Tipos de cobrança: 7 formas de cobrar dívidas e evitar inadimplências

Sobre o que estamos falando?

  • Saber os tipos de cobrança é essencial para todo dono de negócio que quer evitar inadimplência e manter um bom relacionamento com clientes e parceiros;

  • É por meio desse controle que o gestor consegue otimizar seus processos e ganhar tempo para se dedicar outras demandas financeiras;

  • Com a Conta Azul você consegue controlar os seus recebimentos e ainda faz a sua gestão financeira em poucos cliques. Teste grátis agora!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Você já passou pela situação de ter que lidar com algum cliente ou parceiro devedor? Quando não se tem um bom controle financeiro, situações como essas podem se tornar bem frequentes. Como solução, o primeiro passo é analisar os diversos tipos de cobrança e optar por aquele que mais combina com seu público. 

Tendo essa organização e um processo de cobrança bem estabelecido, a gestão financeira da empresa como um todo é otimizada, já que sobrará mais tempo para se dedicar a outras demandas. 

Neste conteúdo, confira os principais tipos de cobrança e de que forma implementá-los de forma assertiva no seu negócio. Desejamos uma excelente leitura!

Tipos de cobrança

 

Encontre os tipos de cobrança certo para sua empresa

Para começar, é importante deixar claro que para cada empresa um modelo ou outro pode funcionar melhor. Às vezes, isso depende de fatores como tempo e equipe disponível para implantar um ou outro tipo de cobrança, mas vale lembrar que a praticidade e a eficiência são sempre pontos-chaves.

Veja a seguir um pouco sobre os vários tipos de cobrança que existem e como saber qual o mais adequado para sua empresa.

1. Ligação telefônica

A ligação telefônica ainda é um dos métodos mais tradicionais de cobrança. Ela oferece algumas vantagens, como a possibilidade de conversar diretamente com o comprador e até negociar melhores formas de resolver a inadimplência.

Contudo, em alguns casos o custo de trabalhar com esse sistema pode ser mais alto, além da dificuldade de localizar alguns clientes.

2. E-mail

O e-mail é prático, pessoal e muito útil para lembrar o seu público, porém nem sempre pode ter uma boa taxa de abertura. O risco de cair em spam ou ser ignorado é um grande impasse.

O ideal é que ele seja aliado de outros recursos para diminuir o risco de inadimplência.  Entretanto, enviar um e-mail pode ajudar o cliente a se programar.

3. SMS ou WhatsApp

Os lembretes por SMS ou WhatsApp são ótimas formas de avisar sobre o vencimento de prazos de pagamento ou dívidas já existentes, que podem ser regularizadas.

Isso porque nem sempre a inadimplência acontece por má intenção. Às vezes, em meio a uma rotina agitada, o cliente pode apenas se esquecer, devido à quantidade de compromissos.

Por essa razão, os lembretes são também uma maneira de evitar a inadimplência. Pois, ao avisar antes, você permite que o comprador não se esqueça dos prazos. Desse modo, é possível agir preventivamente.

4. Terceirização

Para otimizar tempo, muitas empresas optam pela terceirização da cobrança. Nesse caso, uma equipe externa se encarrega dos contatos.

Por um lado, pode desafogar as empresas, especialmente as maiores, que lidam com volume mais alto de inadimplência. Mas, por outro, torna menos pessoal a abordagem, dificultando a personalização do atendimento.

5. Protesto cartorial

O protesto em cartório é uma instância a mais no processo de cobrança. Geralmente ocorre quando outras formas de contato já se esgotaram.

Embora seja possível protestar os clientes após o primeiro dia de atraso, o ideal é que a via do diálogo seja estabelecida antes. Normalmente, só se parte para o protesto após 15 a 30 dias ou quando não houver como conversar de outra maneira.

Depende da política de cada empresa decidir quanto a isso.

6.  Assessoria jurídica

A assessoria jurídica é utilizada geralmente quando não há retorno ou resolução do caso, nem mesmo apelando a outras instâncias.

Nesse caso, a situação é resolvida via advogados e os clientes podem ser intimados ou ter atitudes tomadas por decisão judicial.

7. Correspondência (carta)

As correspondências, ou cartas, são tipos de cobrança muito conhecidos também. Elas podem ser enviadas diretamente para a residência do consumidor. Ou para o escritório, quando o cliente é uma empresa.

É possível que elas tenham A.R. (aviso de recebimento), o que é uma garantia para o negócio. 

Os benefícios de automatizar a cobrança 

Como foi visto, há formas de cobrar que vão além dos tipos de cobrança bancária. Existindo um cenário em que mais de 6,33 milhões de empresas estão inadimplentes, segundo dados da Serasa Experian, ter esse conhecimento é valioso. 

Agora, imagine se os boletos recorrentes desses milhões de negócios fossem todos feitos manualmente. O trabalho seria imensurável e desgastante. É por isso que se faz necessário a automatização da cobrança, já que ela facilita e acelera a notificação dos devedores com assertividade. 

A tecnologia das plataformas de gestão financeira auxilia não só nesses pontos, mas também em muitos outros. Veja abaixo os principais benefícios da automatização da cobrança. 

Diminuição da inadimplência

Não é segredo para ninguém que a alta taxa de inadimplência é extremamente prejudicial para as empresas. Então, no primeiro momento, ela se torna o ponto central a ser solucionado. 

Neste caso, a consequência da automação da cobrança é a alta capacidade de gerir os cadastros e assim cobrar corretamente cada cliente que não cumpriu seu compromisso. Inclusive, dependendo do setor, contar com essa tecnologia é quase uma obrigação. 

Por exemplo, imagine que você é do comércio, área em que a taxa de inadimplência de  2022 ficou entre 37,7%. Se sua loja atende 10 mil clientes, seria bem complicado cobrar 500 devedores todo mês manualmente.

No fim, isso acaba virando uma bola de neve, que só aumenta e acumula a inadimplência. Com uma ferramenta de automação, você jamais passará por isso! 

Evitar erros e esquecimentos

Automatizando, você garante que não se esquecerá de nenhuma cobrança, valor ou data. Isso assegura maior controle sobre a gestão de seu negócio. Com tarefas automatizadas, diminui-se também o índice de falhas ou possíveis enganos.

Ao cobrar manualmente cada cliente, as chances de aplicar o juros, valor e validade errados são bem maiores. Um bom exemplo é a questão da data. Quando você não envia o boleto dentro da validade, o cliente irá reclamar que está sendo cobrado um juros em cima de um período incorreto, o que pode causar problemas judiciais para seu negócio. 

Esses desafios podem ser evitados ao utilizar a automação, pois o envio do boleto será feito para a pessoa certa, dentro do tempo e com os valores corretos. 

Economia de tempo

Automatizar a cobrança permite redução de tempo e custo. Sua equipe não precisará se preocupar em lembrar e fazer tudo manualmente. Isso demandaria mais horas dela e até mais recursos.

Também não se torna mais preciso perder tempo com as remessas do banco, pois tudo é informatizado.

Recebimento descomplicado

Automatizar a cobrança é importante também para um recebimento organizado e descomplicado, o que ajuda a manter o fluxo de caixa em dia.

Emitir, editar ou ajustar boletos com facilidade por uma ferramenta permite corrigir valores e receber mais rápido sempre que necessário.

ITipos de cobrança

O seu processo de cobrança pode ser mais simples com a Conta Azul Pro!

Após ver todos esses tipos de cobrança e a importância de automatizar esse processo, chegou o momento de conhecer a melhor plataforma de controle financeiro! A Conta Azul Pro é perfeita para qualquer empreendedor, independente do tamanho ou segmento da empresa. 

A Conta Azul Pro é um ERP online que centraliza todas as informações que você  precisa para fazer uma gestão financeira completa. Uma das suas vantagens é justamente o formato simplificado e automatizado de cobrança, pois permite: 

  • Enviar ao cliente lembretes das datas de vencimento;

  • Controlar as contas a receber da empresa; 

  • Gerar boletos automáticos; 

  • Monitorar o fluxo de caixa em tempo real;

  • Conciliação bancária automática, evitando que você se perca no extrato bancário, procurando quem pagou o quê;

  • Emitir relatórios detalhados, como de custos e pagamentos, receitas e despesas, para entender a saúde das finanças do negócio;

  • E muito mais!

Com a Conta Azul Pro o gestor elimina a burocracia ao emitir boletos e controla os vencimentos de forma simples. 

E então, quer ter um processo de cobrança automatizado e simplificado? Teste agora mesmo a CA Pro gratuitamente e tenha todas essas vantagens no seu dia a dia!

Leia mais 

Faça agora a gestão financeira do seu negócio em um único lugar