Controle Financeiro

[Guia] Contratação de empréstimo por pequenas empresas

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura | ← voltar

G-012-guia-da-contratacao-de-emprestimo-por-pequenas-empresas.png

É de um empréstimo para empresa que você precisa? Melhor se informar bem antes de contratar. Buscar recursos junto a terceiros para socorrer o negócio ou investir no seu crescimento pode ser solução, mas não sem planejamento. Para lhe ajudar, preparamos um guia que elimina todas as suas dúvidas.

Você precisa mesmo de um empréstimo para empresa?

O dinheiro não é, nem nunca será, o propósito de um negócio. O lucro é consequência de um bom trabalho, é claro, mas você não o verá descrito entre as missões e valores de uma empresa.

Ainda assim, não há como relativizar a sua importância. Sem dinheiro, a empresa não cresce, não investe e se compromete. O desempenho enfraquece, o gestor adoece e o sonho acaba abreviado.

Quando a falta do recurso pega a empresa em um momento positivo, projetos de expansão são interrompidos. Mas muito pior é quando o empreendedor tem na ausência de capital a confirmação de um cenário catastrófico já esperado e que não raramente culmina na falência.

O que fazer se o dinheiro acaba? Buscar empréstimo para empresa junto a um banco ou mesmo um parente? E que tal intensificar as orações, apelar para simpatias? Ou será que o melhor é chamar o contador e, junto a ele, avaliar todas as possibilidades?

A última opção é quase sempre a mais sensata. Em primeiro lugar, porque duas cabeças pensam melhor do que uma só. Em segundo, porque um olhar de fora sempre tem a agregar, mesmo que seja para identificar seus erros no comando da empresa.

Por último, não custa lembrar que estamos falando de um especialista, alguém que, diferente de você, estudou e vive a contabilidade, e que provavelmente já tenha enfrentado cenários iguais ou muito parecidos.

O contador poderá ajudar a encontrar respostas, sendo um verdadeiro parceiro para empreendedores que precisam de dinheiro – e com urgência. Então, se é mesmo um empréstimo que você busca, esse profissional precisa estar ao seu lado.

Crédito com responsabilidade deve ser a meta

Pesquisa divulgada no início deste ano pelo SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), verificou um aumento de 5,01% no índice de inadimplência entre pessoas jurídicas em 2016. O dado se refere a empresas que contrataram algum tipo de crédito e não pagaram, falhando com o compromisso assumido.

Como se não bastasse o erro, alguns empreendedores o repetiram, já que o número de dívidas em atraso também cresceu. De acordo com a mesma pesquisa, o aumento foi de 3,37%

Percebe a necessidade de buscar e usar o empréstimo para empresa com total responsabilidade? Se não houver uma estratégia bem elaborada, o dinheiro extra pode resultar em uma nova dívida, quem sabe até impagável.

Obviamente, você quer fazer parte do outro grupo, o dos adimplentes, que usam o crédito para efetivamente fazer a empresa crescer. São empreendedores que aprenderam a lição, muitas vezes por já conhecerem a dor do endividamento, mas que sabem que o roteiro obrigatoriamente prevê:

  1. Planejamento
  2. Pesquisa
  3. Comparação
  4. Simulação
  5. Juntada de documentos
  6. Organização para pagar

Perguntas a fazer antes de buscar um empréstimo

Anote aí algumas das perguntas que você deve se fazer obrigatoriamente antes de contratar um empréstimo. Esse é o início da sua jornada em busca do crédito:

  1. Eu preciso mesmo de um empréstimo?
  2. De qual valor necessito?
  3. Não posso me autofinanciar?
  4. Qual o tipo de empréstimo ideal para o meu caso?
  5. Como vou pagar as parcelas do empréstimo?

Se sente melhor preparado? Então, se ligue no nosso guia.

Guia aborda a contratação de empréstimo por empresas

Se você se vê diante da necessidade de um crédito extra, mas tem medo do endividamento e não sabe por onde começar, nós queremos ajudar e preparamos um guia especial sobre o assunto.

Entre outras informações, ele traz as principais dicas para contratar recursos de terceiros de maneira responsável, em situações nas quais o dinheiro contribua efetivamente com a saúde financeira da empresa.

Com este guia, você vai aprender:

  • Crédito para pequenas empresas é problema ou solução?
  • Quando buscar um empréstimo para empresa
  • Como o seu negócio pode se autofinanciar
  • Quem tem dinheiro disponível para a sua empresa
  • Quais são as condições e exigências para a contratação
  • Passo a passo: acerte ao contratar um empréstimo
  • Como a gestão financeira ajuda a pagar o empréstimo.

Gostou desse roteiro? Então, não perca tempo e baixe o nosso guia. A informação de qualidade é uma aliada do empreendedor na busca por maior educação financeira. 

E você, já teve que contratar empréstimo para empresa? Conte sua experiência!

Leia também