E-commerce

Como aumentar as vendas online no fim de ano?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 30/01/2024 | 8 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • As vendas online vêm crescendo bastante nos últimos anos. Porém só fazer ofertas e baixar os preços não é suficiente para se destacar;
  • Neste conteúdo, veja algumas dicas importantes para vender mais pela internet e fidelizar os novos clientes que você irá receber;
  • Com a Conta Azul, você acompanha as suas vendas online em tempo real, pode vender pela internet sem site e oferecer parcelamentos em até 12 vezes, sem precisar de maquininha de cartão de crédito.

Experimente grátis a Conta Azul!

O final de ano com certeza é a época mais importante para o comércio brasileiro. Natal e Black Friday são, respectivamente, as duas datas que oferecem mais lucro no calendário do varejo – com uma grande fatia representada pelas vendas pela internet.  

Por isso, como aumentar as vendas online no final de ano é uma dúvida que surge para muitos empreendedores neste período. Pois saiba que, para alcançar essa meta, é preciso iniciar o planejamento o quanto antes. 

Então se antecipe à concorrência e veja nossas dicas para turbinar o faturamento do seu negócio no final do ano. Boa leitura!

como-aumentar-as-vendas online-neste-fim-de-ano

 

Como aumentar as vendas online no fim de ano? 

1. Invista em produtos atrativos para o público

Toda empresa sempre tem aqueles produtos e/ou serviços mais procurados e alguns outros que não tem uma saída tão boa. E, diante disso, uma dúvida muito comum dos empreendedores é em qual deles focar nas ofertas de final de ano. 

A primeira dica é: sempre considere aquilo que o seu público mais procura. Porém, isso não quer dizer que os os itens com um giro menor devem ser esquecidos. Eles podem (e devem!) entrar em promoção. Contudo, o destaque maior deve ser para o que realmente vende. 

Então, o que precisa ter nas suas redes sociais e no seu site?

  • Divulgando das ofertas;

  • Explicação sobre os seus produtos e serviços que estão em promoção;

  • Dicas de presentes;

  • Valores claros, condições de pagamento e entrega;

  • Respostas para os clientes. Se ele perguntou o preço em um comentário no Instagram, responda lá; se ele enviou a mensagem, faça a mesma coisa e jamais diga “preço e mais informações por inbox”. 

Com poucos cliques, por meio da Conta Azul, você pode emitir relatórios simples sobre as suas vendas. Clique aqui para entender mais! 

2. Fique sempre de olho na concorrência

Tenha sempre um olho no público e, o outro, na concorrência. Falando em vendas pela internet, você precisa analisar a presença digital dos seus concorrentes, ou seja, como eles se posicionam e o que fazem nos sites e nas redes sociais. 

Assim, verifique:

  • Os comentários dos seguidores nos perfis e sites da concorrência;

  • O tempo de resposta para dúvida ou pergunta do seguidor;

  • A frequência de postagens, conteúdo e fotos usadas;

  • E, o mais importante, quais são os produtos e serviços oferecidos. 

Fazendo essa análise, você consegue descobrir quais práticas evitar e os pontos que você pode aproveitar para o seu negócio. Porém, não se esqueça de manter a originalidade da sua empresa: uma coisa é inspirar e outra bem diferente, é fazer uma cópia. 

3. Divulgue suas ofertas nas redes sociais de forma assertiva 

Divulgar as suas promoções de final de ano é essencial, porém, é importante alternar na divulgação de ofertas e outros conteúdos. Do contrário, seu perfil na rede social ficará cansativo. 

Dessa forma, durante o final de ano, invista em:

  • Posts com dicas e sugestões de presentes com seus produtos e serviços, como mencionamos;

  • Postagens interativas, como “marque aqui quem vai te dar esse presente no Natal”;

  • Publicações com mensagens sobre a data;
  • Mostrar o dia a dia da empresa nos stories e como estão os preparativos para o final de ano;
  • Posts mais descontraídos e engraçados.

4. Treine sua equipe para fazer um bom atendimento ao cliente

Sua equipe também precisa ser treinada para atender bem online, mesmo diante de uma demanda mais alta: cada cliente é único e deseja ser tratado como tal, independente de qualquer coisa.

Afinal, para ele, não importa se você tem uma equipe pequena ou se tem muitas coisas para fazer e sim, um bom atendimento. Por isso, invista em treinamentos e, se necessário, faça contratações extra para dar conta da demanda. 

5. Ofereça vários meios de pagamento

Sua promoção pode ser a mais incrível e o seu produto e/ou serviço o melhor do mercado, mas, sem boas condições de pagamento, você não vai vender. 

Por isso, aposte nos links de pagamento, parcelamentos maiores e recebimentos via Pix Cobrança, que agilizam bastante a venda.

Lembre-se que estamos falando do Natal e do final de ano, época onde as pessoas estão mais favoráveis à compra, principalmente porque é tradicional aqui no Brasil presentear amigos e familiares.

Como também já falamos, as suas condições de pagamento precisam estar expostas de forma bem clara nas suas redes sociais e no seu site. Isso pode ser decisivo para o cliente na hora de escolher entre a sua empresa e a concorrência. 

6. Fidelize os novos clientes para o próximo ano

Com um aumento no volume de compras no final do ano, você com certeza você vai receber clientes novos. Por isso, além das ofertas, pense também em estratégias para fazer fidelizar esses novos clientes, ou seja, fazer com que ele compre novamente.

Uma dica interessante é, logo que eles finalizarem uma compra, oferecer recompensas, como cupons de desconto com tempo limitado (10% off até o final de janeiro, como por exemplo), frete grátis.

   7. Utilize um sistema ERP online a seu favor

Se você vende online, seja pelas redes sociais ou por site, já sabe como é um desafio organizar todas as informações e dar conta dos pedidos em um período sem festividades. 

E, no final de ano, com o aumento da demanda, esse desafio é bem maior, principalmente se você controla a sua empresa no caderninho ou nas planilhas. Então, para não perder clientes, ter menos prejuízos e estresse, apostar em um ERP online é uma boa opção. 

Trata-se de uma plataforma que centraliza todas as informações dos setores da sua empresa. Assim, em único local, você consegue monitorar as vendas, o fluxo de caixa e o estoque. Inclusive, alguns ERPs já são integrados até a contabilidade, como a Conta Azul Pro. 

Dessa forma, com um ERP, você consegue:

  • Tomar decisões e resolver problemas em tempo hábil, como repor a tempo um produto que acabou no estoque;

  • Encontrar a informação que precisa sem depender de ninguém e com poucos cliques;

  • Cumprir com o pagamento de suas obrigações em dias, evitando multas por atraso;

  • Ter a sua conciliação bancária e fiscal automática, sem se perder no extrato bancário da empresa. 

como-aumentar-as-vendas online-neste-fim-de-ano-2

A Conta Azul te ajuda durante o ano inteiro

“Passaram as festas de final de ano: e agora?”

O ano termina, mas, com a Conta Azul, você tem acesso à informações importantes sobre as suas promoções e pode usar todo esse conhecimento para planejar as próximas campanhas.

Através dos relatórios simples e fáceis de entender da Conta Azul, você pode:

  • Acompanhar o fluxo de caixa diário e mensal, visualizando em tempo real as movimentações;
  • Descobrir quais são os seus produtos e/ou serviços mais vendidos; 
  • Ver como andam as suas despesas e seu estoque;
  • Visualizar todas as informações importantes dos clientes, como endereço, datas de vencimento, produtos e/ou serviços consumidos;
  • Saber o faturamento por cliente e muito mais! 

Que tal aproveitar todas essas facilidades sem pagar nada? Clique aqui para experimentar a Conta Azul gratuitamente!

Leia também