Cobrança e Meios de Pagamento

Gestão de cobranças: 5 recursos para ajudar neste processo

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 26/01/2024 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Evitar a inadimplência é fundamental para manter o caixa saudável, mas sabemos que se trata de um grande desafio;
  • Uma boa gestão de cobrança ajuda o empreendedor a monitorar não só os clientes devedores, mas também o financeiro como um todo;
  • Confira 5 recursos que são essenciais para otimizar este processo na sua empresa.

Experimente grátis a Conta Azul!

Controlar o fluxo de caixa é essencial para manter o negócio funcionando de forma saudável. Para isso, a gestão de cobrança da empresa deve ser eficiente. Assim, a inadimplência diminui e o gestor consegue pagar as contas e lucrar.

Com um processo organizado para cobrar os clientes e reduzir a inadimplência, o empreendedor não é pego de surpresa diante de imprevistos. Outra vantagem é evitar cobranças indevidas e constrangimentos, que podem acontecer ao solicitar um pagamento que já foi realizado.

Para ajudar você neste desafio que é fazer uma gestão de cobrança assertiva, listamos cinco recursos que fazem toda a diferença neste processo. Boa leitura!

Gestão de cobrança

Gestão de cobranças: 5 recursos da tecnologia que podem ajudar neste processo

O objetivo de um sistema de gestão de cobrança é facilitar o monitoramento da inadimplência e do financeiro. Afinal, a tecnologia reúne em um só lugar as informações que você precisa para acompanhar todos os lançamentos.

Veja abaixo cinco recursos tecnológicos que ajudam sua empresa a organizar o processo de cobrança e controlar as contas a receber

1. Cadastro de clientes

Ter um registro com o histórico de pagamento e outras informações sobre cada cliente permite a criação de abordagens mais assertivas na hora da cobrança. Sem contar que você saberá se existe algo em aberto, valores e prazos

Além disso, também é possível saber a frequência de pagamento, ou seja, se aquele cliente costuma atrasar ou não. O que é importante para oferecer descontos personalizados e outras vantagens aos bons pagadores.

Fazer essa organização com apoio da tecnologia é fundamental para um controle eficiente das contas a receber e afastar erros manuais, como não notar a entrada de um pagamento.

Com um cadastro, é possível dividir os consumidores em subgrupos entre os inadimplentes (já que as razões para o atraso são variadas) e, assim, propor ações específicas de recebimento e cobrança para cada um.

A gestão de clientes da Conta Azul permite manter sua carteira organizada e oferece uma visão panorâmica da relação do cliente com o seu negócio, desde prospecção até a fidelização. Clique aqui e entenda mais.  

2. Lembrete de vencimento

O lembrete de vencimento é uma mensagem enviada ao cliente avisando que o prazo final para o pagamento está se aproximando. É uma forma respeitosa de reforçar a cobrança, evitando constrangimentos e sem prejudicar o relacionamento com aquele consumidor.

O envio do lembrete de vencimento pode ser feito automaticamente com a Conta Azul Pro. Com esse recurso, é possível programar o envio das mensagens de cobrança para uma semana ou um dia antes da data de pagamento. Elas são enviadas por e-mail ou em conjunto como SMS, e-mail e WhatsApp.

3. Controle de contas a receber

Ter uma reserva de emergência é importante na vida pessoal e nos negócios. A diferença é que, quando se tem uma empresa, fazer o controle financeiro envolve mais variáveis para manter a saúde financeira.

Saber qual será a sua receita facilita o planejamento de ações como cobranças ou novos investimentos. Além disso, você terá uma visão completa dos próximos valores que irá receber, em quais datas o dinheiro cai na conta, se algum valor foi parcelado e em quantas vezes.

Para evitar erros e esquecimentos, esse trabalho não deve ser feito manualmente, em caderninhos ou planilhas. A Conta Azul Pro, inclusive, tem a funcionalidade de controle de contas a receber. Com ela, você pode fazer todo esse monitoramento e ter uma visão clara de quais cobranças venceram e quais estão para vencer.

4. Cobrança recorrente

Quando falamos da cobrança recorrente, estamos nos referindo àquelas vendas que acontecem todo mês, ou por um período. É interessante para quem trabalha com esse tipo de serviço lembrar os clientes, todos os meses.

Então, se você é um empreendedor com pagamentos recorrentes para receber, saiba que a funcionalidade contratos da Conta Azul é uma ótima ferramenta para redução da inadimplência.

Com ela, é possível automatizar essas vendas, para que as cobranças sejam geradas de forma automática todos os meses. Também é possível configurar esse sistema ERP para emitir a nota fiscal, boleto e fazer o envio direto para o e-mail do cliente.

5. Automatização do processo de cobrança 

O primeiro motivo para automatizar a gestão de cobrança é reduzir a inadimplência, como mencionamos. Somente assim você não precisa depender da sua memória para lembrar a quem deve cobrar e qual valor.

Mas podemos citar vários benefícios da tecnologia neste processo, como:

  • Elimina a conferência manual dos valores a receber;
  • Reúne dados importantes sobre os clientes e vendas em uma única plataforma;
  • Aumenta a produtividade, já que o colaborador responsável por fazer os lançamentos e conferências pode ser alocado em alguma tarefa mais estratégica;
  • Melhora o controle de contas a receber e, consequentemente, o controle financeiro da empresa como um todo. Até porque, com um ERP online, é possível fazer a integração com outras áreas do negócio.

Todas essas vantagens podem ser encontradas na Conta Azul Pro, que, além do que já foi citado, ainda oferece uma solução de cobrança para simplificar ainda mais esse processo.

Gestão de cobranças

Cobrar é preciso

Todo empreendedor já passou ou está passando por alguma situação de inadimplência. O cliente pode ter simplesmente esquecido a data do vencimento, estar enfrentando alguma dificuldade financeira ou, no pior dos casos, agido com má-fé.

No entanto, se você prestou um serviço ou entregou um produto, é um direito seu receber por isso. Independentemente do motivo que o consumidor possa ter para justificar a falta.

Aplicando os recursos que apresentamos neste conteúdo, fica mais simples qualificar a sua gestão de cobrança e ainda evitar um mal-estar com o consumidor.

A Conta Azul ajuda empreendedores como você a alavancar as vendas. Quer saber como? Clique aqui e conheça essas funcionalidades! 

Leia mais

Leia também

Sem mais posts para exibir.