Cobrança e Meios de Pagamento

Boleto não registrado: o que é e qual a diferença para o registrado?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 7 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • O boleto sem registro era muito utilizado pelas empresas, pela praticidade e baixas taxas;
  • Devido à baixa segurança, esse documento foi extinto pela Febraban;
  • Hoje, as empresas só podem usar o boleto registrado. Esse documento é mais seguro e proporciona previsibilidade de receitas aos negócios.

O boleto bancário é uma das alternativas mais frequentes de pagamento. Empresas dos mais diferentes portes e segmentos de mercado disponibilizam essa metodologia, já que ela é prática e facilita a vida de muitos clientes.

Nesse contexto, o boleto sem registro foi, por muitos anos, bastante utilizado. No entanto, essa modalidade foi extinta pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) e isso se deve a questões de segurança.

Neste post você entenderá o que foi o boleto sem registro, quais as vantagens do modelo registrado e os meios de pagamento que podem substituir o boleto sem registro.

Acompanhe os seguintes tópicos:

Uma mulher olhando para uns papéis em sua mão, e na sua frente, seu computador está aberto

O que é o boleto sem registro?

O boleto sem registro é uma forma de pagamento que não existe mais. Nessa modalidade, os dados dos compradores, o valor do produto ou serviço e a data de vencimento não eram repassados aos bancos. 

Além de ter mais chances de fraudes, o boleto sem registo exigia que as empresas tivessem um controle rigoroso dos recebimentos. Isso porque era necessário conferir o preço e o prazo de pagamento para verificar se tudo ocorreu corretamente.

Por outro lado, o boleto sem registro era flexível, pois as empresas podiam alterar as condições de pagamento, valores e outras informações sem comunicar às instituições bancárias.

Por que o boleto sem registro não existe mais?

O boleto sem registro deixou de existir em 2018, por questões de segurança. Como não tinha os dados dos envolvidos na transação, ele era muito mais fácil de ser fraudado. Apenas alterando os dados digitáveis do documento, a quantia podia ser direcionada para outra conta.

Outro ponto é que não havia como conferir a autenticidade do documento, pois ele não era registrado no sistema bancário. Atualmente, todos os boletos emitidos têm as informações cadastradas na Plataforma Centralizada de Recebíveis da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central.

Além disso, muitos documentos emitidos em lojas virtuais não eram pagos, já que os clientes poderiam desistir facilmente das compras antes da data de vencimento.

O que é o boleto registrado? 

O boleto registrado é um documento de cobrança registrado em uma instituição bancária. Essa característica possibilita que os bancos tenham acesso às informações do arquivo, como os dados do emissor e do pagador, e façam a gestão dos boletos.

Para emitir esse documento, além dos dados básicos (informar data de vencimento, valor do produto ou serviço etc.), é necessário colocar o CNPJ ou CPF do emitente e do pagador. Também é preciso fornecer o endereço completo das duas partes. 

Quais as diferenças entre o boleto registrado e o sem registro?

Diferentemente da modalidade sem registro, no boleto registrado as informações referentes a cada transação são enviadas para as instituições financeiras. 

Essa característica proporciona mais segurança, pois o banco consegue acompanhar a operação. 

Por outro lado, a emissão do boleto sem registro era mais simples e as taxas eram mais baixas. 

Quais são as vantagens do boleto registrado?

Por conta das características desse documento, pode-se dizer que o boleto registrado proporciona diversos benefícios para as empresas. Confira abaixo quais são eles:

Segurança

Como os boletos registrados precisam apresentar o CPF e o CNPJ do comprador e do consumidor, eles são mais transparentes e seguros. Além disso, essa prática evita a emissão desse documento sem autorização.

Vale destacar que, ao gerar o documento com registro, diminui-se a incidência de fraudes, evitando prejuízos para as empresas. Isso ocorre porque, nessa modalidade, os bancos têm mais controle dos boletos e se responsabilizam em fazer a gestão dos documentos.

Na modalidade registrada, portanto, os empresários precisam apenas estipular a data de vencimento e o valor do boleto.

Cadastro como débito automático

O método registrado possibilita que as empresas façam o cadastro do boleto como débito automático. Essa característica proporciona praticidade, porque os clientes não precisam se preocupar com o vencimento da conta, já que ela será paga automaticamente.

As empresas também se beneficiam com o cadastro, ao reduzir as probabilidades de inadimplência. Basta que a pessoa tenha saldo na conta bancária para fazer o pagamento.

Cobrança extrajudicial

Com o boleto registrado, em caso de inadimplência, as empresas poderão emitir uma duplicata e fazer o protesto da dívida no cartório.

Previsibilidade das receitas

Diante dos benefícios destacados anteriormente, pode-se afirmar que o boleto registrado proporciona receitas previsíveis para as empresas. Trata-se, portanto, de um grande aliado para otimizar a saúde financeira dos negócios.

Dessa maneira, as empresas vão poder utilizar mais recursos para fazer novos investimentos, cumprir compromissos financeiros e definir estratégias de crescimento do negócio.

Meios de pagamento que são alternativas ao boleto sem registro

Há algumas opções que podem ser muito úteis nesse momento. A primeira delas é registrar o boleto por meio de sistemas on-line de pagamento. Nesse caso, é possível emitir o documento com taxa zero, gerando praticidade e economia no cotidiano do seu empreendimento.

Além disso, a sua empresa pode disponibilizar pagamentos via Pix. Por meio dessa modalidade, torna-se possível receber pagamentos instantâneos.

Outra alternativa comum e bastante presente no mercado é a possibilidade de os clientes fazerem pagamentos por meio dos cartões de crédito ou débito.

Amplie seu conhecimento e saiba como emitir boletos registrados 

Destacamos neste post que o boleto registrado é uma alternativa segura e confiável para o emissor e o pagador. Esse documento possibilita que o banco tenha acesso a informações sobre o arquivo, facilitando o rastreamento de pagamentos e o combate à fraude. Já o boleto sem registro não tem a mesma segurança e, por esse motivo, foi extinto.

Agora que já sabe sobre as principais diferenças entre boleto sem registro para o registrado, um passo a passo de como fazer emissão de boletos bancários

Não perca a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema e de otimizar a gestão dos boletos na sua empresa!

Leia também