Controle Financeiro

Gestão de Crédito e Cobrança: como minimizar riscos e otimizar o fluxo de caixa da sua empresa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Analisar a viabilidade do cliente pagar a sua empresa, se você deve liberar ou não o crédito, impacta a saúde financeira da sua empresa;
  • Uma boa gestão de crédito e cobrança ajuda o empreendedor a avaliar os clientes de risco e cobrar os inadimplentes;
  • Confira 5 dicas para realizar este gerenciamento e potencializar a saúde financeira do seu negócio.

Experimente grátis a Conta Azul!

As áreas de gestão de crédito e cobrança são vitais na empresa, pois vão muito além de liberar ou recusar crédito ao cliente. Elas podem salvar o negócio da inadimplência, minimizar os riscos financeiros, além de otimizar o fluxo de caixa.

Por isso, preparamos esse post para você tirar as dúvidas sobre o assunto e realizar uma gestão eficiente na sua empresa. Aqui, você vai entender:

O que é gestão de crédito e cobrança?

A gestão de crédito é o processo de avaliar a capacidade de seus clientes terem acesso a um crédito ou de pagar uma dívida. Já a cobrança envolve práticas para receber os pagamentos de clientes atrasados.

Dentro de uma empresa, a gestão de crédito e cobrança é realizada pelas equipes do setor financeiro e setor de vendas. O departamento financeiro avalia o crédito dos clientes e monitora os pagamentos, enquanto o departamento comercial utiliza técnicas de negociação para cobrar os clientes devedores.

Leia também: Precisa de crédito? Conheça a Sociedade de Garantia de Crédito (SGC)

Qual é a importância do gerenciamento de créditos e cobrança?

Toda venda realizada em uma empresa representa um custo e uma receita, certo? Além disso, o segredo para uma empresa se desenvolver e crescer é ter um fluxo de caixa saudável e equilibrado.

A inadimplência faz com que a empresa precise tirar do próprio bolso os custos pela falta de pagamento. Isso desequilibra o fluxo de caixa do negócio.

Logo, a gestão de crédito e cobrança é importante para que os clientes de risco não tenham as mesmas condições de pagamento que os demais. Assim, os parcelamentos e os juros liberados serão mais adequados ao que esses consumidores podem arcar.

É um tipo de gerenciamento que deve ter políticas claras e um alinhamento entre os departamentos financeiro e de vendas para serem efetivos. É uma área desafiadora. 

Por isso, separamos as melhores recomendações para você colocar essa gestão em prática. Continue lendo!

5 dicas para gerenciar os créditos na sua empresa

Pode ser que você esteja se perguntando como fazer a gestão do crédito e cobrança. Aqui vão 5 dicas para realizar uma gestão eficiente e minimizar os riscos financeiros do negócio:

1. Faça uma análise criteriosa de crédito

Antes de liberar crédito a um cliente, verifique seu histórico financeiro junto aos bancos e entidades financeiras. Confira suas informações cadastrais, capacidade financeira e se há restrições em seu nome em órgãos como o Serasa.

Essa análise contribui para evitar a concessão de crédito a clientes de alto risco e minimizar possíveis prejuízos para a empresa. 

2. Estabeleça políticas de crédito claras

Defina políticas de crédito transparentes, considerando tanto o perfil do cliente quanto o valor da dívida. Assim, você pode evitar surpresas desagradáveis da falta de pagamento e mantém um fluxo de caixa mais estável.

É essencial que a equipe do setor comercial e do departamento financeiro conheçam as políticas de crédito da sua empresa. Desta forma, as informações repassadas ao cliente seguirão a mesma linha e vão estar de acordo com o que determina o Direito do Consumidor.

3. Monitore seus recebíveis

Acompanhe de perto os pagamentos de seus clientes e fique atento a possíveis atrasos. Lembre-se que a gestão de crédito e cobrança proativa permite agir rapidamente para minimizar impactos e antecipar dificuldades financeiras.

4. Organize a inadimplência

Identifique e registre os clientes em atraso e direcione seus esforços de cobrança segundo o valor da dívida e a relação com o cliente.

5. Tenha uma comunicação próxima e empática

Uma comunicação articulada é tudo na gestão de cobrança! Aborde os clientes inadimplentes buscando entender suas dificuldades, demonstre disposição para negociar prazos, oferecer parcelamentos e descontos. 

Uma abordagem humanizada ajuda a recuperar pagamentos de maneira amigável, sem precisar recorrer à Justiça. São medidas que auxiliam na formação de relações duradouras com seus clientes.

Existem vários meios nos quais você pode se comunicar com o cliente para falar sobre a dívida. Confira nosso artigo sobre os tipos de cobrança mais praticados e veja como utilizá-los no seu negócio.

Quais são as melhores ferramentas e tecnologias para otimizar o processo de cobrança?

As soluções tecnológicas certamente ajudarão a otimizar a gestão de cobrança da sua empresa. Ferramentas de gestão financeira, como a Conta Azul Pro, permitem automatizar processos e ter uma visão completa das finanças empresariais.

Você pode automatizar a cobrança com os boletos recorrentes, ferramenta útil para quem trabalha com serviços por assinatura e ou prestação de serviços. Além disso, fazer a emissão de boletos sem precisar digitar do zero os dados e em poucos cliques.

Outro recurso que ajuda a reduzir a inadimplência em até 20% é o disparo do lembrete de vencimento.  A solução de cobranças da Conta Azul permite o envio das mensagens uma semana antes e no dia do vencimento enviadas por e-mail ou em combo com SMS, e-mail e WhatsApp.

Todos os dados dos clientes, das vendas e dos gastos que você teve na empresa são centralizados na Conta Azul Pro Na plataforma, você pode conferir o fluxo de caixa, fazer a emissão de notas fiscais e ter relatórios financeiros para apoiar nas decisões estratégicas.

Desta maneira, fica muito mais fácil acompanhar e entender sobre a saúde financeira do seu negócio. Prato cheio para você investir todo o seu potencial em fazer a empresa crescer, com boas práticas de gestão de crédito e cobrança. 

Quer conferir como estes recursos podem ser úteis para a saúde financeira da sua empresa? Veja como a Conta Azul ajuda na gestão financeira!

Leia também