Metodologia Scrum: o que é, métodos ágeis e guia prático

A metodologia Scrum é uma ótima opção ganhar eficiência e qualidade nos projetos da empresa. Veja como implementar o método ágil.

A metodologia Scrum é uma excelente alternativa para realizar projetos complexos na empresa.

Baseada nos princípios dos métodos ágeis, ela tem como objetivo reduzir o tempo de entrega de produtos e se adaptar a mudanças com maior facilidade durante as etapas produtivas.

Parece confuso?

Calma: se você nunca utilizou essa forma de trabalho, pode parecer difícil no início.

Mas o fato é que a metodologia é relativamente simples de aplicar, desde que você siga todas as suas etapas.

Para facilitar, neste artigo, você entenderá melhor o que é a metodologia Scrum, como ela se relaciona com os métodos ágeis e acompanhará um guia para implementá-la com sucesso na empresa.

Confira.

Planilha de produtividade  Tenha um melhor controle da produtividade Baixar a planilha agora

O que é a metodologia Scrum

A metodologia Scrum é um framework simples para trabalhar com projetos complexos, criada pelos desenvolvedores Ken Schwaber e Jeff Sutherland.

Ela faz parte das metodologias ágeis e é comumente utilizada por desenvolvedores de softwares e sistemas.

Trata-se de um método de trabalho realizado a partir de pequenos ciclos de atividades dentro de um projeto.

Cada ciclo de atividade é planejado previamente e se chama Sprint, composto por um período de tempo predefinido em que as tarefas devem ser realizadas pela equipe.

A metodologia Scrum permite potencializar o trabalho em equipe, acompanhar a evolução do produto, sempre com foco na qualidade da produção e nos prazos estipulados.

No livro Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo (Leya, 2016), Jeff Sutherland afirma que a metodologia consegue mais resultados com menos gente, tempo e recursos, mas com qualidade melhor.

De acordo com o autor, o Scrum dá espaço para a incerteza e a criatividade, criando um alicerce para o aprendizado da equipe.

“A estrutura do Scrum procura aproveitar a maneira como as equipes de fato trabalham, fornecendo ferramentas para se auto-organizarem e otimizarem em pouco tempo a rapidez e a qualidade do trabalho”, pontua o autor.

Tenha em mente que uma das principais vantagens é que a equipe consegue entregar a produção com maior agilidade, corrigindo problemas ao longo do processo a partir dos Sprints, em que se obtém feedback do usuário.

Ou seja: a equipe não espera a entrega final do produto para que o cliente avalie, e sim faz as correções necessárias ao longo da produção, durante os Sprints.

“Assim, você pode eliminar tudo aquilo que constitui um desperdício óbvio de esforço”, diz Sutherland.

Mas quando a metodologia Scrum é a mais adequada para a sua empresa?

Ela é ideal para equipes nos mais variados cenários, desde times enxutos de desenvolvedores a grandes editorias de uma revista.

O que é Scrum Master

Scrum Master é um dos papéis essenciais na metodologia Scrum.

Ele é o responsável por ajudar a equipe a compreender inteiramente a metodologia, seus valores, princípios e práticas.

Justamente por isso, o próprio Scrum Master deve entendê-la profundamente.

Podemos dizer que esse profissional age como o coach da equipe, ajudando-a no desenvolvimento de uma abordagem própria e liderando o processo.

Também é função do Scrum Master eliminar os obstáculos que impedem o progresso e a produtividade da equipe.

No livro Scrum essencial (Babelcube Inc, 2014), Troy Dimes afirma que o papel desse profissional é o mais importante no processo de desenvolvimento de um software.

Esse destaque se deve ao fato de que é ele que se certifica de que todos estão realizando o trabalho adequadamente, sem que ninguém fique para trás.

“O trabalho do Scrum Master não é mandar nas pessoas, mas guiar o time aplicando os conceitos do Scrum”, diz o autor.

De acordo com Dimes, isso é ainda mais relevante para empresas que estão recém se ajustando ao conceito da metodologia ágil.

Agora que você conhece o papel do Scrum Master, que tal aproveitar para conhecer de forma breve a função dos outros profissionais?

Product Owner

É o responsável por definir quais recursos e funcionalidades serão utilizados e construídos, além de definir a prioridade de cada um.

O Product Owner também estabelece as expectativas em relação ao produto final e comunica à equipe os objetivos do projeto.

Scrum Team

É a equipe multidisciplinar que se torna responsável pelo desenvolvimento e entrega do produto.

A equipe recebe o apoio do Scrum Master para organizar os processos dentro da metodologia Scrum, com a finalidade de cumprir o que foi definido no planejamento pelo Product Owner.

Scrum x métodos ágeis

Provavelmente, ao ouvir falar de Scrum, você tenha lembrado de métodos ágeis, não é mesmo?

Muitas vezes, há confusão entre as metodologias.

De forma resumida, o Scrum é um tipo de metodologia ágil.

Métodos ágeis são um conjunto de metodologias e práticas alternativas à gestão de projetos tradicional e têm como objetivo a rapidez e a adaptação constante dos processos.

Esses métodos nasceram no desenvolvimento de software e na tecnologia da informação, mas hoje já são utilizados em projetos de diferentes áreas.

Seus princípios estão expressos no Manifesto Ágil, lançado em 2011 por um grupo de programadores.

Quatro valores guiam a metodologia:

  • “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”
  • “Software em funcionamento mais que documentação abrangente”
  • “Colaboração com clientes mais que negociação de contratos”
  • “Responder a mudanças mais que seguir um plano”.

Há diferentes tipos de métodos ágeis: FDD, Kanban e XP são alguns dos principais.

O Scrum não fica de fora: é uma das principais formas de trabalho dentro das metodologias ágeis.

Troy Dimes afirma que o Scrum considera uma abordagem mais humana para solucionar problemas, o que se encaixa nas metodologias ágeis.

“Ao invés de desperdiçar tempo criando documentações longas e detalhadas que ninguém realmente irá ler minuciosamente de qualquer forma, a metodologia ágil permite que as pessoas passem direto para a codificação”, explica o autor.

Como funciona a metodologia Scrum

Na prática, a metodologia Scrum funciona de maneira simples e dinâmica.

O processo começa com a visão inicial do produto e um planejamento realizado pelo Product Owner.

Em seguida, esse planejamento é desmembrado nas funcionalidades do produto em uma lista, chamada de Product Backlog.

Nessa etapa, é fundamental que o Product Owner defina prioridades para implementar as funcionalidades ao longo do projeto.

A partir dessa definição, o projeto é dividido em ciclos, os Sprints, que geralmente têm de duas a quatro semanas de duração.

O Sprint é o período de tempo em que o conjunto de atividades definidas no Product Backlog devem ser colocadas em prática.

Antes de iniciar o Sprint, a equipe se reúne para planejar as tarefas a serem implementadas, ter uma visão clara das prioridades e do que se espera do ciclo.

As tarefas designadas para cada Sprint são deslocadas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

Durante a execução do Sprint, a equipe deve fazer um Daily Scrum: uma reunião diária em que cada colaborador deve pontuar o que fez no dia anterior, o que irá fazer hoje e quais impedimentos existem.

E assim o processo segue até o fim do Sprint, momento em que é realizada uma reunião de revisão das funcionalidades implementadas, a fim de validar o produto.

Também é nesse momento que se faz uma retrospectiva do Sprint, em que a equipe avalia o processo, identifica necessidades de adaptação e começa o planejamento do novo Sprint.

Esse ciclo se repete até a entrega do produto final ao cliente.

Como usar o método Scrum na empresa

Depois de conhecer o método Scrum, você vai conferir, na sequência, sete passos essenciais para implementá-lo com sucesso na sua empresa.

1. Monte a equipe

O primeiro passo é montar uma equipe multidisciplinar, capaz de realizar todas as etapas do desenvolvimento do produto.

Esse também é o momento de delegar os papéis centrais do Scrum: Product Owner e Scrum Master e, claro, os demais colaboradores que farão parte do time.

Lembre-se de que o Scrum Master deve ser alguém com entendimento da metodologia Scrum.

2. Crie o Product Backlog

A segunda etapa é iniciar o planejamento no Product Backlog, definindo as funcionalidades do produto e, posteriormente, estabelecendo ordem de prioridade na lista.

É importante frisar que o Product Backlog pode ser alterado durante o processo, à medida em que novas necessidades surgem.

Essas alterações devem ser feitas pelo Product Owner.

3. Planeje o Sprint

Depois, faça o planejamento dos Sprints de trabalho.

Qual será o tempo de duração, considerando que eles devem seguir um padrão?

Quais atividades serão realizadas em cada Sprint e quem serão os responsáveis por ela?

Fazer esse planejamento é essencial para dar continuidade ao processo.

4. Organize o processo de forma visual

Organizar o processo de forma visual ajuda a acompanhar o seu andamento, permitindo a verificação do status de cada atividade.

Para isso, a dica é utilizar o Kanban, outra metodologia ágil, que tem como objetivo classificar as tarefas em três fases: o que deve ser feito, o que está em andamento e o que já foi finalizado.

É possível, por exemplo, colocar post-its em um quadro dividido ou recorrer a ferramentas digitais de gerenciamento de projetos.

5. Realize o Daily Meet

Não negligencie esta etapa, pois as reuniões diárias são fundamentais para analisar o que deu errado e o que foi positivo no dia anterior e para planejar o dia de trabalho da equipe.

6. Tenha transparência em todas as etapas

Toda a equipe precisa ter uma visão clara dos processos, requisitos de entrega e status das tarefas.

Transparência, portanto, é essencial quando se trabalha com a metodologia Scrum.

7. Dê e receba feedback

Principalmente se você está recém inserindo esse processo na empresa, o feedback é uma ferramenta indispensável.

Dê feedback aos colaboradores sobre pontos fortes e melhorias a serem realizadas.

Da mesma forma, peça a opinião da equipe em relação à implementação da metodologia Scrum, de maneira que você possa fazer melhorias contínuas na sua aplicação.

Depois de ler esse passo a passo, você está pronto para inserir o Scrum nas rotinas da empresa.

Que tal começar agora mesmo?

Planilha de produtividade  Tenha um melhor controle da produtividade Baixar a planilha agora

Se você gostou das dicas acima, compartilhe nas suas redes sociais e deixe um comentário abaixo com dúvidas e sugestões sobre o tema.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>