Gestão do Negócio

5 dicas para ter qualidade e produtividade em sua pequena empresa

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 4 mins de leitura | ← voltar

Qualidade e produtividade em pequenas empresas

Aliar qualidade e produtividade na rotina de uma pequena empresa é difícil, mas não impossível. Neste post, trazemos dicas valiosas para você ser bem-sucedido nesse desafio. O texto faz parte da série especial dedicada ao aniversário de cinco anos da ContaAzul.

Mais qualidade e produtividade em 5 dicas

Como fazer as atividades em sua empresa renderem bem e sentir-se confortável, contente e motivado? Aliás, qual empreendedor não gostaria de aliar a produtividade à qualidade de vida no trabalho? Se você está diante desse dilema, as cinco dicas a seguir são ainda mais valiosas.

1. Trabalhe onde quiser

Ao longo dos anos, a visão sobre o ambiente de trabalho mudou bastante e aquela ideia de processos mecânicos, muitas regras e pouca liberdade profissional ficou no passado. A tecnologia é a grande responsável pela maior maleabilidade dessa relação. Não apenas o dono do negócio, mas a sua equipe também pode atuar remotamente.

É claro que trabalhar em casa não se aplica a todo tipo de empresa, mas faz tempo que essa não é uma opção restrita a freelancers, por exemplo. Dependendo do seu negócio, o home-office tem tudo para dar certo e com vantagens, como flexibilidade, economia de tempo e menor estresse no trânsito, por exemplo.

2. Use ferramentas online e aplicativos

Falando em tecnologia, não se pode ignorar as facilidades atuais para elevar a qualidade e a produtividade no trabalho. Com baixo custo ou até mesmo de graça, muitas ferramentas online permitem fazer mais em menos tempo, otimizando processos sem comprometer os resultados. Gerenciar projetos, criar e compartilhar documentos e aperfeiçoar a comunicação interna e externa são algumas das opções.

O mesmo se pode dizer dos aplicativos, sempre à palma da mão para acesso via dispositivos móveis. Hoje em dia, há soluções para todas as áreas – e não é diferente na gestão empresarial. Planejar as tarefas diárias, organizar a agenda, gerenciar dados sobre clientes e melhorar a gestão de vendas são ações que podem ser executadas pelo smartphone. E se desejar uma solução completa, vale lembrar que o ContaAzul funciona de forma totalmente online.

3. Organize bem o seu tempo

Na rotina de uma pequena empresa, é natural que muitas tarefas acabem concentradas em poucas mãos. Por vezes, a estrutura é tão enxuta que tudo cai no colo do dono. Quanto maior a complexidade, maior também é a necessidade de otimização do tempo, o que depende obrigatoriamente de uma boa organização.

Nesse sentido, alguns ajustes no seu dia a dia podem trazer avanços significativos. E nem todos eles estão diretamente relacionados ao trabalho. Estamos falando da necessidade de descanso, de deixar o perfeccionismo um pouco de lado, de ter um hobby e manter uma boa alimentação. Já quando a hora de executar suas tarefas chegar, vale recorrer a métodos que estimulam a produtividade, além de eliminar focos de distração.

4. Torne as reuniões mais produtivas

Foco é uma palavra-chave quando se deseja tornar as reuniões no trabalho mais produtivas. Afinal, nem você ou um colaborador gostaria de encarar esse compromisso como perda de tempo. Mas é justamente o que acontece quando não se tem uma definição clara sobre o que será discutido.

Para que esse momento seja produtivo, é importante estabelecer uma duração máxima, especificar uma pauta, evitar conversas paralelas, definir a quem realmente o encontro interessa e sempre abordar os assuntos com início, meio e fim.

5. Escolha os indicadores certos

Você já ouviu falar em indicadores de produtividade? Basicamente, são ferramentas utilizadas para medir e melhorar a eficiência dos processos em uma empresa, tornando possível analisar e comparar o que foi produzido com o que foi exigido de recursos para tanto.

Esse tipo de recurso foca na eficiência e parte da definição de padrões mínimos aceitáveis para determinada tarefa. Não se engane pensando que o instrumento é útil apenas em grandes empresas, pois metas existem em todos os negócios e o cumprimento delas depende de ser mais produtivo, mas sem deixar a qualidade de lado.

Sua empresa pode mais

Apresentamos ao longo deste artigo cinco maneiras de tornar a sua pequena empresa mais eficaz, garantindo o aumento da produtividade com a manutenção ou melhora da qualidade naquilo que oferece ao cliente. Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que possam ajudá-lo a alcançar bons resultados no dia a dia. É válido acreditar nessa ideia e envolver a todos que trabalham com você, pois sempre é possível fazer mais.

E na sua empresa, que soluções você tem buscado para ter mais qualidade e produtividade? Comente!

Leia também