Descubra como montar um salão de beleza e fazer sua gestão de forma eficiente

Descubra como montar um salão de belezaO mercado da beleza é um dos que mais cresce no país. É visível que a preocupação das pessoas com o corpo e o visual cresce a cada dia, não é verdade? Então, se você pretende aproveitar este crescimento e abrir seu próprio negócio, continue a leitura e saiba como montar um salão de beleza. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a vaidade feminina e masculina movimenta mais de R$ 38 bilhões por ano no Brasil (dados de 2015) e, para 2018, a expectativa do setor é de que o faturamento cresça cerca de 3 vezes acima do resultado do PIB, cuja última projeção do Banco Central aponta para 2,7%. Um momento e tanto para apostar nesse segmento.

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

Neste artigo, mostramos como elaborar um plano de negócio, como definir seu público-alvo e como fazer um planejamento financeiro. Apresentamos, ainda, dicas de produtos e ferramentas para otimizar seu negócio. Vamos lá?

Como montar um salão de beleza: comece pelo plano de negócio

Para que o seu salão de beleza tenha um crescimento saudável e alcance os resultados desejados, é importante que você elabore um plano de negócio. Talvez alguns donos de negócio ainda não se atentem a este processo, mas cumpri-lo adequadamente irá fazer com que o salão alcance mais facilmente as metas estabelecidas.

Um bom plano tem tópicos específicos que devem ser preenchidos de acordo com cada estabelecimento. Estes tópicos contêm informações importantes que servirão de apoio à administração da empresa. Veja as principais e o que cada um deles deve apresentar:

  • Sumário executivo: um resumo sobre o negócio e suas principais informações. Aqui devem constar nome, objetivo, mercado de atuação, capital social, recursos, pontos fortes e fracos da empresa e os dados do dono;
  • Dados da empresa: razão social, nome fantasia, CNPJ e endereço;
  • Forma jurídica: o empreendimento pode ser enquadrado juridicamente como Microempreendedor Individual (MEI), empresário individual, empresa individual, sociedade limitada ou anônima;
  • Enquadramento tributário: o enquadramento tributário será de acordo com o faturamento do negócio e a quantidade de funcionários registrados. Assim, poderá ser registrado como Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) ou Microempreendedor Individual (MEI);
  • Investimentos: nesta etapa, é importante definir o capital inicial da empresa e como ele será formado, se por empréstimo ou investimentos de terceiros, por exemplo.

Com estas informações, você será capaz de fazer um bom plano de negócio para seu salão de beleza. Deste modo, irá se sentir mais seguro para iniciar o empreendimento!

Mas este é só o passo inicial. Na sequência, mostraremos outros pontos importantes que também fazem parte do plano de negócio para quem quer montar um salão de beleza e administrá-lo da melhor maneira possível.

Definição do público-alvo

A definição do público-alvo é essencial a qualquer negócio. No caso de um salão de beleza, o dono deve analisar um conjunto de pessoas com gostos mais ou menos parecidos e que poderão sentir-se atraídas pelos serviços que ele oferece. Para ajudar a pensar nisso, podem ser utilizados alguns padrões, como gênero, idade, classe social e escolaridade, por exemplo. Mas também pode ser interessante pensar num tipo de cliente ideal, pois isso irá facilitar a escolha da identidade visual, da publicidade e até mesmo dos preços que serão cobrados.

Existem ainda algumas ferramentas que podem auxiliar nesta definição, como as entrevistas e as pesquisas de mercado. Por meio delas, o dono do salão consegue ter melhores condições e mais confiança na hora de definir seu público-alvo, já que terá informações concretas e não ficará somente que ele pensa ser o ideal.

Como montar um salão de beleza que se diferencie da concorrência? Com esta pergunta, chegamos a outra dica importante: visite salões que oferecem serviços parecidos com o seu para fazer a análise dos concorrentes. Procure identificar o que existe nesses salões que atrai determinado público e leve esta experiência para seu próprio negócio. Só fique atento para não copiar o concorrente, mas, sim, usar a ideia como inspiração para o seu estabelecimento.

Após ter esse cliente ideal estabelecido, é hora de focar no planejamento financeiro, que é outra etapa essencial ao funcionamento de qualquer negócio.

Planejamento financeiro

Colocar um planejamento financeiro em prática demanda uma análise completa do seu salão de beleza. Isso porque, para enfrentar qualquer dificuldade que o negócio possa vir a ter, é preciso saber a atual situação econômica dele e ter estabelecido quais atitudes tomar em cada uma delas, inclusive para não perder de vista as metas definidas.

Ao montar o planejamento, o dono do negócio deve realizar um mapeamento da situação econômica do salão de beleza (o quanto já foi gasto para abrir a empresa). Por meio dele, é possível conhecer os limites e as condições do estabelecimento. Depois de cumprida esta etapa, é necessário fazer um balanço do patrimônio da empresa (inventário de todo mobiliário e equipamentos). Com esses dois levantamentos, você vai saber exatamente a situação financeira geral e ter condições para definir quais tipos de investimento ainda são exigidos para montar um salão de beleza completo.

E, claro, depois de pronto, esse planejamento precisa estar sempre nas mãos do dono do negócio. Assim, ele poderá conferir se o planejado está sendo feito e, caso ocorra algum desvio, terá condições de tomar uma atitude para reverter a situação.

Estratégias para enriquecer seus serviços

Ouvir os clientes e detectar seus desejos e vontades é muito importante na hora de oferecer seus serviços, afinal, você está lidando com a vaidade das pessoas, certo? Atendimento personalizado e em horários alternativos podem fazer a diferença na conquista e na fidelização da clientela.

O salão de beleza deve criar um cadastro contendo todas as informações pessoais relativas ao cabelo, tipo de pele, preferência por cores e marcas de cada um dos clientes. Isso, com toda certeza, passará a sensação de que você se preocupa de verdade com quem frequenta seu estabelecimento.

Em relação ao seu material de trabalho, opte sempre por marcas reconhecidamente confiáveis no mercado. Procure também manter seu material de trabalho em ótimo funcionamento e extremamente limpo. Isso vale também para o ambiente. Ninguém gosta de ficar em um lugar feio ou pior, sujo, principalmente quando está buscando ficar ainda mais bonito, concorda?

E, por fim, para manter o agendamento controlado e não perder clientes, considere ter mais de uma linha telefônica, secretária eletrônica, WhatsApp ou mesmo um software de agendamento online. É importante lembrar de manter uma agenda de clientes atualizada, com nome, endereço e até data de aniversário — lembrar do aniversário pode ser um diferencial na hora de conquistar um cliente, pois é mais uma forma de demonstrar atenção a ele, mandando uma mensagem de parabéns pelo WhatsApp, por exemplo, ou um presente especial, como uma porcentagem de desconto na próxima ida dele ao salão.

Ferramentas para auxiliar a gestão

Além de todo o planejamento necessário para desenvolver seu negócio, existem algumas ferramentas que podem facilitar muito sua gestão. Entre elas estão a frente de caixa online e o controle de estoque online.

Uma boa solução de frente de caixa online deve oferecer um sistema simplificado de PDV e fazer a integração das vendas com o faturamento, a cobrança e o estoque, além de emitir a nota fiscal ao consumidor eletrônica (NFC-e) e estar integrada com a contabilidade, evitando erros e garantindo mais velocidade no fechamento das contas.

Já para o controle de estoque online é importante que o software faça a contagem dos produtos de maneira automática conforme forem ocorrendo as baixas no sistema, dando uma visão geral, de forma rápida e prática, do que você tem e do que precisa ser reposto. Um diferencial é procurar por soluções que contem com alertas de estoque mínimo, dessa forma, o sistema avisa quando o estoque chegar no limite, evitando que clientes fiquem sem atendimento por falta de produto.

A plataforma ContaAzul oferece essas duas funcionalidades e muito mais para auxiliar na administração do seu salão de beleza. Porém, muito mais do que tecnologia, é preciso comprometimento do dono do negócio em querer fazer o certo desde o surgimento do projeto até a hora de tirar do papel a ideia sobre como montar o salão de beleza.

Por isso, para fechar com chave de ouro este artigo, temos mais uma dica para você: faça o curso Gestão empresarial: primeiros passos para o sucesso! Este curso online mostra como organizar uma empresa, desde o diagnóstico inicial até o planejamento financeiro. O treinamento passa pelos principais erros que as empresas cometem e indica como escapar deles. Para inscrever-se gratuitamente, basta clicar aqui!

Se restar alguma dúvida ou se quiser continuar a conversa sobre como montar um salão de beleza, deixe um comentário no espaço abaixo. Estamos ansiosos para conhecer sua experiência sobre o assunto e igualmente à disposição para ajudar você no que for possível.

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>