Controle Financeiro

Precisa de crédito? Conheça a Sociedade de Garantia de Crédito (SGC)

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura

41-iStock_000075631361_Double-1.jpg

Um dos maiores sonhos de muita gente é abrir seu próprio negócio, não é mesmo? Mas o que muitos não sabem é que para ser um microempreendedor não basta apenas ter uma ideia brilhante. É preciso muito mais! Afinal de contas, para que um negócio realmente se destaque no mercado e obtenha o sucesso desejado, o empreendedor tem que ter, antes de mais nada, um plano extremamente bem definido, podendo prever o capital de investimento necessário de que precisará, assim como o mercado que gostaria de atingir, além, claro, de planejar estratégias para a obtenção de lucros. Mas como dar esse pontapé inicial de maneira certeira? Pois é aí que entram as sociedades de garantia de crédito! Quer saber do que se tratam?

Uma boa ajuda para o início do negócio

Para quem está abrindo seu próprio negócio, o começo pode ser muito difícil, já que a maioria dos bancos não faz empréstimos para empresas que ainda são novas no mercado. Dessa forma, o microempreendedor ainda não possui garantia de crédito. O empreendedor pode até contar com seus recursos próprios para iniciar o negócio, mas, com o passar do tempo, se não tiver um capital de giro a mais, pode vir a fazer parte das estatísticas sobre as empresas que fecham as portas antes dos primeiros três anos de existência.

Nesse cenário, o maior problema está no desconhecimento por parte dos empresários sobre as linhas de crédito disponíveis no mercado, alternativas que poderiam utilizar para salvar sua empresa do buraco. Assim, se você é um pequeno empreendedor e está precisando conseguir garantia de crédito para gerir adequadamente seus negócios, saiba que as Sociedades Garantidoras de Crédito (SGC) podem ajudá-lo — e muito!

As tais sociedades de garantia de crédito

Essas sociedades nada mais são que associações entre empresários que têm como objetivo fornecer garantia de crédito a seus associados, de forma a aumentar seu acesso ao crédito. Assim, essas sociedades de crédito ao microempreendedor podem alavancar os negócios, uma vez que dão garantias às instituições financeiras de que o risco de se incorrer em prejuízos sobre a operação é bem menor. Essas sociedades são compostas por micro e pequenas empresas, podendo ter entidades públicas e outros cooperadores aumentando ainda mais a credibilidade das associações.

O funcionamento das sociedades de crédito

Para se associar a uma dessas sociedades é preciso, antes de mais nada, pagar uma taxa. Após essa associação, a empresa já pode solicitar os serviços da SGC, conseguindo contratar uma operação de crédito com juros até abaixo do mercado, desde que tenha condições de pagamento para tal. Mas vale destacar que, a cada transação realizada pelo empresário, uma quantia deverá ser paga para a utilização do aval da associação.

Só para reforçar, também é necessário deixar claro a importância do contador da empresa nesse processo, já que para se conseguir qualquer concessão de crédito serão exigidos todos os demonstrativos contábeis da organização — como o balanço patrimonial, o DRE e a DFC, por exemplo. Sem esses documentos devidamente atualizados a empresa simplesmente não obterá o crédito.

A possibilidade de não pagamento do empréstimo

Caso a empresa não dê conta de pagar pelo empréstimo contraído, todos os procedimentos de cobrança conhecidos serão efetuados, chegando a, se necessário, uma ação judicial. Mas a SGC normalmente faz uma análise muito bem apurada das condições da empresa antes de conceder a garantia de crédito, além de apoiar seus associados durante todas as etapas envolvidas — antes, durante e até depois da transação. Assim as taxas de inadimplência diminuem consideravelmente.

 

 

Viu como, por mais que obter crédito seja uma tarefa relativamente burocrática, definitivamente não é impossível? Então agora que você já conhece o caminho, o que acha de aproveitar a oportunidade para incrementar seu negócio? Só não se esqueça de voltar aqui para nos contar sobre suas experiências!

Leia também