Contabilidade para não contadores: 7 conceitos na prática

Conceitos de contabilidade para não contadores

Não dominar as melhores práticas de controle financeiro é um erro comum que leva muitas pequenas empresas a uma morte precoce. Neste artigo, vamos apresentar alguns conceitos da contabilidade para não contadores, para que você, mesmo não sendo um especialista na área, comece a se familiarizar com os termos comuns no dia a dia de qualquer negócio.

O fim do Emissor Gratuito é o começo do seu sucesso

O contador é seu amigo

Antes de apresentar os conceitos, é importante lembrar que, mesmo que você se empenhe, estude bastante e adquira um bom conhecimento na área, não quer dizer que ter uma boa relação com um contador qualificado seja dispensável.

Na sua empresa, você só tem a ganhar com a assessoria de um profissional ou equipe que transmita segurança e que seja acessível para tirar dúvidas. Afinal, a contabilidade é uma área espinhosa, e cometer erros nos registros, mesmo sem má intenção, pode ser imensamente prejudicial a sua empresa.

Conceitos da contabilidade para não contadores

Patrimônio

O que é: Patrimônio é o nome que se dá ao conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa. Geralmente, usa-se o termo “patrimônio líquido”, que é o saldo positivo resultante da diferença entre os ativos (bens que podem gerar recursos econômicos no presente ou futuro) e passivos (obrigações financeiras a serem pagas a terceiros).

Para que serve: É um cálculo fundamental para servir de base ao balanço patrimonial (veja a seguir).

Exemplo: São exemplos de ativos dinheiro, produtos em estoque, máquinas e contas a receber. Já passivos são contas a pagar e empréstimos.

Balanço patrimonial

O que é: O balanço patrimonial é uma demonstração financeira, contábil e econômica, que expressa a situação de uma empresa em determinada data, de forma qualitativa e quantitativa.

Para que serve: É uma das mais importantes declarações financeiras da empresa, e sua principal finalidade é fornecer um quadro preciso da contabilidade da empresa. É fundamental para o controle do patrimônio e para a saúde financeira da empresa.

Exemplo: Nesse artigo, você poderá saber mais sobre o assunto e baixar um modelo de planilha para fazer o balanço patrimonial da sua empresa.

Resultado

O que é: Comparando o patrimônio líquido passado com o presente, você pode calcular o resultado da sua empresa em determinado período. O valor da soma dos bens sempre muda, de acordo com o desempenho da companhia.

Para que serve: Se o patrimônio baixou, significa que a empresa teve prejuízo no período; se aumentou, teve lucro. Mas é importante calcular exatamente qual foi o resultado para ver se está de acordo com as metas traçadas no planejamento estratégico.

Exemplo: Veja abaixo, em Demonstração de Resultado do Exercício, a aplicação prática do conceito.

Demonstração de Resultado do Exercício

O que é: A Demonstração de Resultado de Exercício (DRE) é um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período.

Para que serve: A DRE é o documento no qual, além de deixar claro se, nesse tempo, a companhia teve lucro ou prejuízo, você vai detalhar o resultado – especificando receita de vendas, impostos, custos de produção, despesas variáveis, etc.

Exemplo: Aqui, você confere com mais detalhes quais são os itens que uma DRE deve conter, e baixa um modelo de planilha para realizar a Demonstração de Resultado do Exercício.

Demonstração do Fluxo de Caixa

O que é: A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) é um documento que serve para mostrar detalhadamente qual foi o resultado entre as entradas e saídas do caixa da empresa durante um determinado período de tempo. É semelhante à DRE, mas na DFC você considera o dinheiro que efetivamente entrou, e não o registro das transações. Para entender melhor, veja o item a seguir, “Regimes de contabilidade”.

Para que serve: A DFC só é obrigatória para sociedades de capital aberto, ou com patrimônio líquido superior a R$ 2 milhões. Mas, para pequenas empresas, é uma ferramenta importante para o controle interno, que permite avaliar o ciclo financeiro e, se necessário, renegociar contratos com fornecedores e clientes, visando equilibrar as datas de recebimento e pagamento, para ter sempre capital de giro sem recorrer a empréstimos.

Exemplos: Aqui, você pode fazer o download de um modelo de planilha para o controle do fluxo de caixa. Os números que você registrar aí serão usados na DFC.

Regimes de contabilidade

Existem dois tipos de regimes de contabilidade:

Regime de competência: É quando os valores são contabilizados no mês em que a transação ocorreu, independente de quando o dinheiro será pago ou recebido. Por exemplo, se você vendeu um produto em julho, mas só receberá o dinheiro em agosto, no regime de contabilidade a receita é contabilizada em julho. Esse é o regime usado no DRE.

Regime de caixa: Nesse regime, acontece o contrário: as receitas e despesas só são contabilizadas quando o dinheiro entra ou sai de fato. Por isso, é usado no DFC, que é um demonstrativo sobre o fluxo de dinheiro no caixa, não sobre o balanço entre compras e vendas.

Plano de Contas

O que é: O plano de contas é uma maneira de categorizar as contas da empresa. Você vai registrar as operações em categorias, que podem estar divididas por conta bancária ou por centro de custo.

Para que serve: O plano de contas serve para organizar o registro das movimentações, com informações que servirão de base para elaborar as demonstrações contábeis que explicamos acima.

Exemplo: Acesse este artigo, saiba mais sobre o plano de contas e baixe um guia que explicará como realizá-lo.

Conclusão

Como você deve ter percebido, organizar as finanças de uma empresa não é tarefa simples. Isso tudo pode ser facilitado com a adoção de um sistema de gestão online como o ContaAzul, que permitirá a você economizar várias horas em uma semana – afinal, suas sessões são integradas, diminuindo o retrabalho do preenchimento das planilhas.

Vale ressaltar que, mesmo com um software que facilite o trabalho, é muito importante consultar o seu contador sempre que você tiver dúvidas. Ele poderá orientar você sobre a maneira mais adequada de registrar determinada informação contábil.

Guia Plano de Contas  Aprenda a fazer um plano de contas e estabeleça regras para sua contabilidade  e gestão financeira Baixar o guia agora

Ainda tem dúvidas sobre os conceitos da contabilidade? Comente.

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>