12 dicas de como vender mais no Dia dos Namorados

Sobre o que estamos falando?

  • A melhor dica de como vender mais é aproveitar as maiores oportunidades de faturamento como o Dia dos Namorados, uma das datas sazonais mais lucrativas do Brasil;
  • Nessa época, conquistar o público depende de uma relação saudável do empreendedor com o próprio negócio, e também uma boa percepção do comportamento dos clientes;
  • O amor-próprio é o primeiro passo para ter uma relação saudável com alguém, assim como uma empresa internamente sólida está mais apta a conquistar clientes. Dê para o seu negócio um presente incrível: o teste grátis da Conta Azul Pro.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

A maior parte dos brasileiros que querem saber como vender mais subestimam as datas sazonais. O grande erro é pensar que só quem lucra no Dia dos Namorados é a loja de presentinhos clichês. Porém, quem presta a atenção no marketing alheio percebe que essa é uma grande oportunidade para todos.

A falha dessa percepção é que muitas pessoas relacionam faturamento e lucro com grandes vendas da noite para o dia. Aumentar os seus números depende de estudo, estratégia, criatividade e apoio de parceiros.

Hoje você vai conferir 12 dicas de como vender mais no Dia dos Namorados usando inteligência, criatividade e estratégia.

Acompanhe os tópicos:

Boa leitura! 💖

É possível vender mais com datas sazonais? 

Datas sazonais são definitivamente grandes oportunidades para ganhar exposição na internet. Os usuários ficam com o radar antenado para a temática e, consequentemente, posts que estejam relacionados a ela recebem um pouco mais de atenção. 

Em 2021, o comércio percebeu um aumento de 13,7% no número de vendas em comparação a 2020. Esse crescimento é constante, comparando com 2019 e 2018. Não precisamos de bola de cristal para sugerir que em 2022 não será diferente.

Imagine um usuário comum que esteja navegando no Instagram. Ele está vendo fotos de gatos, rola por cima de um anúncio com uma foto de coração um pouco diferente. Na hora, ele volta para o post, enquanto se pergunta: “o que essa marca tem a dizer sobre essa data?”.

Sabe aquele conselho de haver muitos peixes no oceano para quem tem o coração quebrado? Vamos roubar essa analogia para explicar como funcionam as datas sazonais.

As redes sociais (assim como ruas de bairros movimentados e corredores de shoppings) são como correntezas por onde cardumes de pessoas passam. Em dias comuns, você jogaria sua isca e esperaria alguém morder, ganhando sua atenção e vendendo o produto.

Essa dinâmica você já deve conhecer. Mas o que muda no Dia dos Namorados e, por que saber a diferença é importante para aprender como vender mais?

Em datas sazonais, as pessoas estão mais suscetíveis a iscas específicas. Mesmo as pessoas que não procuram ativamente por conteúdos temáticos ficam mais sensíveis a eles.

“Então é só eu colocar alguns corações nos posts e desejar feliz Dia dos Namorados que vou lucrar mais?”

Não, nem de longe. Apostar nas datas sazonais não é o verdadeiro segredo de como vender mais — essa parte todo mundo já sabe. O que as pessoas não conhecem é o jeito certo de usar essas informações ao seu favor.

Nós vamos explicar para você. Acompanhe abaixo! 

Após essa leitura, descubra estratégias de marketing para o Dia dos Namorados 2022.

Principais desafios de trabalhar com vendas 

As datas comemorativas como Páscoa, Natal e Dia dos Namorados são sinônimos de muitas compras. Porém, nem sempre são significam muitas vendas. Isso porque quase todo mundo compra presente, mas não adquirem de qualquer um.

Para fazer parte da fatia de empreendedores que vende de verdade em datas sazonais, você precisa superar os 5 principais desafios de trabalhar com vendas.

Aprender como vender mais não é só descobrir onde acertar, mas sim saber como evitar erros.

  • Não entender a necessidade do cliente

Uma lição que muitos empreendedores não aprendem é que o negócio não deve ser feito para ele mesmo, mas para o cliente. Sua empresa, produto,serviço e marketing devem ser todos feitos pensando no público final.

Conheça melhor seus clientes, quais são as verdadeiras necessidades deles e o que busca para o Dia dos Namorados. O protagonista dessa data é o amor dessa pessoa por outra. E isso implica em entender o comportamento do seu público.

  • Falha na gestão do tempo

Tempo é o recurso mais valioso para um empreendedor. Você pode perder dinheiro e encontrar/ganhar depois, mas não pode recuperar nenhum segundo sequer que tenha passado. Saber como administrar o seu tempo de trabalho é importantíssimo.

Você precisa fazer uma gestão que permita produzir suas mercadorias/administrar fornecedores, organizar seu estoque, atender seus vendedores e ficar de olho no fechamento de caixa…

E faz todas essas tarefas enquanto tenta ter a maior disponibilidade possível para atender clientes porque, se eles não receberem respostas o quanto antes, vão comprar de outras lojas. E, sem clientes, não tem vendas. 

Você não pode mudar quantas horas o dia dura, nem decidir até quando o horário comercial funciona. No entanto, você pode fazer seu tempo render mais.

Entre as possibilidades para aumentar a sua produtividade, estão ferramentas tecnológicas de administração, como Chatbots (atendentes virtuais), ERPs (plataformas de gestão integrada) e calendários virtuais.

Desculpa “falar grego”. Vamos explicar o que é um ERP.

  • Dificuldades na gestão de vendas

Um empreendedor não pode ter uma gestão de vendas desestruturada. Lembre-se que, sem vender, seu negócio perde o propósito. Então, fique atento às principais dificuldades da área:

Deixar cliente sem resposta: muitas empresas ignoram pedidos de orçamentos e esclarecimentos de dúvidas por não darem conta ou importância para os canais de comunicação;

Estoque vazio: vender tudo pode ser uma má notícia, porque significa deixar de faturar mais, e ainda pode afastar possíveis clientes no futuro que pensam que “esse lugar nunca tem nada”;

Erro na entrega de produtos: é comum muitas empresas trocarem as encomendas e fazerem envios trocados entre os clientes. Isso é péssimo e causa um desgaste desnecessário na relação com o consumidor.

  • Medo de arriscar

Toda ideia nova causa medo, é algo absolutamente normal. A diferença entre loucos e gênios está no resultado que eles apresentam. Por ter receio de arriscar, muitas pessoas caem na vala comum do empreendedorismo. Adivinha: quem faz igual aos outros, tem o mesmo resultado deles.

Todos os dias surgem empresas novas em todos os segmentos. O sucesso não depende mais só de fazer seu trabalho direito. É preciso buscar a diferenciação, inovar e mostrar o seu propósito. 

Quer uma inspiração? Olhe este post de data comemorativa:

Esse cemitério possui quase 30 mil seguidores no Instagram trabalhando apenas com posts arriscados de bom humor (e conscientização de saúde, inclusive). Pergunte para qualquer pessoa que não conheça essa rede o que ela acharia de um post assim.

A pessoa diria que você é louco. A internet inteira diria que você é um gênio.

Confira nosso checklist de como implementar inovações na sua empresa.

  • Não explorar as oportunidades 

Outro grande erro dos empreendedores é perder boas oportunidades. Por exemplo, eventos de networking, conhecer novos recursos e novas ferramentas e, no tema de hoje, datas sazonais.

Nos dias que precedem o Dia dos Namorados, muita gente, mesmo quem acha essa data besteira, estará atenta a campanhas com essa temática.

E é aí que você entra, superando expectativas e surpreendendo com ofertas, produtos e ações de marketing inesperados.

12 dicas para acertar na sua campanha de Dia dos Namorados

 

1. Explore descontos e promoções especiais

Se você sai na rua e fica frustrado com como tudo está caro, o mesmo acontece com o seu público. Conquiste o coração dele usando a empatia com seu bolso. Ofereça descontos ou, se não puder baixar muito seu preço, tente outros métodos de promoção.

Combinar produtos e serviços pode ser uma ótima ideia. O cliente economiza na compra total enquanto seu faturamento aumenta. Às vezes pode até ser uma mudança na condição de pagamento. O que você pode fazer por eles?

Aprenda a criar descontos e promoções.

2. Invista em produtos personalizados

Todo mundo ama um produto feito especialmente para si. Uma caneca com uma mensagem legal, um amigurumi (bonecos de crochê) exclusivo, um quadro feito à mão que só ela no mundo terá. Algo que transmita a personalidade do presenteado.

Encare cada encomenda como um desafio criativo e uma forma de mostrar a todos o potencial do seu negócio de surpreender. Resultados criativos atraem clientes.

3. Utilize dados para se basear

Não tome atitudes puramente baseadas em criatividade e idealização. Tenha cautela. É muito bom arriscar, como dissemos, mas esse risco deve ser inteligente. Utilize dados reais para encontrar oportunidades de inovação.

A Estratégia do Oceano Azul ensina a validar ideias foras da caixa de forma realista.

4. Prepare e organize o seu estoque

Seu estoque precisa estar bem abastecido para o Dia dos Namorados. De que adianta aprender como vender mais se não for dar conta da demanda? É um desperdício de oportunidades trabalhar com estoque baixo.

Se você tiver algum local próprio de armazenamento, seja inteligente na organização dos produtos. Use conceitos logísticos que otimizem seu tempo na hora de procurar por um item para enviar ao cliente.

Além disso, você precisa estar ciente de todos os itens e quantidades que estão disponíveis no seu estoque. Perder o controle sobre isso é perder o controle sobre a sua capacidade de venda e entrega.

Utilize nossa planilha de controle de estoque para ajudar na sua organização.

5. Cuide dos prazos e entregas

Qual é a data do Dia dos Namorados? 12 de junho. Se o seu cliente comprou de você a tempo, considerando o prazo que você promete, não erre. Garanta que seus produtos cheguem a tempo.

Não estrague uma experiência tão especial para a pessoa que confiou seu dinheiro e parte da felicidade do amor que será presenteado no seu negócio.

O mesmo vale para o estado da entrega. Coloque-se no lugar do cliente: gostaria que aquela garrafa de vinho que comprou para comemorar o amor chegasse quebrada?

Cuide do seu cliente como gostaria que cuidassem de você.

Descubra como calcular o frete e reduzir custos da operação.

6. Prepare seu público com antecedência

Não chegue com ofertas do nada. Gere expectativas, crie suspense. Pense no marketing de dia sazonal como uma história de mistério ou de aventura, em que no final a pessoa é bem recompensada por acompanhar a jornada. 

O storytelling é uma técnica de marketing que, quando bem aplicada, faz maravilhas pelas suas vendas. Porém, para isso, você precisa ter bem definido quem é seu público-alvo e sua persona, pois não adianta contar uma história pela qual eles não se interessam.

Saiba o que é e como definir a persona do seu negócio.

7. Cuide do tom de voz utilizado

Converse com o seu público usando o tom de voz adequado. A grosso modo, evite falar de forma muito complexa com clientes que leem pouco ou com gírias e palavrões ao se comunicar com idosos, por exemplo. 

8. Organize e treine sua equipe

Não esqueça de incluir sua equipe na organização da nova estratégia. Todos devem estar alinhados para que a máquina inteira ande na mesma direção. Seria péssimo, por exemplo, se você anunciasse um produto exclusivo da data, o cliente chegasse na loja e o vendedor nem soubesse do que ele está falando.

Confira dicas de treinamento de equipes.

9. Avalie sua infraestrutura 

Há alguns anos, quando Black Fridays estavam começando e estavam em alta, havia vídeos vergonhosos rondando a internet. Lojas sem infraestrutura para receber tantos clientes, resultando em muita gente ferida por pisoteamento.

Veja se a sua loja, física ou virtual, tem capacidade para suportar o tamanho da clientela que você deseja atrair. Lojas virtuais podem cair com muitos visitantes, o limite não é infinito.

E nem precisamos falar de superlotação. Seja qual for a sua proposta para esse dia, seu negócio deve estar com a infraestrutura adequada. É péssimo, por exemplo, quando uma loja faz promoção de sorteio com uma estrutura claramente fraudulenta, mesmo que ela seja honesta.

A questão é: seu negócio tem a estrutura adequada para entregar o que promete?

10. Prepare sua loja

A preparação da loja vai além da infraestrutura. Estamos falando de imersão na experiência. Traga o Dia dos Namorados para o seu site ou espaço físico através de decoração, música, perfume. Uma ambientação completa.

Quanto melhor a experiência, mais tempo o cliente ficará lá. Mesmo que ele não compre muita coisa, ou sequer compre algo, ele terá essa memória registrada e levará consigo para outros momentos. 

Descubra o marketing olfativo, uma ótima ferramenta para essas horas.

11. Use e abuse do marketing digital

Se está todo mundo na internet, sua marca também deve estar. Porém, ninguém vai notar a sua loja se não tiver uma placa bem grande dizendo “hey, eu existo”.

Claro, isso é apenas um exemplo, porque o marketing digital pode fazer muito mais por seu negócio do que avisar que ele existe.

Aplique suas melhores estratégias de redes sociais neste período romântico. Flerte como se não houvesse amanhã. Use suas melhores cantadas no público como se fossem o amor da sua vida.

Conheça o nosso Dicionário de Marketing Digital

12. Organize o seu pós-venda com cuidado

O pós-venda é tão importante quanto a pré. Isso porque se você não cuidar dos seus clientes depois da negociação, eles talvez não voltem ou não falem do seu negócio por aí.

Essa operação inclui desde aqueles e-mails de feliz aniversário, a suporte na hora da dúvida ou troca dos produtos. Se você quer que os clientes fiquem disponíveis para você, esteja disposto a qualquer suporte para ele depois da compra.

Você consegue uma pós-venda eficiente se mantiver o cadastro dos seus clientes, produtos, serviços e vendas sempre atualizados.

Dessa forma, você encontra quem comprou o que, e como se pode manter uma boa relação posterior, como analisar quais novas ofertas podem ser interessantes para eles ou conferir se a solicitação de troca está ocorrendo no período previsto.

Como deixar os clientes literalmente apaixonados por sua marca?

O amor começa antes mesmo de um encontro acontecer e continua depois do até logo — e o mesmo vale para clientes apaixonados. Se você quer que o público ame a sua empresa, deve cuidar dele em todas as etapas do processo de compra, assim como manter boas relações no geral.

Você só consegue ter esse cuidado se cadastrar e monitorar seus processos de venda e administração de público e marketing. Para isso, é importante contar com ferramentas robustas que dão estrutura e ainda simplificam a gestão do negócio.

Então, queremos convidar sua empresa para um encontro.

Nesse encontro, você conhecerá melhor a Conta Azul Pro, a plataforma de gestão integrada mais completa e dinâmica do mercado. Entre seus recursos, está:

  • Cadastro completo de clientes, produtos e serviços, transportadoras e fornecedores;

  • Monitoramento de estoque, que envia alerta quando alguma mercadoria ou insumo de produção estiver em baixa;

  • Acompanhamento de vendas, notificando quando orçamentos são enviados e se foram aceitos ou recusados por seus pretendentes;

  • Gestão de compra e venda;

  • Gestão financeira completa, inclusive com conciliação bancária, fechamento de caixa e envio em tempo real de dados para o seu contador poder prestar seus serviços da forma mais precisa e rápida possível;

  • Integração com o App Conta Azul de Bolso, um aplicativo gratuito de gestão de vendas e estoque;

  • Integração com as principais soluções do mercado de e-commerce, automação de vendas, prospecção de clientes e outras;

  • E muito mais!

Sendo um convite, não precisa pagar. Faça o teste grátis da Conta Azul Pro no nosso primeiro encontro.

Leia mais:

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

Cadastre-se em nossa Newsletter:*