Cobrança e Meios de Pagamento

[Guia] Ações práticas para receber mais rápido e prevenir a inadimplência

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 2 mins de leitura | ← voltar

Sugestões para você prevenir a inadimplência

Vender um produto ou um serviço e não receber o pagamento do cliente em dia é uma das maiores preocupações de qualquer empresário. Afinal, disso depende o lucro e o próprio sustento do negócio. Embora ninguém esteja totalmente imune a esse tipo de situação, existem, sim, maneiras de prevenir a inadimplência ou, pelo menos, de amenizar os efeitos negativos sobre a sua empresa.

Antes mesmo que você pergunte como é possível se precaver, nós chegamos com algumas dicas, que estão no guia “Previna-se contra a inadimplência”. Ele está disponível gratuitamente para ajudar você a proteger seu negócio. No material, apresentamos boas práticas de cobrança e a melhor maneira de usar os meios de pagamento para evitar os maus pagadores.

Entre os cuidados que podem ser tomados para evitar calotes está a análise de crédito. Esse processo envolve a consulta aos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa Experian), balanço e balancete do cliente, informações comerciais, endereço e alguns outros itens que ajudam a dar uma dimensão de como está a situação da empresa.

Nessa etapa é essencial ser profissional e deixar de lado relações de coleguismo e familiares, que são importantes, é claro, mas não em um ambiente de negócios, no qual o cuidado e o planejamento devem ser dois dos atributos mais relevantes.

A organização interna é outro fator que influencia na inadimplência. Para saber se algum cliente deixou de pagar e até conhecer o histórico de pagamentos dele, é essencial montar um fluxo de caixa eficiente, que monitore todas as entradas e saídas de dinheiro.

Além desses dois pontos, o guia ainda aborda a escolha dos meios de pagamento, as formas de cobrança — da amigável à judicial —, e alguns outros aspectos da inadimplência. Confira e saiba como deixar seu negócio o mais longe possível desse pesadelo.

No mais, a ContaAzul está aqui para tirar suas dúvidas e ser parceiro na gestão do seu empreendimento. Conte conosco!

Leia também