Controle Financeiro

Planilha de balanço patrimonial: baixe grátis!

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 26/01/2024 | 5 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que apresenta a posição patrimonial e financeira da empresa em um determinado período de tempo;
  • Ele é considerado uma das principais declarações financeiras de uma empresa, pois faz parte de um conjunto de relatórios que compõem as demonstrações contábeis da mesma;
  • Neste conteúdo, você encontra um modelo de planilha de balanço patrimonial para aplicar no seu negócio.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

Quando o assunto é a gestão financeira empresarial, certamente você já ouviu falar sobre o balanço patrimonial. Afinal, esse é um dos documentos essenciais para a contabilidade e organização financeira da sua empresa.

Para ajudar você a fazer o balanço patrimonial, nós, da Conta Azul, preparamos uma planilha grátis para download. Acompanhe!

Empresários analisam documentos com gráficos.

O que é balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é um documento contábil que descreve toda a situação do patrimônio da sua empresa. Esse documento apresenta as operações financeiras do seu negócio, como imposto de renda, aquisições de bens, entre outros.

Por isso, ele é fundamental na hora de garantir a organização financeira da sua empresa. Além disso, é importante ressaltar que ele é obrigatório para todas as empresas brasileiras, com exceção das optantes pelo Simples Nacional.

Entre várias utilidades, o balanço patrimonial serve para:

  • Analisar o comportamento financeiro de um negócio, compreendendo trajeto dos recursos financeiros da empresa;
  • Basear a elaboração do planejamento estratégico do seu negócio;
  • Ajudar na composição do planejamento tributário. Assim, você identifica os tributos pagos e encontra os meios de reduzi-los;
  • Auxiliar na tomada de decisões mais assertivas;
  • Apresentar os dados financeiros e contábeis aos possíveis investidores.

Além disso, a partir desse relatório contábil, o empresário pode ter acesso a informações como a situação financeira atual da empresa e sua capacidade de endividamento, lucratividade, crescimento e investimentos.

O que deve constar em uma planilha de balanço patrimonial?

Assim como outros documentos contábeis, o balanço patrimonial deve seguir uma estrutura. Por isso, uma planilha de balanço patrimonial deve detalhar os ativos, os passivos e o patrimônio líquido.

Mas afinal, o que cada um representa nesse processo e o que deve ser inserido? Confira abaixo: 

Ativos

Os ativos de uma empresa são todos os bens que ela possui. Dessa forma, podemos considerar os bens materiais, como carros, equipamentos de escritório, entre outros. Também estão inclusos os recursos em dinheiro e o que o negócio tem direito a receber.

Em outras palavras, os ativos são tudo aquilo que sua empresa pode vender e converter em dinheiro, ou seja, em valores monetários. No modo geral, ele é dividido em dois conceitos, o ativo circulante e o não circulante.

Passivos

Por sua vez, os passivos são todas as obrigações e dívidas de uma empresa. Entre eles, podemos incluir salários dos funcionários e outras contas diárias, como energia, refeição e muitas outras.

Além disso, também estão inclusos os impostos, juros de empréstimos, custo com fornecedor. Assim como os ativos, ele também é dividido em duas categorias, sendo circulante e não circulante.

Patrimônio líquido

Corresponde ao valor que uma empresa realmente possui e é composta pela diferença entre os ativos e os passivos. Ele é composto pelo capital social, pelas reservas de lucro e de capital, ajustes de avaliação patrimonial, patrimônio líquido negativo e ações em tesouraria

Planilha de balanço patrimonial: baixe grátis!

Agora que você já sabe o que deve constar nesse documento, basta levantar as informações necessárias e utilizar nosso modelo de balanço patrimonial. Para ajudar você a montar esse relatório tão importante para a sua empresa, criamos uma planilha para download gratuito.

Ela já contém os três elementos indispensáveis para a elaboração do balanço patrimonial e é totalmente editável, para que você possa acrescentar dados importantes para sua empresa.

Para ter acesso ao material, clique no banner abaixo e preencha o formulário.

banner com link para download de planilha de balanço patrimonial

Sabia que usando o ERP da Conta Azul, você tem acesso facilitado aos dados da sua empresa e consegue emitir diversos relatórios de vendas, de estoque e financeiros, incluindo o DRE e o fluxo de caixa? Acesse nosso site para saber mais sobre os relatórios emitidos pela Conta Azul Pro.

Leia também