Inovação e Tecnologia

Adtechs e a Tecnologia Na Publicidade: o Que Vem Por Aí

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 22/01/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

As adtechs trazem inovação e tecnologia para a publicidade, e você precisa ficar por dentro desse universo. Confira nosso guia completo sobre o assunto.

As adtechs trazem inovação e tecnologia para a publicidade, e você precisa ficar por dentro desse universo.

Não é novidade que o mercado de publicidade e propaganda foi um dos primeiros a ser impactado pela revolução digital.

Hoje, lembramos dos anúncios impressos com certa nostalgia, pois a internet está se tornando o meio dominante para promover marcas, produtos e serviços.

Para impulsionar a publicidade no ambiente digital, surgiram startups dedicadas a desenvolver soluções e tecnologias para melhorar resultados e diminuir custos.

São as chamadas adtechs, que aproximam anunciantes e publishers para criar campanhas e anúncios cada vez mais certeiros, sob medida para o público-alvo.

Seja para impulsionar anúncios, distribuir conteúdos valiosos ou gerir relacionamentos, essas empresas têm a solução ideal.

Quer se inteirar das inovações e descobrir o que vem por aí?

Siga a leitura e ligue seu radar de tendências.

O que são adtechs

Adtechs são startups focadas em soluções inovadoras para a área de publicidade, que buscam impactar o mercado com tecnologias disruptivas.

O termo é uma fusão de advertising com technologies, com seu propósito facilmente reconhecido pela abreviação “AD”.

Geralmente, as adtechs aparecem junto com as martechs no mercado de marketing e publicidade, mas é importante diferenciar as duas áreas.

Enquanto o marketing é um terreno mais amplo, ligado à inteligência de negócios e compreensão do mercado, a publicidade diz respeito à difusão de mensagens sobre produtos, serviços e ideias.

Naturalmente, ambas são indissociáveis, mas vamos nos focar nas startups que criam soluções para publicidade e propaganda: promoção, divulgação e exibição de marcas e campanhas em diversas mídias.

Essas empresas estão mudando a forma com que as marcas se conectam com seus públicos e o modo como os publicitários se relacionam com os meios.

De acordo com o relatório Worldwide Advertising Software Forecast 2018–2022, da consultoria IDC, o mercado de tecnologias para publicidade cresceu 38% em 2017, alcançando a cifra de US$ 12,7 bilhões.

Porém as soluções das adtechs ainda representam cerca de 4,7% do mercado publicitário mundial, e a meta é chegar a uma fatia de R$ 7,8% até 2022.

Por se tratar de um mercado muito fragmentado, as oportunidades de crescimento são abundantes.

Aqui no Brasil, a Startup Base da ABStartups registra 2,4% de adtechs entre as 10.825 startups cadastradas.

Já o relatório AdTech Mining Report 2018, da Distrito, mapeou 340 adtechs no país, divididas entre os segmentos de Publicidade & Promoção, Conteúdo & Experiência, Social & Relacionamentos e Comércio & Vendas.

Há ainda subcategorias de adtechs focadas em SEO, marketing analytics, design, OOH, e-commerce, CRM, influenciadores e muito mais.

6 adtechs para ficar de olho

Para entender o impacto das adtechs na publicidade, vamos conhecer algumas das startups mais inovadoras do segmento.

Confira nossa seleção exclusiva.

In Loco

A In Loco é uma adtech brasileiríssima com escritórios em Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Francisco (EUA).

A empresa criou uma tecnologia pioneira em localização inteligente para marcas, agências e varejo.

Por meio de uma plataforma de localização, a startup consegue direcionar anúncios aos usuários de smartphones no momento em que estão próximos às lojas físicas.

Keep.i

A Keep.i foi a adtech vencedora do prêmio “Melhor startup de Social & Relationships” do Adtech Awards 2018.

A startup oferece uma plataforma de integração de dados para gestão de campanhas digitais, com automatização de resultados e relatórios em poucos cliques.

Hands

A Hands é uma adtech pioneira em mobile advertising no Brasil, fundada em 1999.

Como uma ad network, a empresa oferece anúncios para mobile com entregas de mídia programática, análise preditiva e geolocalização.

Além disso, a startup é especializada em interação com os usuários, com foco em engajamento e viewability das peças.

PPC Protect

A PPC Protect é uma adtech do Reino Unido que promete ajudar os anunciantes a acabar com as fraudes em cliques nas campanhas PPC.

A solução da empresa detecta automaticamente qualquer irregularidade e bloqueia o endereço de IP identificado.

iSpot TV

A iSpot TV se destaca entre as adtechs norte-americanas com sua solução de analytics para smart TVs.

A tecnologia coleta dados das smart TVs para gerar insights a partir dos programas favoritos dos usuários, anúncios visualizados e tempo médio por canal.

Samba Tech

Outra representante brasileira, a Samba Tech oferece soluções para distribuição e venda de vídeos online.

A empresa disponibiliza serviços de hospedagem e distribuição, plataforma para venda de infoprodutos, comunicação e treinamento empresarial e transmissão ao vivo.

O que esperar da publicidade no futuro das adtechs

O mercado de adtechs se caracteriza pela evolução constante e abertura para novos players, uma vez que o controle não é monopolizado.

Esse dinamismo acompanha os avanços digitais, pois o futuro das adtechs depende da internet e das tecnologias cognitivas.

Acompanhe as principais tendências que estão moldando a nova publicidade.

Inteligência de dados

Estamos vivendo em plena era da inteligência preditiva, na qual os dados são utilizados para prever tendências e aumentar a eficiência da publicidade.

Para as adtechs, o Big Data continuará tendo um papel central nas tecnologias, pois permite a maximização de resultados e redução de custos considerável.

Por meio dos dados, é possível traçar perfis complexos de consumidores, prever o impacto de uma campanha e identificar as mídias mais promissoras.

Mídias programáticas

A automação permanece no foco das adtechs, especialmente no que diz respeito às mídias programáticas, com espaços publicitários cada vez mais segmentados.

Ou seja, as plataformas que conectam anunciantes e publishers só tendem a crescer, garantindo o aumento da assertividade e monitoramento avançado de campanhas.

Realidade Aumentada

As tecnologias de RA (Realidade Aumentada) prometem abalar o mercado publicitário, pois, ao contrário da RV (Realidade Virtual), permitem combinar o mundo físico ao digital.

Porém é preciso ter cuidado com essa tendência, pois a publicidade com RA precisa agregar valor e otimizar experiências – e não invadir o espaço do usuário.

Há várias outras tendências tecnológicas que podem mudar radicalmente o destino das adtechs, mas, por ora, o crescimento da internet aponta para uma gigantesca rede de oportunidades.

Segundo a Survey 2018 do Euromonitor International, mais de 40% da verba mundial de publicidade já é direcionada ao digital.

Com as adtechs, as campanhas e anúncios online se tornarão cada vez mais personalizados e automatizados, com altos ganhos de performance para anunciantes e publishers.

Para os consumidores, a expectativa é de interagir mais com as marcas e receber anúncios mais criativos e certeiros.

Por mais imprevisível que seja a tecnologia, as adtechs estão no topo das empresas mais preparadas para o futuro – e fortes candidatas a definir seus rumos.

Gostou de conhecer melhor o universo das adtechs e as principais tendências da área?

Deixe um comentário com seus insights sobre o tema.

Leia também