Gestão do Negócio

O que é e quais são as vantagens de um ERP na nuvem

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

Entenda o que é e quais são as vantagens de um ERP na Nuvem

Lidar com tudo o que acontece no dia a dia de uma empresa não é nada fácil. Tem as movimentações do RH, as negociações da equipe de vendas, os registros do estoque, da produção, toda a parte financeira e outras tantas atividades.

Para ajudar a organizar tudo e evitar que cada uma dessas áreas trabalhe com um sistema diferente, existe o ERP (Enterprise Resource Planning), um software que faz a gestão empresarial e agrega todas as informações em um único lugar.

São inúmeras as vantagens de contar com um software de ERP. Uma das principais é permitir a comunicação entre as áreas da empresa, já que todas as informações ficam no mesmo lugar. O administrativo pode compartilhar dados com o financeiro, assim como os responsáveis pelo estoque têm acesso mais fácil ao status do volume de produção. Dessa forma, as equipes podem economizar tempo com reuniões mesmo caçando informações em vários setores, por exemplo.

Bom, ter tudo isso em um único software já é um benefício. Agora, imagine essas informações disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, seja no computador, tablet ou smartphone. Isso tudo sem precisar ter nada instalado, com acesso disponível por meio de um login e uma senha. Essa facilidade é possível se o sistema de ERP estiver na nuvem, o que torna desnecessário imprimir documentos ou salvar arquivos em algum pendrive para poder ter acesso fora da empresa.

A verba que precisaria ser gasta com uma estrutura de software e equipamentos pode ser economizada e investida em alguma outra área da empresa. Nada de manutenção e gastos a mais com energia elétrica. Se um computador estraga, não é preciso esperar ele ser consertado para voltar a trabalhar. Basta utilizar outro e fazer o login no sistema.

Além disso, quando alguma atualização no sistema é necessária, não é preciso esperar a visita de um técnico. Como está tudo na nuvem, essas demandas também podem ser resolvidas pela internet. Em alguns casos, basta baixar uma nova atualização, quando isso já não é feito automaticamente.

Mas, afinal, o que significa armazenar algo na nuvem?

A computação na nuvem já é uma realidade presente no dia a dia de muitas pessoas. Seja enviando e-mails, navegando nas redes sociais, acessando o internet banking ou utilizando algum serviço de armazenamento de arquivos, como Google Drive e Dropbox. O número de adeptos dessa tecnologia cresce a cada dia, incluindo as empresas como no caso do ERP na nuvem.

Você já percebeu que, realmente, a computação em nuvem é uma realidade. Mas, de fato, o que significa armazenar algo na nuvem? Vamos explicar. Para isso, vamos usar o exemplo mais pessoal. Imagine todos aqueles arquivos de fotos, textos, vídeos, áudios e tantos outros que armazenamos no computador. Eles ocupam um espaço considerável da memória, não é mesmo? Ocupavam, porque, agora, todos esses arquivos podem ser guardados no Google Drive e em outros serviços online.

Na prática, falar que está na nuvem quer dizer que os arquivos estão guardados em servidores ao redor do mundo, que, por sua vez, utilizam a infraestrutura de comunicação da internet. Assim, é possível acessar esses dados de qualquer dispositivo, desde que exista uma conexão com a web. Portanto, aqueles materiais não precisam ficar mais no seu computador.

Você vai se interessar por:

Agora que você entendeu melhor o que significa computação em nuvem, sabe como funciona e quais são as vantagens dessa tecnologia, está preparado para procurar uma solução de ERP na nuvem para sua empresa. Não perca tempo e invista em algo que pode ser mais prático, sustentável e ainda gerar economia.

Leia também