Como usar o banco de talentos para atrair os melhores profissionais

Ainda não criou um banco de talentos para a empresa, mas quer apostar nessa estratégia? Descubra como atrair os melhores profissionais.

Ainda não criou um banco de talentos para a empresa, mas quer apostar nessa estratégia? 

Essa é uma decisão inteligente, já que esse instrumento otimiza o processo de recrutamento e seleção e melhora os resultados do negócio em diferentes níveis.

O banco de talentos é uma forma de captar profissionais qualificados, acelerar a contratação e preenchimento de vagas e aprimorar o capital humano.

Consequentemente, ele melhora a produtividade, a performance dos colaboradores, as taxas de retenção e até a qualidade de serviços e produtos.

Quer saber mais?

Neste texto, descubra a importância do banco de talentos e confira quatro dicas para criar o seu.

Planilha de Recursos Humanos  Preparamos uma planilha para orientar você no gerenciamento da sua equipe Baixar a planilha

O que é um banco de talentos

O banco de talentos é uma ferramenta de recursos humanos para atrair e reter os melhores talentos na empresa.

Trata-se de um banco de dados com informações de pessoas que já participaram de processos seletivos, profissionais que atuam na empresa e outros perfis captados pelo RH.

As informações essenciais incluem dados pessoais, formação acadêmica, experiência, perfil, cargo que ocupa na empresa ou no qual demonstrou interesse por meio de candidaturas.

Ou seja: são aqueles dados relevantes para que, quando surgir uma vaga, você possa avaliar o perfil do profissional e entrar em contato com ele.

Hoje, com a transformação digital, as empresas mais modernas já trocaram o formato de bancos de currículos para bancos de perfis.

Logo, não é mais necessário armazenar documentos sobre os potenciais candidatos: basta registrar o link do perfil em redes de negócios como o LinkedIn ou portfólios online.

Inclusive, ferramentas como o LinkedIn Recruiter ajudam o RH a caçar talentos para enriquecer seu banco, utilizando algoritmos inteligentes que encontram os candidatos ideais em poucos cliques.

Em entrevista à SHRM, o CEO do LinkedIn Jeff Weiner reforça a importância de ter uma estratégia de talentos em curto e longo prazo, dispondo de competências variadas para suprir as necessidades da empresa em diferentes momentos.

Em resumo, o banco de talentos permite reunir dados de profissionais que podem ser contratados para uma vaga, promovidos ou realocados dentro da organização.

Isso facilita o processo de seleção e a tomada de decisão, já que a empresa tem acesso ao perfil e competências dos profissionais previamente.

Assim, o banco de talentos é útil em ocasiões como:

  • Processos de recrutamento e seleção
  • Contratação e transferência de profissionais
  • Promoções dentro da empresa
  • Criação de novas áreas de trabalho
  • Reconfiguração da estratégia de talentos.

Importância do banco de talentos

Criar um banco de talentos é importante para aumentar a assertividade do recrutamento e reduzir os custos com esse processo na empresa.

Como a empresa já tem acesso a uma lista de profissionais interessados, incluindo suas competências, é possível chamar os candidatos mais adequados à vaga rapidamente.

Também é descartada a necessidade de divulgar a vaga e fazer a triagem de currículos para, só então, iniciar a seleção.

Na prática, isso significa a otimização dos processos de recrutamento e seleção.

A consequência direta disso é a redução de custos de RH relacionados a esse processo.

Como você viu antes, outra possibilidade é criar um banco de talentos incluindo os próprios profissionais da empresa.

No livro Planejamento e desenvolvimento de carreira (Iesde Brasil), Deise Hofmeister afirma que essa é uma maneira de evidenciar o gerenciamento do conhecimento da carreira dos profissionais e incentivar a performance.

“A formação de um banco de talentos na organização é uma forma de os gestores conhecerem o potencial dos seus colaboradores e arquivá-los de forma ordenada, a fim de poder buscar dentro da própria empresa os perfis que forem necessários para preenchimento de vagas”, diz.

Segundo a autora, essa estratégia fortalece a obtenção de melhores resultados para a empresa por meio das pessoas.

Ou seja: você eleva a produtividade, a performance e, com isso, os resultados no fim do mês.

Em última instância, como o banco de talentos aumenta o sucesso dos processos seletivos, a empresa retém os melhores talentos e, de quebra, tem redução dos índices de rotatividade.

Como criar seu banco de talentos 2.0

A seguir, confira quatro dicas para criar o seu banco de talentos 2.0  — uma versão ainda mais potente e confiável desse instrumento.

1. Crie um banco de talentos digital

O armazenamento dos dados em um software é crucial para manter as informações seguras, acessíveis de qualquer lugar e reunidas em um único sistema.

Tudo isso é possível por meio do armazenamento em nuvem, que é um grande aliado das empresas.

Além disso, com o avanço das redes sociais, ficou muito mais fácil encontrar perfis promissores online e investigar as competências dos profissionais nos mínimos detalhes.

No livro Um novo jeito de trabalhar: O que o Google faz de diferente (Sextante, 2015), o empresário Laszlo Bock relata as estratégias inovadoras do Google para montar seu banco de talentos digital.

O ex-vice presidente de gestão de pessoas do Google conta que a gigante da internet usava a pesquisa do LinkedIn para encontrar novos talentos, criando listas com centenas de candidatos potenciais.

A vantagem das buscas online em plataformas é a facilidade em utilizar filtros como instituição de formação, competências e cargos anteriores, além de trazer perfis selecionados conforme as conexões da rede social.

2. Inclua os melhores perfis

O banco de talentos pode ser composto tanto por profissionais que já participaram de processos seletivos, mas não foram chamados para a vaga, quanto por colaboradores.

Quanto mais diversificado ele for, mais chances de encontrar o profissional ideal na hora em que a empresa necessita.

Por isso, selecione os melhores perfis para o banco de talentos, contendo todas aquelas informações relevantes para avaliar o candidato e entrar em contato com ele.

Pense bem: se você já fizer uma seleção prévia dos melhores currículos na hora de montar o banco de dados, maiores são as chances de contratar o profissional mais qualificado, não é mesmo?

3. Mantenha as informações atualizadas

Quer aumentar ainda mais a assertividade das contratações por meio do banco de talentos?

Então, mantenha-o sempre atualizado por meio de avaliações periódicas.

Com uma frequência pré-estabelecida, analise os perfis do banco de talentos, reavaliando aqueles que não se adequam às necessidades da empresa.

4. Aposte no employer branding

Esta é a dica mais importante do artigo.

O employer branding é uma estratégia que permite atrair talentos para a sua empresa, em vez de correr atrás deles.

Trata-se de uma estratégia para construir uma imagem positiva da empresa no mercado por meio da satisfação que os colaboradores têm de trabalhar nela.

Ou seja: é uma forma de manter uma boa reputação entre os profissionais da empresa para que isso se reflita no ambiente externo, atraindo as pessoas mais qualificadas.

Em um artigo para a revista Forbes, Pawel Kijko, CEO da Heraldbee, afirma que uma das formas mais eficientes de promover o recrutamento é criar um ambiente de trabalho que os colaboradores recomendem a seus amigos.

“Dessa forma, a empresa também pode ser promovida se seu funcionário satisfeito anunciar em plataformas de mídia social, como o Facebook, publicando um post sobre uma vaga”, pontua.

Por isso, a dica é criar uma estratégia composta por ações para promover satisfação, engajamento e reconhecimento entre os colaboradores da empresa.

Colocando essas dicas em prática, você está pronto para criar o seu banco de talentos 2.0 e elevar os resultados da empresa.

Planilha de Recursos Humanos  Preparamos uma planilha para orientar você no gerenciamento da sua equipe Baixar a planilha

Se você gostou do conteúdo, compartilhe e deixe um comentário abaixo.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>