Gestão de Pessoas

Gestão de pessoas nas pequenas empresas

Karin Von Hartenthal Karin Von Hartenthal | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura

Gestão de pessoas nas pequenas empresas

A competitividade das pequenas empresas está diretamente atrelada à gestão de pessoas.

Atrair e reter talentos, promover o desenvolvimento de pessoas nas organizações, aumentar a produtividade, reduzir a rotatividade e criar um ambiente de trabalho sinérgico, que mantenha os funcionários satisfeitos e comprometidos com o trabalho, são desafios que só uma gestão de pessoas bem estruturada consegue superar.

Contudo, a gestão de pessoas nas pequenas empresas ainda sofre do estigma da falta de recursos, do número reduzido de funcionários e da resistência de muitos empresários, que não veem a ação como investimento, mas, sim, como um custo a ser evitado. E é exatamente sobre isso que vamos falar no post de hoje! Que tal conhecer o poder da gestão de pessoas nas pequenas empresas, entendendo como ela pode contribuir para resultados mais satisfatórios e o que você pode fazer para implantá-la na sua organização sem grandes investimentos? Confira.

A importância da gestão de pessoas nas pequenas empresas

Tal qual uma grande empresa, um pequeno empreendimento tem em seus funcionários o grande diferencial do negócio, que pode realmente destacar a marca em um mercado cada vez mais competitivo. Como nesse caso os salários e benefícios não conseguem ser os mesmos das grandes corporações, é com a gestão de pessoas que as pequenas empresas devem contar para atrair e reter talentos, elevar a autoestima dos colaboradores, motivá-los a produzirem mais e melhor e vestirem de fato a camisa da companhia. Se você possui uma pequena empresa e quer desenvolver os benefícios oferecidos aos seus funcionários, conheça a Convenia.

A falta de recursos e de estrutura para montar um departamento inteiro de gestão de pessoas não pode ser desculpa para não investir no desenvolvimento dos profissionais nas organizações, uma vez que a presença de um único funcionário responsável pela gestão de pessoas já traz mais confiança e credibilidade para quem ingressa, bem como gera uma nova expectativa naqueles que já estão na pequena empresa há mais tempo.

O que o profissional de gestão de pessoas faz pela empresa

Um dos motivos pelos quais os pequenos empreendedores normalmente não veem necessidade de manter um profissional de gestão de pessoas em seu quadro de funcionários é pela confusão criada com as rotinas trabalhistas do setor de departamento pessoal, que, na maioria das vezes, são gerenciadas pela contabilidade. A gestão de pessoas é muito mais do que o simples controle das folhas de pagamento e dos cálculos de ponto, horas extras e tributos. Ela, na verdade, tem como missão principal cuidar do ambiente de trabalho, zelar pelas relações interpessoais na empresa e manter os funcionários satisfeitos com as políticas de valorização e reconhecimento desenvolvidas pela organização.

A presença de um profissional de gestão de pessoas permite que a pequena empresa invista em melhorias na qualidade de vida dos funcionários, na produtividade, na comunicação interna, nos relacionamentos e nos resultados gerais do negócio, afinal, colaboradores motivados trabalham melhor, contribuem com seus colegas e estão dispostos a se comprometer com os objetivos da empresa.

Os benefícios da gestão de pessoas nas pequenas empresas

Os benefícios de manter uma gestão de pessoas eficiente nas pequenas empresas se tornam visíveis em pouco tempo, basta que se tenha um olhar mais cuidadoso sobre o comportamento dos funcionários. O ambiente de trabalho fica mais atrativo, mantendo os talentos na empresa e evitando a evasão por diferenças salariais ou de benefícios. Com programas de desenvolvimento de pessoas nas organizações, a pequena empresa entende melhor as necessidades de treinamento dos seus funcionários e busca capacitações, tornando-se cada vez mais competitiva.

Além disso, com um ambiente sinérgico e harmonioso, as ausências por doença caem, os funcionários passam a se sentir parte da empresa e corresponsáveis pelos resultados financeiros e de negócios, além de ficarem mais abertos a dar e receber feedback, estando sempre prontos para enfrentar um desafio a mais pela empresa. Ou seja, com uma gestão de pessoas eficaz, você passa a ter verdadeiros parceiros de negócio, que trazem resultados muito melhores do que funcionários que só trabalham pelo valor recebido ao final do mês.

Para ajudá-lo a acompanhar os indicadores da área de gestão de pessoas da sua empresa, elaboramos uma planilha de Recursos Humanos para avaliar o índice de rotatividade, o tempo médio dos funcionários dentro da empresa, os custos de treinamentos e de rescisões e o número de faltas dos funcionários. Baixe gratuitamente no botão abaixo!

E faça uma boa gestão de pessoas na sua empresa. Qualquer coisa, nos procure!

Leia também