Controle Financeiro

Como fazer um plano de contas: baixe um guia grátis

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 26/01/2024 | 4 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O plano de contas é o conjunto de todos os lançamentos disponíveis para escrituração;

  • Esse instrumento ajuda a entender melhor o patrimônio da empresa e otimiza o controle financeiro;

  • Baixe grátis um guia sobre como fazer um plano de contas e aplique essa ferramenta no seu negócio. 

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

O primeiro passo de um controle financeiro eficiente é organizar e registrar todas as movimentações de entrada e saída. Para isso, é indispensável saber como fazer um plano de contas.

Montar esse documento do zero leva bastante tempo. Caso não tenha nenhuma orientação para começar, pode demorar mais ainda. Sem contar que as outras atividades da empresa, que dependem de você, continuarão precisando do seu suporte. 

Para facilitar a sua rotina dos empreendedores, elaboramos um guia de como montar um plano de contas. Isso porque cada negócio tem suas peculiaridades, no entanto, com os direcionais corretos, fazer o seu ficará muito mais fácil. 

Continue lendo e entenda melhor sobre a importância de uma estrutura de plano de contas. Aproveite para baixar seu guia gratuitamente. Boa leitura! 

Plano de contas

Plano de contas: por que preciso dessa ferramenta na minha empresa?

O plano de contas é uma forma de organizar todos os dados financeiros de uma empresa em sua ordem devida. Por conta disso, essa ferramenta otimiza o controle das finanças e a contabilidade.

Sem esse documento, não é possível realizar nenhuma outra atividade contábil. Na verdade, talvez até seja, mas com falta de informações ou dados errados. O que pode resultar em vários prejuízos, como pagamento de multas.

Ao entender como fazer um plano de contas, você ganha tempo nas operações administrativas, já que todos os dados estarão organizados, de maneira rigorosa e detalhada.

Descubra como fazer o controle financeiro da sua empresa em 7 passos

Baixe grátis um guia e entenda como fazer um plano de contas

Com a criação de um parâmetro e uma lógica que sirvam de norte para fazer o controle financeiro, é possível gerenciar os recebimentos e pagamentos do negócio de forma assertiva. O plano de contas tem exatamente essa função: estabelecer uma espécie de conjunto de regras para a contabilidade.

Devido a sua importância, elaboramos o guia Plano de contas: a base para a gestão financeira, que traz uma explicação detalhada do que é essa ferramenta, como ela se estrutura, a relevância para as empresas e mais algumas dicas valiosas para ajudar você a controlar as finanças do negócio. 

Para isso, detalhamos:

  • O que é um plano de contas;

  • A importância do plano de contas;

  • Os cinco itens imprescindíveis de um plano de contas;

  • Como garantir a eficiência deste plano usando um sistema online

Além do guia, no material você também encontrará um modelo de plano de contas. Porém, sugerimos que seja feita a cópia desse documento, para personalização de acordo com a realidade da sua empresa. Isso quer dizer que as contas e categorias inseridas nele devem representar exatamente o que significam, facilitando a leitura e a interpretação dos dados. 

Clique no banner abaixo, preencha as informações solicitadas e acesse o guia! 

Banner para download do guia de plano de contas

Um plano de contas financeiro fará a diferença na gestão do seu negócio

Se quiser adaptar o guia a sua empresa, nossa dica é ouvir seus colaboradores durante a elaboração do documento. Como eles já estão inseridos na rotina do negócio e conhecem os procedimentos internos, poderão indicar o que precisa ou não entrar no plano de contas. Assim, você ainda incentiva a participação de pessoas de outras áreas

A partir do plano de contas, é possível enxergar a realidade da empresa, cortar custos ou identificar onde pode fazer algum investimento. Em resumo, essa ferramenta proporciona uma visão privilegiada da situação financeira. 

Lembrando que a desorganização das finanças é um dos principais motivos que levam as empresas a fecharem as portas antes de completarem dois anos de vida. Por isso, ressaltamos que a leitura deste guia também ajudará a evitar erros e cuidar melhor do seu negócio. A tomada de decisões será mais assertiva. 

Por fim, convidamos você a estudar também como fazer um planejamento financeiro. Dessa forma, toda a gestão pode ser contemplada em um grande plano estratégico, com objetivos claros.

Clique aqui e aprenda agora a fazer seu planejamento financeiro empresarial!

Leia mais

Leia também

Sem mais posts para exibir.