[Planilha] Modelo de DRE - Demonstração do Resultado do Exercício

45 Comentários Publicado:  Assunto: Planilhas
 

[Planilha] Modelo de DRE

Você está buscando um modelo de DRE para sua empresa? Trouxemos neste artigo um modelo de DRE para download e alguns exemplos de DRE para você se guiar e montar facilmente o modelo da sua empresa. CURSO GRÁTIS | Saldo Sincronizado para manter a Saúde Financeira

Vamos começar disponibilizando um modelo para você fazer a Demonstração do Resultado do Exercício da sua empresa.

Mas afinal, o que é DRE ?

A DRE (Demonstração de Resultado de Exercício) é um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período de tempo para deixar claro se a empresa se teve lucro ou prejuízo. Tecnicamente, é um demonstrativo contábil aplicado dentro do regime de competência para mostrar como é formado o resultado líquido do exercício (normalmente do ano), por meio da comparação entre receitas e despesas.

A DRE apresenta a síntese dos resultados das atividades operacionais e não operacionais da empresa. Isso é feito de forma gerencial, com as projeções de crescimento, custos etc., como de forma fiscal, apresentando os impostos e taxas recolhidas durante o ano.

Qual é a estrutura de um DRE

Para as empresas brasileiras, a demonstração de resultado de exercício é obrigatória, de acordo com a lei n° 11.638/07, publicada em 27 de dezembro de 2007. Resumidamente, a DRE de uma empresa se estrutura da seguinte maneira:

Há algumas possibilidades. Quanto mais detalhes sobre a operação, mais próximo do dia a dia. Quando mais amplo, mais estratégica a visão. Você pode reduzir a 9 ou 10 pontos ou discriminar grupos de despesas no período.

Uma estrutura resumida seria:

  • Receita Bruta
  • (-) Deduções e abatimentos
  • (=) Receita Líquida
  • (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  • (=) Lucro Bruto
  • (-) Despesas com Vendas
  • (-) Despesas Administrativas
  • (-) Despesas Financeiras
  • (=) Resultado Antes IRPJ CSLL
  • (-) Provisões IRPJ E CSLL
  • (=) Resultado Líquido

Modelo de DRE  Use o modelo para fazer a demonstração do resultado do exercício do seu  negócio durante o ano Baixar a planilha agora

Vamos a uma breve descrição de cada tópico

1. Receita de vendas

Entrada de dinheiro no caixa ou no patrimônio da empresa em dinheiro ou direitos (crédito documentado que assegure propriedade de mercadorias ou bens). Inclui receita de vendas de produtos, prestação de serviço, recebimento de juros, royalties e dividendos.

2. Deduções de impostos

Inclui devoluções de vendas, descontos oferecidos e abatimentos de impostos que incidem diretamente sobre a venda, como ICMS, ISS etc.

3. Receita líquida

O resultado das receitas de vendas menos as deduções representam a receita líquida.

4. Custos de venda

CPV (Custo de produtos vendidos), CMV (Custos de mercadorias vendidas) e CSP (Custo dos Serviços Prestados) apresentam gastos relativos à fabricação de um produto ou preparação de um serviço. Valores despendidos com matéria-prima, distribuição, logística etc.

5. Lucro bruto ou resultado bruto

Lucro bruto é a diferença entre a receita líquida e o gasto na produção.

6. Despesas Administrativas ou fixas

Despesas fixas correspondem aos gastos para manter a empresa em funcionamento independentemente de haver vendas. Contas de aluguel, água, energia e telefone em escritórios, são exemplos.

7. Despesas com vendas

Gastos com comissões e custos de pós-venda

8. Despesas financeiras

Gastos com juros e multas podem ser apresentados como despesas financeiras. No caso de quem mexe com importação e exportação, variações cambiais também estão neste tópico.

9. Resultados antes do IRPJ e CSLL

Resultado da conta até aqui, desconsiderando o impacto dos impostos sobre o faturamento.

10. IRPJ e CSLL

IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) são tributos cobrados sobre o faturamento.

11. Resultado líquido

Por fim, temos o resultado líquido, obtido a partir da subtração dos impostos e taxas pagas do lucro bruto. Esse valor corresponde ao resultado de uma empresa, considerando os ganhos e descontos em determinado período. O resultado líquido é, portanto, bastante importante para realizar financiamentos próprios, investimentos ou ser dividido entre sócios, acionistas e funcionários.

Para você entender melhor esta estrutura dentro de uma tabela, trouxemos alguns exemplos de DRE para você. Note que alguns dos modelos tem mais detalhes do que outros. Quanto mais informação, mais controle operacional. Quanto mais abrangente, mais estratégica a visão, mas menos específicas as conclusões.

Modelo de DRE  Use o modelo para fazer a demonstração do resultado do exercício do seu  negócio durante o ano Baixar a planilha agora

Exemplo DRE - 1

exemplo DRE

Exemplo DRE - 2

exemplo DRE

Exemplo DRE - 3

Exemplo DRE 3

Esperamos que tenham gostado do modelo de DRE e dos exemplos que apresentamos neste artigo. Qualquer dúvida deixe sua mensagem logo à baixo no espaço de comentários!

Infográfico DRE  DRE: o raio-x completo da sua empresa Baixar o infográfico agora

José Carlos Sardagna
Sobre o autor

Marketing Manager da ContaAzul. É formado em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Ciências da Computação pela UDESC.

MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO

45 Comentários
 
curso grátis ContaAzul

CURSO ONLINE - Vagas limitadas!

Notas Fiscais com o ContaAzul: Gestão Prática e Eficiente


INSCREVA-SE AGORA