Transações Recorrentes

Cobrança recorrente: entenda como funciona e quais as vantagens

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • A cobrança recorrente é a opção ideal para empresas de serviços que geram mensalidades;
  • Esse tipo de cobrança facilita a gestão financeira do negócio e ajuda na retenção de clientes;
  • Entenda como funciona esse método e quais são os benefícios dele.

Experimente grátis a Conta Azul!

Com a popularização dos serviços recorrentes e das assinaturas, a formas como a empresas recebem por essas transações também precisou evoluir. Isso porque esse modelo de negócio exige que a cada mês (ou outro período determinado previamente) sejam emitidas cobranças para cada cliente que possui um plano.

Foi nesse cenário que surgiu a cobrança recorrente. Por meio dela, sua empresa não precisa se preocupar em gerar cobranças individuais mensalmente, o que diminuiu a chance de erros e esquecimento, reduz os atrasos, e oferece mais previsibilidade de receita.

Só de ler esse pequeno resumo, você já se interessou pelo assunto? Então, confira o que você vai descobrir sobre cobrança recorrente nesta leitura: 

Empreendedor cuidando de seu negocio

O que é cobrança recorrente?

A cobrança recorrente surgiu como forma de facilitar o recebimento para empresas que geram mensalidades. Esse modelo pode ser adotado por negócios que vendem serviços e produtos por meio de contratos ou assinaturas.

Provavelmente os streamings e os clubes de assinatura sejam o primeiro exemplo que venham à sua cabeça quando falamos em cobrança recorrente. Mas saiba que esse modelo pode ser utilizado por vários tipos de empresas e profissionais. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Instituições de ensino;
  • Profissionais que oferecem cursos (geralmente de média ou longa duração);
  • Academias e outras empresas especializadas em programas de exercício;
  • Escritórios de contabilidade;
  • Clubes de assinatura;
  • Empresas de telecomunicação e que oferecem serviços na internet.

Como funciona a cobrança recorrente?

Ao assinar o contrato ou contratar o plano que você oferece, o consumidor fica ciente de que todos mês será cobrado pelo produto ou serviço, por meio da forma de pagamento previamente combinada.

Assim, você pode programar a emissão de cobranças para o dia acertado entre as partes e pelo período de duração do contrato, sem precisar de um novo pedido e utilizando os dados que já foram oferecidos pelo cliente.

Para oferecer este tipo de pagamento no seu negócio, o primeiro passo é contratar uma ferramenta que ajude a fazer a gestão dos seus contratos recorrentes e das cobranças geradas por essas transações. Por meio dela, você poderá simplificar e automatizar tarefas como:

  1. Geração de boleto ou link para cobrança;
  2. Envio da cobrança para o cliente;
  3. Emissão e envio de nota fiscal;
  4. Configuração de datas de vencimento;
  5. Envio de lembretes de vencimento;
  6. Cálculo de juros, multas e tarifas;
  7. Conciliação bancária.

Quais são as vantagens da cobrança recorrente?

A recorrência consegue reduzir bastante os casos de atraso e inadimplência, além de diminuir a necessidade de gerar ou corrigir boletos e de entrar em contato com os clientes para fazer as cobranças. Isso tudo economiza tempo de quem trabalha com você e permite que o foco se volte para tarefas mais estratégicas.

Outros benefícios que se refletem diretamente na gestão financeira são a previsibilidade financeira e o controle do fluxo de caixa, pois você já sabe quando haverá entrada de dinheiro no caixa e de quanto será o valor.

Quem consegue medir o quanto vai receber, tem a oportunidade de pensar no futuro com mais segurança e certeza. Isso ajuda a tomar decisões mais assertivas, como programar investimentos, novas contratações e pedidos de reposição com fornecedores, por exemplo.

Por fim, a cobrança recorrente também ajuda na retenção de clientes, um desafio que todo empreendedor precisa encarar. Isso acontece porque vender para clientes fiéis é cerca de 5 a 7 vezes mais barato do que vender para novos clientes. 

Esse modelo pode ser usado como fator de retenção, já que oferece uma experiência de pagamento simples, o que contribui para construir uma relação de pouco conflito e muita praticidade.

Como a Conta Azul ajuda empresas com transações recorrentes

A Conta Azul Pro é um ERP em nuvem simples de usar que permite que você organize o financeiro de sua empresa. Em um só lugar, você controla clientes, cadastra contratos, emite cobranças e notas fiscais, podendo automatizar essa rotina.

Com a funcionalidade de contratos recorrentes associada à solução de cobranças da Conta Azul, você pode programar uma data para que a emissão da cobrança e da nota fiscal sejam feitas automaticamente todo mês.

Também é possível determinar até quando essa cobrança será feita, de acordo com a duração do contrato com o cliente. Além disso, você pode escolher entre fazer a cobrança por cartão de crédito (via link), boleto ou Pix Cobrança.

Após a emissão, tudo é encaminhado por e-mail, com lembretes por WhatsApp e SMS. Depois da primeira emissão, na próxima data de vencimento, essa rotina é realizada automaticamente pelo ERP, sem que você precise parar tudo para emitir e envias as cobranças.

É importante ressaltar que, embora a cobrança seja enviada automaticamente todo mês, o pagamento não é automatizado – ou seja, o cliente precisa quitar a conta mensalmente.

Porém, para a sua empresa, a vantagem vai além da emissão automática da cobrança, pois você também simplifica a conciliação bancária. Assim que o cliente pagar, a baixa é automática. Você pode configurar a importação diária dos extratos bancários de suas outras contas bancárias para manter entradas e saídas conciliadas, de forma fácil e segura.

Viu como automatizar as rotinas de cobranças recorrentes ajuda você a eliminar erros e ganhar tempo? Então veja as nossas dicas de como diminuir a inadimplência com pagamentos recorrentes.

Leia também