Lembrete de vencimento para cliente: como evitar a inadimplência

Sobre o que estamos falando?

  • O lembrete de vencimento para cliente é uma forma efetiva de cobrar e evitar inadimplência;

  • Desorganização, imprevistos ou esquecimento: seja qual for o motivo, o envio lembretes de vencimento ajuda a receber os valores devidos;

  • Mantenha suas cobranças em dia, de forma automática e sem constrangimentos com a plataforma de gestão integrada Conta Azul Pro. Conecte suas vendas, liste suas contas a receber e controle o fluxo de caixa.

Experimente grátis a Conta Azul!

Devo, não nego, pago quandopuder é uma frase famosa quando o assunto é inadimplência. Porém, nem sempre elanasce da má vontade - também há situações como esquecimento ou imprevistos E o lembrete de vencimento para cliente é uma forma polida de reforçar a cobrança.

Quando esse aviso de inadimplência é automático, otimiza-se a cobrança, além de melhorar a conexão com o público. Afinal, constrangimentos são evitados e a comunicação direta fica apenas para assuntos mais agradáveis.

Quer entender mais sobre como enviar os lembretes de vencimento para cliente, conhecer mecanismos automáticos e os melhores canais? Então siga com a leitura, pois o que temos abaixo pode ser a solução para a inadimplência do seu público.

Desejamos uma boa leitura!

Confira os tópicos:

Por que usar um lembrete de vencimento para cliente?

Muitas pessoas possuem problemas de organização financeira. Com isso, acabam se perdendo nos prazos e esquecendo pagamentos. Esse é o tipo mais comum de cliente inadimplente.

Também temos aquelas que não pagam em dia por falta de dinheiro. São pessoas bem intencionadas, mas que podem estar enfrentando algum contratempo. Ou, até mesmo, dependendo de pagamentos dos próprios clientes para cumprir seus deveres com os fornecedores.

Por fim, também existem as pessoas mal intencionadas, sem o menor interesse de quitar as dívidas. É desconfortável, mas é a realidade.

Em todos os casos, o lembrete de vencimento para cliente estimula o pagamento. Para os esquecidos, é uma solução imediata; já para os que enfrentam problemas financeiros legítimos, é uma forma de ajudar na organização dos pagamentos das contas.

Por fim, os mal-intencionados. Para essas situações, o lembrete é uma forma de mostrar que a cobrança está sendo feita de forma justa e respeitosa, conforme disposto no Código de Defesa do Consumidor. 

Não sabe como negociar as dívidas com os seus clientes? Confira nosso conteúdo completo sobre a arte da negociação!

O lembrete de vencimento é um aliado do empreendedor

Conforme dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento e a inadimplência das famílias aumentaram em agosto. Enquanto o percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer chegou a 79%, o das que têm contas em atraso alcançou 29,6%.

Esses números mostram que a inadimplência é um problema que tem crescido nos últimos meses. Por isso, é importante que os empreendedores se preparam para enfrentar essa dificuldade da melhor forma possível.

Como falamos, as causas da inadimplência podem ser várias e o lembrete de vencimento ajuda com boa parte delas. Principalmente quando os clientes só esqueceram o pagamento, o efeito costuma ser imediato. 

Além das vantagens que citamos no tópico anterior, há duas outras que gostaríamos de explorar. São elas:

Dar comodidade aos clientes

Procurar boleto em e-mail antigo, entrar em site de cobrança ou até organizar calendário de pagamentos é trabalhoso, fora o tempo desperdiçado.  

Os lembretes de pagamento entregam os boletos e links de cobrança na mão dos clientes, o que otimiza o seu tempo. Isso porque ninguém quer demorar mais do que o necessário pagando uma conta. 

Ajudar seu cliente a não pagar juros

Atrasos resultam em juros, multas, cessão de atividades e outros problemas. Ao manter o seu cliente com a memória fresca sobre os pagamentos, você colabora para que ele não enfrente essas situações desconfortáveis e que causam prejuízos financeiros.

Formas de lembrar o cliente de efetuar o pagamento

SMS

A cobrança por mensagens telefônicas do tipo SMS são bastante comuns e não dependem da conexão do seu cliente à internet, o que é com certeza uma grande vantagem. Mas, para isso, o recado precisa ser direto e claro para ser efetivo.

Só que há dois grandes problemas nesse meio de cobranças. Primeiro, quase ninguém mais usa esse recurso para se comunicar. Segundo, há muitos golpistas que usam o SMS como forma de phishing, ou seja, roubo de dados. Como resultado, o público tende a ignorar essas mensagens.

WhatsApp

O WhatsApp é a forma mais certeira para ter sua cobrança visualizada. Afinal, é um dos meiosusados por mais de 80% dos brasileiros para se comunicar com as marcas. 

Se houver formas de enviar o link de pagamento na mensagem ou até mesmo a possibilidade de transferência via app, este recurso fica ainda mais interessante para o cliente.

Descubra 7 exemplos de mensagem de cobrança para clientes para enviar no WhatsApp

Ligações

Outra forma de cobrança comum é por ligações. No entanto, muitas empresas, principalmente de crédito e telecomunicações, já usam bastante esse meio. 

Isso criou uma rejeição nas pessoas a qualquer telefonema parecido. Inclusive, as ligações enfrentam o mesmo problema que o SMS: ser ignorado ou encarado como tentativa de golpe.

Para usar ligações como lembretes de cobrança, você precisa ter uma equipe bem treinada e ter atenção à quantidade dessas chamadas.  

E-mails

O correio eletrônico é um meio bastante efetivo de cobrança. No entanto, ele precisa ser usado de forma estratégica. Linguagem adequada e frequência são ingredientes que transformam uma campanha de cobrança por e-mail em sucesso ou fracasso.

Automatize o envio de lembretes de vencimentos

Os lembretes de vencimento têm a função de facilitar a cobrança. Isso significa que este recurso deve ser usado de maneira automática. Do contrário, ou seja, fazer este processo manualmente, leva tempo, sem contar com o risco de erros. 

A Conta Azul Pro pode te ajudar no envio das cobranças e na gestão da sua empresa como um todo!

Trata-se de uma plataforma de gestão integrada, que conecta todas as áreas da sua empresa: vendas, orçamentos, tributos, fluxo de caixa e contabilidade. Com todos os setores conectados, a função de envio de lembrete de vencimentos é mais precisa.

Isso porque muitas pessoas esquecem de cobrar os clientes, então os lembretes podem ser para os próprios gestores. A Conta Azul Pro pode fazer isso, mas também pode mandar mensagens diretamente para seus devedores.

Este processo de cobrança integrado à plataforma é simples e funciona através de e-mails. São cinco mensagens, enviadas de acordo com a situação do pagamento. São elas:

  • E-mail inicial: o que envia o boleto para o pagamento no momento da compra;

  • Lembrete na semana do vencimento: toda segunda-feira, seu cliente recebe informações sobre os recebimentos pendentes daquela semana;

  • Lembrete no dia do vencimento: é enviado de manhã, no dia do vencimento, com todas as informações a respeito do pagamento.

Mas e se ele não pagar?

Bom, depois de dois dias úteis (lembre-se do tempo da compensação), a plataforma verifica se o boleto foi pago. Caso não tenha sido, dois e-mails novos serão enviados, nesta sequência:

  • Lembrete enviado dois dias úteis após o vencimento: o cliente será notificado de que está em atraso, qual o valor e a forma de pagar;

  • Lembrete enviado toda a semana com todos os boletos vencidos: Toda segunda-feira, seu cliente receberá um e-mail lembrando de todos os valores pendentes.

Essas mensagens só se encerram quando o boleto for pago ou em 30 dias após o vencimento. O modelo do e-mail é este:

Isso, sem contar com a integração ao Receba Fácil.Além do boleto, essa ferramenta otimiza os seus recebimentos via Pix Cobrança e cartão de crédito (Via Link).

Quer enfrentar a inadimplência e gerenciar a sua empresa de uma forma mais otimizada? Teste grátis a Conta Azul Pro, sem compromisso! 

Leia mais

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar