Gestão de Pessoas

O Que São HRTechs e o RH 2.0: Startups e Tendências da Área

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 6 mins de leitura

Entenda o que são HRTechs e como o RH 2.0 vai transformar processos de recrutamento, seleção, employer branding e gestão de pessoas.

Aprender o que são HRTechs é o primeiro passo para entender a revolução que está acontecendo nos Recursos Humanos.

Com tecnologias disruptivas aplicadas ao RH, os profissionais da área já estão dizendo adeus aos processos manuais e repetitivos e deixando o trabalho braçal para as máquinas.

Afinal, com a inteligência artificial e análise de dados, ficou muito mais fácil selecionar candidatos, montar bancos de talentos, gerir competências e várias outras tarefas do setor.

Em uma área que ficou marcada pelo foco operacional, as HRTechs estão encontrando inúmeras oportunidades para tornar os processos mais inteligentes.

Consequentemente, o RH 2.0 ganhou protagonismo e está sendo promovido a área estratégica, essencial para a tomada de decisão e crescimento do negócio.

Problemas antigos como a dificuldade em medir o ROI das ações, ineficiência do recrutamento e baixo desempenho em treinamentos já têm suas soluções tecnológicas sob medida.

Para compreender o impacto das HRTechs nessa revolução, vamos conhecer mais de perto esse mercado, seus principais representantes e futuras tendências.

Quer saber como a tecnologia ainda vai acabar com a papelada do RH? Continue lendo e fique por dentro dessa tendência.

O que são HRTechs

As HRTechs são startups que desenvolvem soluções tecnológicas para a área de Recursos Humanos, agregando inteligência aos processos.

A missão dessas empresas é levar a inovação ao RH, mostrando que a tecnologia pode reduzir custos, aumentar a eficiência e agilizar o crescimento do setor.

Tradicionalmente, o RH é visto como uma das áreas mais burocráticas, mas isso está mudando graças ao RH 2.0, que traz a automação e inteligência artificial para a gestão de pessoas.

O levantamento Liga Insights HR Techs enquadrou 122 startups brasileiras como HRTechs, divididas nas seguintes áreas de soluções:

  • Avaliação e acompanhamento de performance
  • Engajamento de colaboradores
  • Entrevistas
  • Gestão de benefícios
  • LMS, cursos, treinamentos e learning
  • Plataformas de vagas
  • People analytics
  • Ponto, operações, folha e GED
  • Recrutamento e seleção
  • Saúde ocupacional e bem-estar
  • Temporários/Freelancers.

De modo geral, as HRTechs buscam solucionar os principais problemas do RH e automatizar processos para que os profissionais da área não percam mais tempo com tarefas repetitivas.

Assim, o foco passa a ser o papel estratégico do setor, que é decisivo para a atração e retenção de talentos que formam o diferencial competitivo do negócio.

6 HRTechs para ficar de olho em 2019

Embora os sites de vagas já estejam consolidados há muito tempo, o mercado de HRTechs disparou somente a partir de 2016.

Acompanhe a lista das principais startups de RH para ficar de olho em 2019.

Gupy

A Gupy é uma das HRTechs mais conhecidas na categoria de soluções para recrutamento e seleção.

Seu sistema de R&S usa a inteligência artificial para automatizar e humanizar os processos seletivos, permitindo a digitalização de vagas, alcance máximo de talentos e melhora na experiência do candidato.

Qulture.Rocks

Entre as startups focadas em gestão de desempenho, a Qulture.Rocks se destaca com sua plataforma de feedbacks, avaliações de desempenho e metas/OKRs.

Com a inovação, o RH consegue oferecer feedbacks construtivos, desenvolver competências essenciais nos colaboradores e reconhecer os melhores talentos.

Revelo

A Revelo é uma HRTech que promete reduzir em até 70% o tempo de contratação com  sua base de talentos de alto nível.

Na plataforma, que funciona como um marketplace de talentos, os profissionais passam por testes técnicos e análises criteriosas, facilitando o processo de recrutamento e seleção.

Graças às tecnologias de inteligência artificial e machine learning, a Revelo consegue selecionar os melhores candidatos e conectá-los às empresas mais inovadoras.

Trampos.co

A Trampos.co está na dianteira das HRTechs de publicação de vagas, com a proposta de acabar com as “panelas” no mercado de tecnologia e comunicação.

A plataforma conecta profissionais talentosos a empresas como LG, Ambev, Bradesco, Net e inúmeras agências e consultorias, com quase 400 mil cadastros ativos.

Pin People

A Pin People é uma HRTech pioneira em gestão da experiência do colaborador, com uma plataforma completa para atender às necessidades do RH.

A solução otimiza todas as etapas do ciclo de vida dos colaboradores, desde o processo seletivo até o offboarding.

Analytic.li

A Analytic.li é uma HRTech norte-americana focada em people analytics que oferece soluções completas para análise de dados de colaboradores.

A plataforma da empresa permite que os profissionais usem os dados para potencializar a atração, retenção e desenvolvimento de talentos.

O que esperar das HRTechs e do futuro do RH

Com as HRTechs, podemos esperar um futuro revolucionário para o RH, em que as tecnologias serão as principais aliadas para gerir talentos.

Estas são algumas das principais tendências dessa nova realidade.

Foco na experiência dos talentos

A jornada nas empresas começa com a experiência do candidato e passa por uma longa experiência do colaborador, que só termina com o desligamento do profissional.

Durante toda essa trajetória, o foco deve estar na criação de uma experiência memorável, capaz de engajar talentos com uma cultura vibrante, tecnologias avançadas e o melhor ambiente de trabalho possível.

Na era das HRTechs, as empresas já aprenderam a focar nos colaboradores, e as soluções tecnológicas vão impulsionar essa estratégia.

RH analytics

Como em todas as áreas, o analytics será fundamental para o RH, usando o poder dos dados para direcionar contratações, avaliar o comportamento dos colaboradores e gerir competências.

O desafio é alimentar os sistemas com dados realmente válidos, para extrair todo o potencial do machine learning e inteligência artificial.  

Transformação no T&D

A área de treinamento e desenvolvimento também será impactada radicalmente pelas tecnologias, seguindo as tendências em e-learning, microlearning e blended learning.

Além disso, soluções em RV/RA (realidade virtual e aumentada) serão incorporadas à aprendizagem, para trazer um novo nível de imersão à educação corporativa.

Graças às HRTechs, o RH está superando a imagem burocrática para se tornar uma das áreas mais promissoras em inovação e tecnologia.

A papelada ficou para trás, dando lugar a sistemas em nuvem e algoritmos poderosos que potencializam os recursos humanos e gestão de pessoas.

Enquanto houver um processo a ser melhorado no RH, teremos HRTechs criando soluções inspiradoras e mudando o futuro do capital humano.

E você, entendeu melhor o que é uma HRTech e como a tecnologia pode ser aplicada ao RH para acelerar rotinas e melhorar o processo decisório na área?

Deixe um comentário e compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

Leia também