3 modelos de ficha de cadastro de clientes

Modelos de cadastro de clientes

Quem trabalha com vendas, seja de produtos ou serviços, sabe o poder que o consumidor exerce sobre os seus resultados. Mas não basta ter uma boa política para atrair o público: mais difícil do que conquistá-lo é mantê-lo, cultivando um bom relacionamento. Para vencer essa etapa, uma ficha de cadastro de clientes cumpre função especial.

ContaAzul é um sistema de gestão com controle de clientes, do cadastro às vendas

Por que cadastrar clientes?

A estrutura enxuta de uma pequena empresa, por vezes, é usada como justificativa para deixar em segundo plano tarefas que poderiam contribuir para melhores resultados. O cadastro de clientes é uma delas. Mas por que ele é vantajoso? Confira três boas razões para apostar nessa ideia.

1. Para conhecê-lo

Se você não sabe quem é o seu cliente, fica bem mais difícil elaborar uma estratégia para conquistá-lo. Ainda que ela seja formada por boas ideias, estará fadada ao insucesso, porque não há nenhuma garantia de que as ações propostas se destinam ao perfil que visita sua loja.

Um cadastro de clientes mune o empresário de informações valiosas, como dados pessoais (nome, telefone e endereço), suas preferências e hábitos de consumo, datas em que costuma realizar compras, o que procura e onde gasta.

2. Para fidelizá-lo

A partir de um cadastro de clientes, é possível trabalhar no pós-venda e dar ao consumidor um atendimento quase personalizado, solucionando problemas, apresentando novos produtos e realizando promoções e eventos que consideram todas as informações apuradas sobre ele.

Quando se fala em fidelizar, reter ou manter o cliente, não há outro caminho: ele precisa se sentir especial para voltar à sua loja e ter nela uma referência para comprar.

3. Para conquistar novos e vender mais

Se você mantém um cadastro bem organizado e usa as informações para que o cliente se mantenha fiel, conquista reconhecimento e satisfação, aumentando as chances de gerar uma propaganda positiva. Com mais consumidores falando bem de você, a consequência provável é de loja cheia e crescimento nas vendas e no faturamento.

Que informações incluir no cadastro de clientes

Quem ainda não tem um, pode estar se perguntando: o que é um cadastro de clientes? Trata-se de um processo no qual dados de quem compra de você, sejam pessoas físicas ou jurídicas, são inseridos, atualizados, monitorados e avaliados.

Como abordamos anteriormente, essas ações tornam possível conhecer o comportamento e os interesses de cada cliente, o que permite vender mais e em condições melhores.

Se você não adota nenhuma estratégia nesse sentido, poderia começar pela boa e velha agenda, certo? Ainda que seja melhor do que não ter nenhum tipo de cadastro, a organização das informações torna-se difícil e a sua atualização manual pode exigir do pequeno empreendedor um tempo que ele não tem. Em bom português: é grande a chance de você iniciar, mas não dar sequência ao processo.

Outro prejuízo ao começar um cadastro de clientes do zero é não saber quais informações prever. Você saberia dizer quais são os dados que não podem faltar? Para não correr o risco de errar, é válido recorrer a modelos prontos, como fichas nas quais você apenas completa os campos previstos.

Veja a seguir que informações básicas esse tipo de instrumento traz:

  • Razão Social ou nome completo
  • Nome Fantasia (se empresa)
  • CNPJ/CPF
  • Fundação/aniversário
  • Dados de endereço
  • Dados de contato
  • Atividade econômica/profissão
  • Total de funcionários (se empresa)
  • Escolaridade (se pessoa física).

Quando direcionada para clientes pessoa física, a ficha de cadastro costuma trazer um maior número de campos, já que o nível de detalhamento sobre o consumidor ajuda na definição de ações a adotar. Estado civil, informações profissionais e do cônjuge, além de dados referências pessoais e comerciais costumam figurar no instrumento.

Modelos de ficha de cadastro de clientes

Agora que você reconhece a importância do instrumento, sabe melhor por onde começar e vai em busca de uma ficha de cadastro de clientes, pode encontrar na internet opções variadas - basta imprimir, preencher e organizar.

Mas a grande quantidade de modelos pode até deixá-lo em dúvida sobre qual escolher e utilizar. Como sugestão, deixamos a seguir três opções elaboradas pela ContaAzul para você avaliar e ficar com aquela que mais se encaixa no seu perfil de negócios, se tem como consumidor outras empresas, pessoas físicas ou ambos.

O que importa, vale lembrar e insistir, é ter um método de cadastramento de seus clientes para organizar informações e adotar as melhores práticas de marketing e vendas.

Modelo de Ficha de Cadastro de Clientes  Precisa de um modelo de ficha de cadastro de clientes? Preparamos 3 fichas  diferentes para empresas diferentes Baixar o modelo agora

Solução online qualifica o cadastro

Ao utilizar no dia a dia a ficha de cadastro de clientes e comprovar a sua real utilidade para atrair e fidelizar o público consumidor, é bastante provável que você se veja diante da necessidade de ampliar e qualificar o processo.

Na medida que o número de clientes cresce e o atendimento a eles exige foco total, a inserção manual das informações pode se tornar trabalhosa demais. O que fazer, então, para seguir atualizando os dados sobre o seu público, sem que isso prejudique as demais atividades? A resposta está na tecnologia.

Ao sistematizar um cadastro de clientes online, centralizando todos os dados em um único programa, o empreendedor otimiza a tarefa, inclui mais dados em menor tempo e ainda consegue acompanhar as vendas em todas as suas etapas: prospecção, emissão do pedido, faturamento, cobrança e recebimento.

As funções adicionais à ficha de cadastro são várias - e não param por aí. Um sistema de gestão pode também gerar relatórios diversos, da análise de custo por cliente ao funil de vendas. Isso sem falar no gerenciamento de inadimplentes, permitindo adotar ações eficazes de cobrança.

Como é possível perceber, com a tecnologia, você começa pelo cadastramento e vai muito além dele, conhecendo o seu cliente e adotando as melhores práticas de atendimento a ele e de gestão de sua empresa. Com menor esforço, evita que boas oportunidades escapem - um cenário ideal para a realidade de micro e pequenas empresas.

Quer cadastrar seus clientes e ir além? Conheça o sistema de gestão online da ContaAzul!

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente
novidades e dicas sobre controle financeiro e gestão.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>