Inovação e Tecnologia

Por que sua empresa vai migrar para o armazenamento em nuvem

Gabriel Manes Gabriel Manes | Atualizado em: 30/08/2023 | 7 mins de leitura | ← voltar

Pequenas empresas se beneficiam do armazenamento em nuvem

Um estudo conduzido fora do Brasil identificou o maior uso de soluções de armazenamento em nuvem por pequenas empresas. Mas não é somente o exemplo que vem do exterior que deve inspirá-lo a apostar na tecnologia. São os benefícios dela os responsáveis por convencê-lo disso.

A nuvem ganha força

A empresa alemã de tecnologia da informação (TI) Paessler AG realizou um estudo junto a 2.000 empreendedores na própria Alemanha, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Batizada de The State of Cloud Acceptance by SMBs, a pesquisa (veja a íntegra em inglês) teve por objetivo atualizar informações sobre o uso de soluções em nuvem por estabelecimentos de menor porte.

Entre os entrevistados, 63,5% eram gestores de negócios com menos de 500 funcionários. E a aceitação sobre a tecnologia rendeu resultados bastante positivos.

Segundo a pesquisa, 80,1% dos gestores aprovam a adoção de uma estratégia de armazenamento em nuvem nas pequenas empresas, considerando quem já utiliza alguma ferramenta com essa tecnologia e aqueles que pretendem adotá-la.

O resultado levou o fundador e CEO da Paessler, Dirk Paessler, a afirmar que as soluções de cloud computing (como a tecnologia é chamada em inglês) devem “mudar para sempre a maneira como as pequenas empresas lidam com TI”.

Entre os empreendedores que afirmaram já utilizar alguma solução em nuvem, aquelas citadas como mais populares foram:

  • Hospedagem de sites e blog e gerenciamento de conteúdo: 39%
  • E-mail: 32%
  • Compartilhamento de arquivos: 32%.

Já ao mirar em 2018, os entrevistados planejam agregar aplicações como:

É preciso considerar, é claro, que o estudo da Paessler não relacionou empreendedores no Brasil. Ainda assim, boa parte da empresas que oferecem o armazenamento em nuvem nos países participantes atuam também por aqui.

Se você acredita nessa tendência de expansão das soluções que utilizam a tecnologia em nosso país, certamente tem bons motivos para aderir a elas, conforme veremos na sequência.

5 razões para migrar para o armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem pode agregar uma série de vantagens à sua empresa. Vamos relacionar as principais delas abaixo, começando por um aspecto que, por vezes, é equivocadamente entendido como uma desvantagem da tecnologia: a segurança dos dados.

1. É mais seguro

A pesquisa da Paessler apurou que, entre aqueles que ainda desconfiam da nuvem, predomina a preocupação com a segurança dos dados. Para 44,7% deles, esse é o principal obstáculo para utilizar a tecnologia. A explicação para isso pode estar em outro fator eleito por eles como impeditivo: a falta de conhecimento no assunto.

Ter as informações da sua empresa armazenadas em nuvem é muito mais seguro do que guardá-las fisicamente no computador ou em um pendrive, por exemplo. Uma prova disso veio com o recente ataque virtual WannaCry, que afetou mais de 300 mil dispositivos em 150 países.

Com um tipo de ransomware, criminosos se apropriaram de dados de empresas, bloquearam o acesso a elas e exigiram pagamento em bitcoins para liberação. Esse tipo de golpe não afeta quem utiliza o armazenamento em nuvem.

Quer mais? Em 2016, ataques de ransomware cresceram 752%, causando um prejuízo de aproximadamente 1 bilhão de dólares, ou R$ 3,2 bilhões, segundo relatório da Trend Micro, que atua na área de segurança em nuvem.

2. Amplia o acesso às informações

Essa é, sem dúvida, uma grande vantagem que só o armazenamento em nuvem oferece. Como as informações estão na internet – e não no seu computador -, você consegue acessá-las de qualquer lugar, a qualquer tempo. Para isso, basta estar conectado.

Para quem usa o ContaAzul, por exemplo, seja pelo computador ou no celular, é possível verificar pagamentos e recebimentos, analisar o fluxo de caixa, consultar o cadastro de clientes, emitir nota fiscal eletrônica e lançar boletos, além de outras funcionalidades, ainda que esteja a quilômetros da empresa.

Essa praticidade garante um maior controle do gestor sobre as informações que mais lhe interessam. Assim, ele não precisa carregar uma grande quantidade de papéis para uma reunião de negócios fora da sede da empresa, por exemplo.

3. Eleva a produtividade

Imagine ter um sistema de gestão instalado em um computador e que só funciona naquela máquina. Além do risco de ela ser invadida por cibercriminosos ou mesmo ter algum defeito, essa operação é pouco produtiva.

É muito diferente de um software com armazenamento em nuvem, que, além de ser acessado de qualquer local, ainda permite o ingresso simultâneo por diferentes dispositivos – não apenas o ingresso, como a realização de tarefas por diferentes pessoas ao mesmo tempo.

Como qualquer sistema ou aplicativo online, o acesso ocorre mediante login com usuário e senha. Na prática, um vendedor não precisa retornar à empresa para cadastrar um cliente. Da mesma forma, se há um documento importante sendo preparado, ele pode ser produzido literalmente por várias mãos, afinal, todos interessados o acessam e contribuem em tempo real.

4. Qualifica a comunicação interna

Na realidade de muitos negócios, o gestor passa mais tempo fora do que dentro da empresa. Mas isso não diminui a necessidade de se manter em contato com a equipe. Se isso ocorre com você, o que faz? Gasta horrores em telefone para ficar a par de tudo?

Graças à tecnologia, isso não é mais necessário, pois existem soluções como o Google Hangouts que permite, inclusive, realizar vídeo-conferências sem precisar instalar nenhum programa no computador. Da mesma forma, o Skype também tem a sua versão web, que não precisa de instalação.

Ao usar esse tipo de ferramenta no dia a dia, você amplia as possibilidades para a sua equipe se comunicar, o que reduz atritos, elimina mal entendidos e qualifica a maneira como os processos internos são conduzidos.

5. Gera economia

O exemplo do telefone já deu a dica, mas há muito mais oportunidades de economia abertas por uma solução com armazenamento em nuvem. Outra vantagem financeira é que a tecnologia reduz a necessidade de papel na empresa.

Além disso, ela permite realizar processos que necessitam de alto desempenho sem investir em uma grande estrutura de informática. De quebra, isso gera uma economia importante ao evitar despesas com treinamento de funcionários, manutenção de computadores e atualizações de softwares.

E tem mais: a maioria das empresas que oferecem soluções em nuvem conta com planos e preços variados. Isso permite contratar apenas o serviço que necessita, ainda que seja para resolver a uma demanda pontual.

Você já está na nuvem?

Vimos neste artigo que o armazenamento em nuvem já é uma realidade e tende a aparecer com maior adesão e novos serviços nas pequenas empresas. Se você ainda torce o nariz para a tecnologia, é bom rever conceitos, pois esse tipo de solução simplifica demandas que antes pareciam complexas.

Seu único trabalho como gestor será o de garantir uma boa conexão com a internet, o que não necessariamente significa alta velocidade.

E você, já utiliza alguma solução de armazenamento em nuvem na sua empresa? Comente!

Leia também