Gestão do Negócio

6 motivos para você usar um ERP de folha de pagamento

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 12/04/2024 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Fazer a folha de pagamento à mão é muito trabalhoso e o risco de cometer erros é muito alto. Um sistema ERP pode resolver este problema;
  • Entenda o que é, a importância e 6 motivos para contratar um ERP para folha de pagamento;
  • Veja como a Conta Azul facilita o processo de folha de pagamento unindo todos os cálculos de forma integrada ao financeiro e à contabilidade da sua empresa.

Experimente grátis a Conta Azul!

É muito comum nos micro e pequenos negócios a folha de pagamento ser feita em planilhas. De fato, quando se tem um ou dois funcionários, isso até pode funcionar.

Porém, à medida que a empresa cresce e novos colaboradores são contratados, fazer a folha à mão não é tão interessante. Afinal, os riscos de erros são bem maiores, principalmente se houver comissão e outras especificidades salariais.

Se você deseja evitar ou se ver livre de problemas como estes, a dica é apostar em um sistema ERP para folha de pagamento.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra porque é tão importante contratar um ERP para folha de pagamento para o seu negócio!

6-motivos-para-voce-usar-um-erp-de-folha-de-pagamento

O que é um ERP para folha de pagamento?

Enterprise Resource Planning (ERP) significa Planejamento dos Recursos Empresariais. De modo geral, trata-se de um tipo de sistema responsável por centralizar as informações dos setores mais importantes de um negócio, como financeiro, contabilidade, fiscal, vendas e controle de estoque.

A função principal de um sistema ERP é dar aos donos dos negócios uma visão completa do que acontece na empresa, mas de uma forma digitalizada, ou seja, sem caderninhos ou planilhas.

Alguns desses sistemas possuem um recurso específico de folha de pagamento. Através deles, é possível calcular o salário dos funcionários de forma automática, gerar os contracheques e até gerenciar pagamentos de afastamentos em geral, como demissões e atestados médicos.

A importância de um ERP para folha de pagamento

Na prática, usar um ERP desse tipo transforma a gestão da folha de pagamento, o que tem impacto direto no dia a dia do negócio, pois:

  • Gasta-se menos tempo com tarefas não tão importantes para empresa,
  • As informações são guardadas de forma segura;
  • O salário dos funcionários é calculado de forma automática, considerando descontos, benefícios e o recolhimento de encargos;
  • O acesso aos dados relativos aos pagamentos dos colaboradores é muito mais fácil, já que tudo é centralizado;
  • Atrasos e erros no pagamento são evitados;
  • O sistema ERP emite contracheques, o que ajuda na relação com os colaboradores no que diz respeito à transparência dos dados relativos ao pagamento;
  • Pode ser integrado com o financeiro, contabilidade e com o próprio departamento pessoal, responsável por monitorar as horas trabalhadas, ausências e afastamentos de colaboradores.

Entenda no próximo tópico um pouco mais sobre essas vantagens.

6-motivos-para-voce-usar-um-erp-de-folha-de-pagamento-2

6 motivos para usar ERP para folha de pagamento

  1. Recolhimento de encargos e descontos

São vários os encargos a serem descontados dos salários dos funcionários, como FGTS e INSS. Além disso, outros descontos, relacionados a benefícios, também podem ser aplicados, como, por exemplo, o caso de empresas que pagam uma parte da mensalidade do plano de saúde do colaborador.

Calcular isso manualmente, além da demora, aumenta o risco de falhas, já que esses valores não costumam ser fixos e sim percentuais.

Um ERP para folha de pagamento já realiza todos esses cálculos de forma automática

   2. Controle de jornadas e banco de horas

As horas extras dos seus colaboradores são “anotadas” em algum lugar ou então você confia que irá se lembrar de quem passou do horário e quanto tempo trabalhou a mais?

No momento de fazer o pagamento proporcional à jornada de trabalho, bem como horas extras trabalhadas, o ERP para folha já disponibiliza todos esses cálculos para você.

Além disso, esses valores são atualizados diariamente e você pode acompanhá-los através do sistema.

   3. Registro de cargos e salários

No ERP para folha de pagamento já ficam salvos todos os dados referentes a salário, jornada de trabalho, horas extras e benefícios. Dessa forma, basta apenas realizar o cadastro dessas informações uma única vez.

Com isso, a cada vez que entra ou sai algum funcionário, ou ocorre alguma promoção, é só fazer o ajuste do cargo e deixar que o sistema faça todos os cálculos.

Muito mais simples, concorda?

   4. Gestão de benefícios

Como falamos, algumas empresas oferecem aos seus funcionários benefícios como pagamento de parte do plano de saúde, auxílio-creche e antecipação de salário, por exemplo.

Calcular tudo isso e ainda identificar quem deve receber cada benefício, de forma manual, levaria bastante tempo. O ERP para folha de pagamento já faz todo esse trabalho de forma automática e tudo fica registrado no sistema.

   5. Geração de relatórios

Quer saber quanto gastou com a folha de pagamento no último mês? E no último ano?

Com um ERP para folha de pagamento, é possível ter acesso a relatórios específicos sobre cada colaborador, setor ou até da empresa, em determinado espaço de tempo.

   6. Lançamentos e históricos

No ERP paga folha de pagamento é possível visualizar de forma simples todo o histórico e os lançamentos de cada folha individualmente.

Com isso, caso o colaborador tenha alguma dúvida, basta emitir o relatório do período correspondente.

6-motivos-para-voce-usar-um-erp-de-folha-de-pagamento-3

A Conta Azul te ajuda com a folha de pagamento

A Conta Azul já ajuda o empreendedor a cuidar do negócio através do ERP Conta Azul Pro, que centraliza todos os setores da empresa em um sistema simples, fácil de usar e atualizado em tempo real.

E, para acabar com os erros na folha e horas em planilhas intermináveis: fale com o seu contador para ele integrar-se à plataforma para contadores da Conta Azul, que é gratuita! 

Se você usa já usa a Conta Azul para a gestão completa do seu negócio, é só integrar com o seu contador cadastrado na Conta Azul Mais para ter todas as informações da sua empresa alinhadas com o setor contábil;

Assim, a folha de pagamento é gerada de forma automática pelo contador e integrada ao financeiro, fiscal e contabilidade da empresa.

Além disso, o recurso de folha de pagamento da Conta Azul está totalmente alinhado com as regras do e-social, é 100% online e pode ser utilizado para todos os regimes de tributação e segmentos.

Gostou? Fale com seu contador e clique aqui para experimentar sem pagar nada as vantagens da Conta Azul!

Leia também