E-commerce

Saiba como vender infoprodutos na internet e ter sucesso

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 02/04/2024 | 13 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Muitas pessoas têm interesse em entender como vender infoprodutos, mas não sabem por onde começar. Trata-se de um mercado em crescimento, onde é possível lucrar bastante;
  • Boa divulgação, produzir um conteúdo de qualidade e cuidar do pós-venda são algumas dicas importantes para quem deseja ter sucesso vendendo infoprodutos;
  • A Conta Azul pode ser integrada com a Hotmart, a maior plataforma de venda de infoprodutos da América Latina! Com poucos cliques, acompanhe as suas vendas em tempo real e cuide das rotinas contábeis e fiscais sem complicação!

Experimente grátis a Conta Azul!

Quer entender como vender infoprodutos? Se sim, saiba que está no conteúdo certo!

Com o mercado dos produtos digitais em crescimento, investir nessa área pode ser interessante, tanto para quem deseja ter uma renda extra ou até mudar de segmento. A ausência de barreiras físicas para vender e os baixos custos operacionais são alguns dos principais atrativos deste ramo.

Mas, para ter sucesso com a venda de infoprodutos, não basta apenas desenvolver um curso online ou e-book e colocá-lo à venda. É preciso criar estratégias bem direcionadas e fazer uma boa gestão da empresa digital.

Não sabe por onde começar? Continue a leitura e conheça dicas testadas e aprovadas para vender mais na internet! Conheça também as principais plataformas para a venda de produtos digitais.

Acompanhe os seguintes tópicos:

Com o mercado dos produtos digitais em crescimento, investir nessa área pode ser interessante, tanto para quem deseja ter uma renda extra ou até mudar de segmento. A ausência de barreiras físicas para vender e os baixos custos operacionais são alguns dos principais atrativos deste ramo.

Vale mesmo a pena vender infoprodutos?

As vendas online de modo geral vêm aumentando nos últimos anos. Uma das principais causas desse aumento foram as restrições impostas pela pandemia. Porém, mesmo com as flexibilizações, vender pela internet ainda é tendência.

Para você ter uma ideia, em 2021, a participação do comércio online no varejo dobrou em relação a 2020, de acordo com pesquisa divulgada na IstoÉ.

Cursos online, e-books, vídeo-aulas: o ramo de infoprodutos foi um dos que mais cresceu. Em 2021, a alta já era de 103% em comparação ao ano anterior.

Então, se você está se perguntando se vale a pena investir nessa área, a resposta é sim. Além de tratar de um segmento em ascensão, os custos para desenvolvimento e manutenção dos produtos digitais são mais baixos que em outros ramos.

Isso porque não é necessário criar uma logística de entrega ou armazenar fisicamente mercadorias e matérias-primas. Outra vantagem é a margem de lucro, que costuma ser mais alta.

Todas essas vantagens acabam atraindo muita gente para o segmento de infoprodutos, tornando a concorrência online acirrada.

Mas não é por causa disso que você vai desistir, certo? Saiba que existem várias estratégias que podem ser aplicadas para vender mais na internet e nem todo mundo está por dentro delas. Continue lendo para descobrir quais são!

Controle as suas vendas e emita notas fiscais sem complicação com o ERP da Conta Azul.

Como vender infoprodutos e lucrar na internet?

Abra uma empresa com CNPJ 

Não é porque você vai vender online que não precisa formalizar o seu negócio. Portanto, o primeiro passo para quem quer entrar no ramo de infoprodutos é emitir o CNPJ da empresa.

Com isso, você consegue emitir notas fiscais e cumprir com as demais obrigações contábeis, importantes para funcionar legalmente e não ter nenhum problema com a Receita. Caso tenha dúvidas durante este processo de abertura, consulte um contador.

A Conta Azul te ajuda a encontrar este profissional, clique aqui!

Produza ótimos infoprodutos para seu público 

É indispensável desenvolver produtos digitais de qualidade e com conteúdo rico para lucrar neste ramo. Como falamos, a concorrência é acirrada e é preciso se destacar.

Para isso, além de dominar o assunto, analise o que seu público está precisando e o que os seus concorrentes estão fazendo. Uma dica é ficar atento aos comentários das redes sociais e até nas avaliações das plataformas de venda de infoprodutos.

Faça pesquisas, converse com as pessoas e acompanhe as tendências.

Faça uma produção de qualidade

Se o seu conteúdo é bom, a produção também precisa ser excelente para atrair mais pessoas.

Dependendo do formato do seu infoproduto, invista em uma boa edição de vídeo, fotos e em um material gráfico de qualidade. Se você não tiver expertise com essas atividades, contrate profissionais da área para ajudar.

Escolha uma plataforma para se cadastrar

Você pode vender o seu infoproduto por um site ou até pelas redes sociais, no entanto, o melhor custo benefício é optar por uma plataforma de venda específica para isso, como a Hotmart.

Lá, é possível desenvolver uma página de vendas e expor o seu infoproduto para várias pessoas, assim como acontece na vitrine de um shopping. Para ter acesso a isso, você paga um percentual muito pequeno à plataforma, somente após a venda.

Crie uma página de vendas persuasiva

A página de vendas é o primeiro contato que o seu futuro cliente terá com seu infoproduto. Capriche nas fotos, vídeo e na descrição.

Exponha os principais benefícios do produto digital e as vantagens em relação à concorrência. Não deixe de listar também as informações referentes à forma de pagamento, suporte e reembolso.

Desenhe a sua estratégia de marketing 

Antes de começar a vender seu produto digital, defina como será a estratégia de marketing para divulgação. Confira alguns aspectos que você precisa considerar neste momento.

Redes sociais 

As redes sociais são as melhores parcerias dos infoprodutores. Por meio delas, você pode alcançar mais pessoas e se tornar mais conhecido.

Para isso, foque em conteúdos informativos sobre os produtos digitais, dê dicas, tire dúvidas e, se possível, divulgue depoimentos de clientes que já compraram o seu infoproduto.

É importante manter a constância, interagir com os seguidores respondendo comentários e mensagens e, assim como no seu infoproduto, manter uma qualidade visual nas publicações.

Programa de afiliados com influenciadores 

Afiliados são pessoas que divulgam infoprodutos e ganham uma comissão conforme o percentual estabelecido pelo infoprodutor.

Uma estratégia para vender mais na internet é aproveitar este recurso oferecido pelas plataformas de venda de produtos digitais e contar com a ajuda dos influenciadores para divulgação.

Aqui, vale destacar a importância de buscar um influencer que tenha afinidade com o produto digital e verificar algumas métricas, como o engajamento (curtidas, comentários e salvamento de publicações).

E-mail marketing

Enviar e-mails também é uma ótima alternativa para divulgar o infoproduto e manter o relacionamento com seus clientes. O ideal também é optar por alguma plataforma própria para o envio de e-mail marketing, como a RD Station da Resultados Digitais.

Com esse tipo de ferramenta, é possível criar conteúdo, programar o envio e até analisar os dados dos e-mails enviados, possibilitando identificar quantos foram abertos, excluídos e até salvos como spam.

A Conta Azul pode ser integrada com mais de 50 de plataformas, dentre elas a Hotmart e a própria RD Station. Saiba mais!

Anúncios pagos nas redes sociais

Você também pode criar anúncios nas principais redes sociais para divulgar o seu infoproduto na internet. No Instagram e no Facebook, isso pode ser feito seguindo alguns passos simples:

  • Crie uma conta comercial;
  • Selecione a publicação que deseja anunciar;
  • Escolha o público-alvo, localização e idade;
  • Defina o orçamento e o período da promoção.

Caso você sinta dificuldades em anunciar, contrate um gestor de tráfego, profissional responsável por criar campanhas de anúncios na internet.

Forneça bons descontos e/ou promoções 

Ao montar a sua estratégia de marketing, defina com antecedência quais serão as promoções e o valor dos descontos. Com isso, você consegue se planejar financeiramente e tem tempo hábil para divulgar as ofertas.

As plataformas para venda de infoprodutos, inclusive, oferecem uma opção de criar cupons de desconto para enviar aos clientes.

Não se esqueça do pós-venda 

Além de divulgar o seu infoproduto para venda, crie uma boa estratégia para interagir com os clientes após a compra. O objetivo é fortalecer o relacionamento, principalmente por dois motivos.

O primeiro deles é relacionado ao fato de que os seus clientes poderão divulgar o seu infoproduto para outras pessoas. Já o segundo motivo diz respeito a aumentar as chances de recompra quando você lançar um novo produto digital.

Desde que com a autorização desses clientes que já compraram, envie mensagens pelo WhatsApp, e-mails e faça até ligações, perguntando a opinião deles e divulgando novidades.

Tenha o controle do seu negócio digital com o ERP da Conta Azul, sistema de gestão online, completo e fácil de usar!

5 melhores plataformas para você vender infoprodutos

1. Hotmart

A Hotmart é uma plataforma completa para transformar criadores de conteúdo em empreendedores! Com ela, você pode criar seus produtos, acelerar suas vendas, gerenciar seus resultados e escalar seu negócio digital.

Nela, você pode criar uma página de vendas e quantos infoprodutos quiser. A Hotmart pode ser integrada com outras plataformas (como a Conta Azul) e oferece vários recursos interessantes para os infoprodutores.

Um deles é Hotmart Sparkle, aplicativo de comunidades na própria plataforma e a Hotmart Academy, plataforma gratuita de aulas que ensina o passo a passo para empreender na Hotmart.

Confira os principais benefícios da integração da Hotmart com a Conta Azul. 

2. Udemy 

A Udemy é uma plataforma de infoprodutos voltada para o ramo da educação. Nela, é possível encontrar cursos de diversas áreas, com destaque para programação, designer, marketing e tecnologia.

Hoje, a Udemy conta com mais de 50 mil alunos em todo mundo e professores de diversos países. Para divulgar um curso nessa plataforma, é preciso passar por etapas de um processo de aprovação e criar cursos com mais de 30 minutos de duração.

3. Eduzz 

A Eduzz é semelhante à Hotmart, que permite a divulgação e venda de infoprodutos em geral, mas com algumas diferenças. A começar pela tarifa cobrada por saque para afiliados, que na Eduzz é bem mais cara.

Além disso, a Hotmart oferece mais vantagens para o infoprodutor, como a Hotmart Academy e a Hotmart Sparkle.

4. Monetizze

A Monetizze é outra grande plataforma para venda e divulgação de infoprodutos. Nela, também é possível oferecer produtos digitais por assinatura.

Assim como a Hotmart, a Monetizze oferece algumas vantagens para infoprodutores, como a Membertizze, área de membros vip. Por meio desse espaço, dentre outras coisas, você consegue interagir com os alunos de forma mais rápida.

5. Kiwify

A Kiwify é uma das plataformas menos conhecidas para venda de infoprodutos e também uma das que possui a tarifa mais alta. Através dela, você também pode vender produtos ou serviços digitais por assinatura.

Assim como as outras, a Kiwify também não cobra pela adesão nem mensalidades.

Veja como monitorar as vendas do seu negócio em tempo real pelo celular com App Conta Azul de Bolso.

Antes de começar a vender seu produto digital, defina como será a estratégia de marketing para divulgação. Confira alguns aspectos que você precisa considerar neste momento. 

Torne a sua estratégia de vendas mais eficaz com a Conta Azul!

Monitorar os dados das suas vendas é essencial para aprimorar as estratégias digitais. Afinal, é com base nesses números que você pode analisar se as promoções estão ou não funcionando e em quais infoprodutos vale a pena investir, por exemplo.

Conte com o ERP da Conta Azul para acompanhar as vendas dos seus produtos digitais em tempo real e ainda cumprir com todas as rotinas contábeis e fiscais, para se manter em dia com a Receita.

A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão completa, online e simples de usar, desenvolvida para empreendedores, sejam eles digitais ou não. Com o ERP da Conta Azul, todos os lançamentos são integrados em um único local — das vendas até a emissão de notas fiscais.

Se você já é um infoprodutor ou está pensando em entrar no ramo, saiba que a Conta Azul e a Hotmart podem ser integradas e você consegue sincronizar automaticamente suas vendas, clientes, serviços e produtos da Hotmart no seu ERP da Conta Azul!

Com essa integração, todas as suas vendas são sincronizadas com as rotinas fiscais e contábeis. Outros benefícios são:

  • Emissão descomplicada de notas fiscais;
  • Geração de relatórios detalhados;
  • Conciliação automática das vendas e controle dos recebimentos.

Além de tudo isso, assinantes da Conta Azul Pro têm acesso a funcionalidades exclusivas do App Conta Azul de Bolso como a integração de dados do ERP e emissão de boletos, pelo celular.

Gostou? Clique aqui para experimentar a Conta Azul sem pagar nada!

Leia mais

Leia também