Descubra como engajar a equipe e fazer sua empresa crescer

Descubra como engajar a equipe e fazer sua empresa crescer

Economia, administração, planejamento. São vários os fatores que influenciam no crescimento corporativo, mas a participação e a dedicação dos colaboradores é, sem dúvida, um dos principais, ao mesmo tempo em que costuma ser uma dificuldade enfrentada por diversos gestores. Engajar a equipe é fundamental para que a empresa atinja as metas e consiga realizar desde os projetos menores até aqueles mais complexos. E isso está diretamente relacionado à satisfação dos funcionários, independentemente de quantos sua empresa tenha.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Mas a verdade é que não basta oferecer treinamentos e cursos caros, por exemplo. É preciso fazer com que os profissionais também tenham os mesmos ideais do seu empreendimento e compreendam o valor do que está sendo desenvolvido — uma boa dica é, no momento da contratação, já buscar profissionais que estejam alinhados ao trabalho da sua empresa. Apenas assim eles se sentirão mais comprometidos com o trabalho e participarão de forma ativa para alcançar os objetivos estabelecidos. Essa atuação influencia, inclusive, no relacionamento com os clientes, pois a equipe consegue transparecer para o público a segurança e a eficácia do serviço realizado, conquistando a confiança dele. Afinal, ninguém quer fechar negócio com uma empresa em que os próprios funcionários não acreditam, certo?

Das razões para que os colaboradores não desenvolvam seu potencial no ambiente de trabalho, algumas estão diretamente relacionadas à própria gestão. Um exemplo é o fato de que nem todos estão familiarizados com a missão, a visão e os valores, o que é fundamental na criação de um local que esteja de acordo com o perfil corporativo. Essa necessidade básica faz com que todos trabalhem em prol dos mesmos objetivos, gerando o engajamento.

Além disso, os clientes criam uma imagem positiva do seu negócio e, consequentemente, o número de pedidos cresce e os lucros são maiores. Inclusive, os próprios funcionários podem ser beneficiados com novas oportunidades de carreira, a possibilidade de melhores salários, entre outras vantagens.

7 dicas para sua empresa engajar a equipe

Trabalhar para gerar o envolvimento das pessoas significa crescimento garantido tanto para a empresa quanto para os profissionais. Por isso, muitas vezes é importante mudar a postura corporativa nesse aspecto e implementar hábitos que estimulem o desenvolvimento de novas soluções, como propor projetos desafiadores, construir um ambiente de trabalho positivo e oferecer salários compatíveis com a função exercida.

A ContaAzul, por exemplo, preocupa-se com essa questão e procura disponibilizar aos colaboradores um local mais confortável e leve, que inspire a criatividade deles. Assim, todos os funcionários sentem-se livres e incentivados a ter ideias enquanto buscam as melhores soluções para os projetos. E sabe qual é um dos ingredientes mais importantes nessa receita? O fortalecimento do espírito de equipe, pois por meio dele é possível fazer com que todos, independentemente do setor, trabalhem juntos para conquistar os objetivos almejados. Acesse nosso site e entenda melhor nossa filosofia de trabalho.

Mas você sabe como fazer isso? Elaboramos algumas dicas para ajudá-lo nessa tarefa. Confira!

1 - Tenha objetivos e defina metas para a equipe

Definir objetivos é o grande motor de uma empresa, por isso é preciso que os gestores conheçam de forma clara onde se pretende chegar em um período determinado. Apenas quando isso estiver estabelecido, é possível atribuir metas às equipes e, assim, ter foco na produção. Em muitos casos, os profissionais ficam perdidos e, consequentemente, desmotivados por não saberem exatamente qual é o objetivo corporativo.

2 - Reconheça o bom trabalho dos seus colaboradores

Conversar sobre os resultados é fundamental para que seja compreendido o que é necessário melhorar. Mas não se esqueça de que essa prática também deve ser feita para parabenizar o envolvimento e as boas respostas obtidas no trabalho. Afinal, essa simples ação estimula as pessoas a continuarem crescendo e melhorando em suas atividades e cria uma relação de proximidade e confiança. Lembre-se que uma das maiores frustrações diz respeito à falta de reconhecimento, de modo que os profissionais não são encorajados a superar seus limites para atingir os objetivos.

3 - Estimule o espírito de equipe

Divida as metas com sua equipe e enfatize a importância de todos trabalharem juntos para realizá-las. Os funcionários devem compreender que é mais significativo quando os resultados são alcançados em conjunto do que individualmente, pois isso diminui competições prejudiciais ao ambiente de trabalho e incentiva a busca em equipe pelas melhores soluções. Outro aspecto que pode fazer diferença é a criação de alguns momentos para aproximar as pessoas. Uma conversa na hora do café ou uma pequena confraternização em determinados dias, por exemplo, permitem que as dificuldades e conquistas de cada departamento sejam compartilhadas e que cada pessoa se conheça e converse pessoalmente.

4 - Trace um plano de carreira

Todos desejam crescer profissionalmente e a empresa deve estar ciente disso. Desta forma, é fundamental apresentar planos de desenvolvimento de carreira, mostrando aos colaboradores como e quando podem progredir. Muitos empreendimentos não dão a devida importância a esse aspecto e acabam perdendo grandes talentos. Isso também gera muita rotatividade no quadro de funcionários, o que pode ser prejudicial para seus negócios. Mas não pense que isso se aplica apenas em grandes empresas. As micro e pequenas precisam avaliar esse aspecto até como uma forma de expansão dos negócios.

5 - Assuma a postura de um educador

No início do texto, comentamos que apenas investir em cursos ou treinamentos não é o suficiente para garantir o envolvimento dos profissionais. Entretanto, é uma ação importante e necessária. Quando há investimento em especialização e qualificação, os funcionários desenvolvem mais habilidades e sentem-se estimulados a aplicá-las no dia a dia. Como consequência, a qualidade do trabalho melhora, impactando diretamente nos resultados. Assim, a educação dos colaboradores deve ser vista como um investimento.

6 - Busque parcerias

Procure negócios que ofereçam serviços ou produtos de interesse da sua equipe e faça parceria com eles. Descontos em academias, restaurantes e escolas são exemplos de ações que deixam as pessoas satisfeitas com vantagens conquistadas fora do ambiente de trabalho. Isso é mais uma forma de fazer os profissionais sentirem que são valorizados e que realizam um trabalho relevante.

7 - Celebre as conquistas

Um projeto foi concluído e com resultados positivos? Então é hora de comemorar! Quando as metas são atingidas ou as soluções são encontradas não se pode passar em branco. Por isso, é importante reunir as pessoas que trabalharam no projeto e fazer uma confraternização, café da manhã ou outra atividade interessante para celebrar a conquista. Não precisa ser um evento caro, mas é importante que os profissionais sintam que participaram de algo importante e que a conquista foi de todos.

Planilha de Folha de Pagamento  Preparamos esta planilha para auxiliar sua empresa a gerenciar todos os  funcionários Baixar a planilha agora

Engajar a equipe é um dos passos mais importantes para o crescimento da empresa, afinal, seus colaboradores são os responsáveis pela realização de cada processo dentro dela. Siga nossas dicas e proporcione benefícios tanto para sua equipe quanto para seu empreendimento!

E não esqueça de deixar um comentário em caso de dúvidas. Estamos prontos para ajudá-lo.

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>