Independente da modalidade do boleto bancário, é muito importante preenchê-lo com cuidado, pois se trata do documento que executa a cobrança de um serviço. A emissão errada ou com dados equivocados pode gerar vários problemas com o cliente, com o fisco e com o banco.

Nesse caso, é essencial que o empreendedor use tecnologia para ajudá-lo. Existem diversas soluções online que emitem o boleto automaticamente com base nas vendas executadas e nos cadastros do sistema. 

Para quem trabalha com cobranças recorrentes, usar essa ferramenta significa economia de tempo e dinheiro e eliminação de erros nesse processo. Isso porque é possível, com poucos cliques,  programar a emissão eo envio por e-mail todo mês.

A melhor dessas opções é a Conta Azul Pro, um ERP online que ajuda a administrar toda a sua empresa de forma otimizada, automatizada e conectada a partir de um só lugar. E, entre as funções, há a de cobrança automática.

Com esse sistema de gestão integrada é possível emitir cobranças por boleto, Pix e cartão de crédito (via link). Além de enviar o boleto para o e-mail do seu cliente, a plataforma também manda lembretes que ajudam a evitar atrasos e faltas de pagamento.

 Outra vantagem é que, após o pagamento do boleto, a operação e o valor são automaticamente conciliados com outros setores, como o financeiro e as vendas.. E a Conta Azul Pro já aproveita para emitir e enviar a nota fiscal de forma automática. Fica muito mais fácil assim, certo? 

Tudo isso pode ser conferido de forma totalmente gratuita,com o teste grátis da Conta Azul Pro. Faça agora!

Leia mais

Leia também