Gestão do Negócio

Os benefícios da gestão participativa nas empresas

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura

Os benefícios da gestão participativa nas empresas

Sempre bem-vindas, boas ideias podem impulsionar um negócio, garantindo ganhos em eficiência, produtividade e qualidade às empresas. Mas como criar um ambiente estimulante, que assegure a integração de toda equipe em busca de melhores soluções corporativas? Uma proposta fácil e, em geral, pouco onerosa é investir na gestão participativa.

O modelo tem como prerrogativa engajar todo quadro funcional nos objetivos da empresa. Pode parecer uma mudança radical para empresas mais conservadoras, ainda muito apegadas à hierarquia e a estruturas rígidas, em que a imagem do gestor representa a imposição de tarefas e a do empregado é a daquele integrante que cumpre com o trabalho proposto. Essas relações precisam ser revistas quando há intenção de renovar o modelo de gestão, promovendo a maior participação de todos.

Você está preparado para as críticas?

Abrir um espaço para recebimento de ideias é, também, estabelecer um canal de comunicação diferente do tradicionalmente adotado pelas empresas. Isso significa que não existe mais aquela situação em que o gestor fala e a equipe assimila. Ao solicitar a participação de todos, você precisa estar disposto a ouvir mais. Virão algumas críticas e muitas sugestões – e parte delas podem contradizer os processos da empresa. Portanto, antes de estabelecer uma gestão participativa é preciso ponderar se você está preparado para submeter modelos e ideias a críticas e, mais importante, se está disposto a reavaliar as próprias convicções e investir nas ideias que virão.

Chamada também de administração participativa, essa estratégia precisa fazer parte da cultura da empresa que deve considerar todas as propostas, ou seja, não basta receber ideias e descartar. É preciso valorizar a participação, com devidos méritos aos que sugerem melhorias que serão implantadas. Quando necessário, a ideia pode ser repassada aos demais colaboradores para que seja aperfeiçoada, mas ela nunca deve ser desmerecida. É preciso analisar as propostas, encaixando as que se enquadram aos objetivos da empresa e justificando as que não podem ser aproveitadas. 

Participação gera comprometimento e crescimento

Entre os inúmeros índices que medem a satisfação dos funcionários, a sensação de contribuir com o crescimento da empresa está sempre entre os itens mais citados. A gestão participativa é, acima de tudo, uma forma de integrar toda a empresa às metas de crescimento. É importante para a empresa contar com o engajamento de toda equipe, assim como é importante para empregados fazer parte das conquistas. Partilhando a gestão, partilham-se méritos e responsabilidades. A empresa consegue, dessa forma, comprometer os funcionários.

E quando todos estão unidos em prol das mesmas metas, é mais fácil alcançá-las, certo? Os objetivos nem precisam ser tão grandiosos para demonstrar o potencial da gestão participativa. Reduzir custos, por exemplo, é uma necessidade de empresários de todos os ramos. Quando essa meta é debatida com todos os colaboradores da empresa, que são convidados a apresentar sugestões, as chances de que ela seja atingida são ampliadas! Isso ocorre pois as próprias equipes, integradas aos processos, vão indicar as ações que podem minimizar despesas sem interferir na produtividade e na qualidade. E mais importante, os colaboradores estarão comprometidos com as proposições que apresentaram.

Equipe bem estruturada e comunicação

A gestão participativa pressupõe engajamento, o que não combina muito com profissionais apáticos. Avalie, antes de tudo, o quadro funcional. Estude mesmo os funcionários, avaliando o que os motiva e o que os desmotiva. Promover ajustes entre as funções desempenhadas e até investir em novas contratações são formas de tornar o terreno fértil às melhores ideias. Cerque-se das melhores sementes para obter os melhores frutos.

Por fim, mantenha uma comunicação clara e objetiva, explique adequadamente como funciona a administração participativa, mostre que há espaços para recebimento de propostas e, nos momentos de diálogo com os colaboradores, esqueça a hierarquia. Lembre-se: todos estão juntos partilhando propostas e até experiências com o mesmo objetivo. Logo, os frutos estarão sendo colhidos e compartilhados. 🙂

Bons negócio e até a próxima!

Leia também