Necessidade de capital de giro: como calcular?

15 Comentários Publicado:  Assunto: Controle Financeiro
 

Necessidade de capital de giro: como calcular?

Muitos empreendedores conhecem a importância do capital de giro para alavancar seus negócios mas será que eles sabem realmente como calcular a necessidade de capital de giro para sua empresa crescer e dar lucros?

Ganhe tempo e agilize tarefas com um sistema integrado de gestão com o ContaAzul

Em primeiro lugar, o empresário precisa definir quais são os custos fixos de sua empresa, como folha de pagamento, impostos, transporte e aluguel. O segundo passo é definir em quantas vendas irão gerar uma receita que possa cubrir todas estas despesas e gerar lucro condizente com a qualidade e a quantidade do serviço realizado.

Neste caso, o estoque precisa de uma atenção especial, pois muitas vezes se torna um capital imobilizado dentro da empresa. O capital de giro ideal seria aquele que suportasse seis meses de despesas fixas e de estoque até o negócio gerar lucro.

Basicamente, a necessidade capital de giro corresponde à seguinte fórmula:

“Valor das Contas a Receber” + “Valor em Estoque” – Valor das Contas a Pagar. Por exemplo, se as suas contas a receber somam o valor de 50 mil reais e seus estoques geram uma despesa de 20 mil, você deve tomar os dois resultados e subtrair o valor das contas a pagar, que pode ser de 15 mil.

Ou seja, a necessidade do capital de giro do seu negócio é de 55 mil reais por mês! 

 

Compreenderam? Se este artigo foi relevante para você deixe um comentário por aqui. Até a próxima!

Planilha Fluxo de Caixa Mensal  Com esta planilha você faz o controle mensal do caixa da sua empresa Baixar a planilha agora

 

Para acompanhar dicas diárias de finanças para sua empresa, siga-nos no Twitter ou curta nossa página no Facebook.

Marcio Roberto Andrade
Sobre o autor

Controller na ContaAzul. Tem formação nas áreas de Computação, Gerenciamento de Projetos e Gestão Financeira, além das certificações PMP pelo PMI, ITIL Foundation pelo EXIN e Microsoft Certified Professional.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

15 Comentários
 
newsletter

Junte-se aos mais de 600 mil empreendedores inteligentes e seja o primeiro a receber as nossas novidades e dicas!