Dia dos namorados 2022: estratégias de marketing de arrancar suspiros

Sobre o que estamos falando?

  • O Dia dos Namorados 2022 será atípico: depois de dois anos de pandemia, as pessoas estão carentes de afeto presencial e a data romântica vai estourar em encontros e consumo;
  • Empreendedores que se preparam para datas sazonais como essa sabem que a concorrência aumenta muito, mas o faturamento também, se aplicarem boas estratégias em suas campanhas de marketing;
  • Para marcar o encontro com o faturamento alto, você precisa se organizar na gestão financeira da empresa, independente da época do ano. A Conta Azul Pro é a alma gêmea do seu contador e, diferente de namoro sério, tem teste grátis!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Neste Dia dos Namorados 2022, vários empreendedores estão namorando um aumento de faturamento. No entanto, nós temos uma má e uma boa notícia para quem está começando a se planejar para essa data especial e espera ter um retorno financeiro alto.

A má notícia é que você talvez esteja um pouco em cima da hora. Geralmente, empreendedores se preparam para datas sazonais meses antes dela chegar. Mas não se desanime, porque temos uma ótima notícia para você.

A boa é que seu encontro hoje é com o blog da Conta Azul, onde os conteúdos ajudam você a encontrar o “felizes para sempre”. Afinal, não somos conselheiros amorosos, mas de empreendedorismo nós entendemos.

Aplicando as estratégias abaixo, você consegue dar a volta por cima e ainda preparar uma surpresa para seu público, já que presentes e campanhas inesperadas podem ser inesquecíveis. E, além disso, essas lições são duradouras como um amor verdadeiro.

Apesar de trazermos exemplos para o Dia dos Namorados 2022, a maior parte das estratégias são parecidas para todas as datas sazonais. O artigo de hoje prepara você para o dia 12 de junho como também para o dia 12 de outubro ou o dia 25 de dezembro.

Então, siga as estratégias abaixo e veja o público pedir sua empresa em casamento!

Boa leitura! 💘 

As oportunidades que o Dia dos Namorados 2022 oferece ao mercado 

Não importa o quão fria uma pessoa seja: se for empreendedora, vai se derreter com as chances de faturamento dessa data.

Em 2021, o comércio físico viu que, em comparação ao Dia dos Namorados 2020, houve um aumento de 13,7% no número de vendas. O Dia das Mães acabara de subir 6% na mesma diferença de tempo.

A expectativa de vendas no Dia dos Namorados 2022 é alta. Sem datas especiais, o e-commerce brasileiro teve um crescimento de 11,3% em março de 2022. Imagina como será em um dos dias mais românticos do ano.

Há duas grandes oportunidades de vendas no Dia dos Namorados deste ano. 

A primeira é a volta da vida social. As pessoas estão querendo ter encontros verdadeiros após tanto tempo de isolamento. O distanciamento social deixou muita gente carente e seu produto vai representar amor e carinho para esse público. Ao menos é o que você trará nas campanhas.

Aposte nesse reencontro. Mostre como seu produto ou serviço promove cenas de filmes românticos para essas pessoas que querem se curtir ao máximo. Ajude-as a recuperar o tempo perdido e superar as cicatrizes desse período tão difícil para todos.

A segunda é a fuga do comum. Há tantas formas de amor que abrir suas vendas para públicos diversos pode ser lucrativo. Não estamos falando apenas do público LGBTQIA+ ou de não-monogamia, que são sim nichos lucrativos, mas não são os únicos.

O argumento do amor-próprio também ganha muita força de venda nesta época. A frase “o dia é dos namorados, mas a noite é dos solteiros” pode virar slogan de campanha. Considere oferecer produtos e serviços para quem ficará sozinho nesta data, seja por coração partido ou por opção.

Entenda: dar atenção para uma fatia do mercado carente é sempre uma estratégia a ser considerada.

A Estratégia do Oceano Azul pode ajudar você a encontrar esta oportunidade.

As melhores ações de marketing para datas sazonais

Não existe fórmula mágica para o amor, mas para conquistar os clientes há alguns atalhos. As estratégias de marketing abaixo têm se provado efetivas desde sempre. Porém, é importante ser criativo na hora de aplicá-las.

Pense nelas como se fossem sementes de ideias, como um planejamento básico de presente romântico. Dar flores e chocolate no Dia dos Namorados 2022 pode ser clichê e comum, mas dar flores feitas de chocolate já pode ser algo que diferencia o presente.

Crie um planejamento estratégico

Não precisa de datas sazonais para isso, na verdade. Ter um planejamento estratégico para qualquer campanha é muito importante. Contudo, em datas como essa, é mais importante ainda ter um plano bem desenvolvido para poder se diferenciar. Está todo mundo de olho na mesma data e tema.

Estabeleça metas e responsáveis

A palavra-chave das relações saudáveis da década atual é a responsabilidade afetiva. A ideia é de que você deve tomar muito cuidado com o que promete aos outros. E com o seu negócio, a situação é a mesma.

Cuidado com as expectativas que cria em si mesmo, nos colaboradores e no público. Seja realista com as metas que você consegue cumprir. Do contrário, seu planejamento pode falhar ou, mesmo que dê tudo certo, você pode não conseguir atingir as metas que queria.

Então vem a autocobrança e a frustração, sentimentos tóxicos para um empreendedor. Ser justo e honesto consigo mesmo é sempre o melhor caminho para uma relação saudável com o trabalho.

Estude o comportamento dos clientes

Imagina que você se apaixona por uma pessoa que odeia futebol. Dar uma camiseta de time seria uma bola fora, certo? O mesmo é com os clientes, que podem ser menos tolerantes do que um interesse amoroso seu.

Entenda o comportamento deles, entenda do que eles gostam ou desgostam, onde estão e a que horas, e suas preferências de compras. Entregue a publicidade do seu produto adaptada a esse comportamento. 

Descubra esses dados ao definir bem o seu público-alvo.

Defina os produtos chaves 

Tente focar suas campanhas o máximo possível nos seus melhores produtos e serviços ou ideias guarda-chuva. O importante é seu público sempre saber o que você vende e para quem vende, considerando que datas sazonais duram apenas um período curto.

Por isso, defina os produtos-chave da sua campanha. O que é mais interessante oferecer para os pombinhos apaixonados? Qual dos seus produtos ou serviços é o melhor programa para o Dia dos Namorados 2022? Conte para o seu público.

Utilize estratégias omnichannel 

Omnichannel é uma experiência híbrida de online e offline que você oferece ao público. Isso é, uma parte ao vivo e a outra pelo celular ou computador. Essa estratégia é ótima para datas sazonais.

Ao mesmo tempo que as pessoas estão cada vez mais conectadas na internet, essas datas tendem a ser comemoradas presencialmente. Ao utilizar uma estratégia omnichannel, você acompanha o público em ambos os momentos do Dia dos Namorados 2022.

Aprenda mais sobre a estratégia omnichannel para qualquer época do ano. 

Promova um concurso cultural

Engajamento nas redes sociais é tudo. Promova um concurso cultural para provocar a participação do seu público na campanha. Deixe os sorteios tradicionais de lado, pois essas estratégias geram apenas seguidores, uma simples meta de vaidade que não necessariamente resultam em vendas.

Legal é quando todo mundo participa. Com um concurso cultural, o público fará parte da sua publicidade e ajudará a fazer por você. Estimule a criatividade e se surpreenda com quantos vão lembrar de você mesmo depois do Dia dos Namorados.

Um exemplo de concurso cultural comum é a produção de pequenos textos e vídeos. Dê um tema, dê as regras, e quem vencer recebe um brinde do seu negócio. Ou um presente para seu amado!

Crie um senso de urgência

Você já olhou para um produto e pensou “ah, que legal, vou comprar depois” e nunca mais voltou? Pois é, a empresa que ofereceu esse produto a você falhou em criar um bom senso de urgência. Aposte na impulsividade do público.

Se quiser criar um senso de urgência efetivo, estude bem a dor do público-alvo. Explore as necessidades das pessoas e diga-lhes como você pode trazer um alívio rápido para seus problemas e as lembre do risco de não comprar de você.

Faça divulgações nas redes sociais

Se o seu negócio não está nas redes sociais, onde ele está?

E não basta ter uma página lá — é preciso ser ativo e colocar boas campanhas em prática. Aposte tanto em tráfego orgânico quanto no tráfego pago, ambos dão certo e funcionam ainda melhor juntos. Porém, você deve usar boas estratégias para não desperdiçar dinheiro com impulsionamento.

Prepare sua loja, e-commerce ou estabelecimento

Decore a sua loja, seja física ou virtual. Se manter no tema ajuda na imersão do cliente. Lembre-se de que experiência é tudo para conquistar o público. Faça os casais se apaixonarem pela sua marca.

Essa preparação, no entanto, não é só decorativa. Organize as gôndolas e as estantes virtuais de modo que os clientes encontrem com facilidade o que estão procurando enquanto são surpreendidos com produtos que não sabiam que precisavam.

O marketing olfativo é uma solução interessante para climatizar uma loja física.

Explore os anúncios

Anunciar é a forma mais rápida de fazer o seu negócio ser conhecido. Preparar uma boa arte ou vídeo, impulsionar para as pessoas certas na hora certa, e aumentar seu faturamento por consequência é a estratégia mais antiga da internet.

No entanto, se é uma estratégia comum, significa que muita gente usa. Faça um bom planejamento para que seu público veja você sem pensar que é mais do mesmo. Para isso, tenha bons argumentos de marketing e criatividade na hora de mostrá-los.

Abuse da criatividade

Soltamos o verbo neste texto apenas para te mostrar a diferença que faz abusar da criatividade. Faça o mesmo. Use seu lado mais espontâneo, inusitado e surpreendente do cérebro para criar campanhas, táticas, produtos e serviços especiais para o Dia dos Namorados 2022.

O amor é uma ferramenta poderosa para a criatividade. As pessoas estarão abertas a marcas que sintonizarem com suas ideias ou suprirem a falta de criatividade que elas têm. Quando um namorado não souber como surpreender a namorada, poderá dar um presente criativo da sua loja no lugar.

Utilize as ferramentas adequadas

Você não consegue aplicar nenhuma das estratégias acima sem as ferramentas adequadas. Decorar sua loja física, por exemplo, vai depender ao menos de umas tesouras, cartolinas e EVAs. Mas ferramentas de gestão interna também serão importantes.

Planejar, gerir e analisar os resultados de campanhas são três operações muito importantes. Para cuidar delas, você precisa de ferramentas tecnológicas otimizadas como planilhas e plataformas virtuais de gestão.

Essas plataformas auxiliam no cálculo de valores a serem investidos nas campanhas, a acompanhar as vendas e poder responder a baixas ou fomentar mais as altas, e, depois, avaliar o que deu certo e o que deu errado.

O grande amor que todo empreendedor merece

Você já ouviu falar que o maior amor é o próprio? Para o empreendedor, a premissa também é válida. Afinal de contas, como você dará a melhor experiência que puder para seu público se a camada interna do negócio não estiver em ordem?

Neste Dia dos Namorados, dê o melhor presente possível para o seu negócio. Adquira a Conta Azul Pro, a plataforma de gestão integrada mais completa e otimizada do mercado. 

Essa é a sua chance de ter uma relação saudável com a sua carreira de empreendedor e ter uma estrutura forte para poder se comprometer cada vez mais com ela.

Entenda o que Conta Azul Pro faz por você e sua empresa que ninguém mais faz:

  • Acompanhamento de negociações desde o envio de orçamento até o aceite ou recusa;

  • Conciliação bancária simplificada, que pode ser automática se você desejar;

  • Controle de compras e vendas;

  • Cadastro de clientes, fornecedores e transportadoras;

  • Emissão automática de notas fiscais;

  • Integração com seu contador para ele receber todos os dados necessários para executar seus serviços em tempo real;

  • Monitoramento de estoque, avisando quando algum item estiver em baixa;

  • Integração com mais de 50 plataformas, incluindo marketplaces como o Mercado Livre.

Sim, sabemos como em matéria de amor e negócios, dói ser iludido. É por isso que queremos trazer a prova real do que estamos prometendo a você. 

Faça o teste grátis da Conta Azul Pro e você e seu negócio serão felizes para sempre!

Leia mais

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar