Dicionário do marketing digital para empreendedores: conheça as técnicas e quando aplicá-las

Sobre o que estamos falando?

  • Uma boa estratégia de marketing é aquela que desperta o interesse do seu público pelos produtos e serviços que sua empresa oferece. Mesmo com esforços iniciais, você já pode perceber um aumento nos lucros;
  • Para quem não é especialista, os termos e conceitos de marketing digital podem parecer confusos. Por isso, listamos os principais para torná-los acessíveis a todos os tipos de empreendedores;
  • Inbound marketing, hashtags, engajamento e conversão. Descubra o que essas e outras palavras significam e como elas podem impactar o desejo de compra dos seus clientes.  
  • Marketing e vendas andam lado a lado. Para elevar os resultados da sua empresa, conte com um ERP que ajude a gestão do negócio de A a Z.. A Conta Azul centraliza vendas, estoque, financeiro e muito mais!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Se você, empreendedor, chegou a este glossário do marketing digital, parabéns! Você já tomou um primeiro passo importante para um futuro de sucesso. Independentemente do tipo e tamanho da empresa, todos concordam que, para crescer, é preciso atrair mais clientes. E, para isso, é essencial saber o básico sobre os principais conceitos do marketing digital e como aplicá-los.

Para lucrar mais, seu público-alvo precisa saber  que você possui a solução de suas principais necessidades. Na prática, isso significa promover o que a sua empresa faz, além de conquistar uma boa reputação. 

Você pode começar pequeno, nas suas redes sociais, ou então contratar um profissional de marketing ou uma agência especializada, caso tenha um valor a mais para investir. Seja qual for a sua realidade, é preciso estar na mesma página e entender o que está sendo discutido e se faz ou não sentido para a sua empresa. 

Então vamos lá: você que empreende já deve ter se deparado com algumas frases e conceitos sobre Marketing. Não se preocupe se você não soube o significado. Suas dúvidas acabam aqui! 

A Conta Azul preparou esse dicionário do marketing digital para te apoiar na elaboração das suas estratégias. Use esse guia para as suas próximas ações, e tenha nele uma excelente fonte de consulta para qualquer dúvida que tiver. 

Continue a leitura e saiba mais sobre os principais termos do marketing digital!

dicionario-do-marketing-digital-para-empreendedores-conheca-as-tecnicas-e-quando-aplica-las1

Dicionário do marketing digital: de A a Z

Confira a seguir todos os conceitos que você precisa saber sobre marketing digital.

Automação de marketing

A automação de marketing é o uso de tecnologias para criar ações em escala (atingindo um volume grande de pessoas, de maneira replicável). Utiliza-se ferramentas online para reduzir o trabalho manuais, potencializando a eficiência das ações. É o caso do envio de e-mails em massa, por exemplo.

Com a automação de marketing, é possível acompanhar as interações dos seus potenciais clientes com a sua marca. Isso significa ver quem visitou cada parte do site, comentou nas redes sociais, etc. 

Apesar de trabalhar com massa, essas ferramentas analisam automaticamente esses comportamentos e respondem com ações semi-personalizadas. Isso dá a impressão de um relacionamento  individualizado. Consequentemente, aproxima os clientes — fazendo com que fiquem fiéis à sua marca.

Benchmark

Benchmark é simplesmente analisar seus concorrentes e comparar o que eles têm de bom e ruim. Ao fazer um benchmark, você verifica o que a concorrência está fazendo para obter bons resultados e o que sua empresa pode replicar, por exemplo. 

Essa técnica é ótima para identificar quais oportunidades sua empresa está deixando de lado e assim, pensar em uma atuação mais estratégica.

Conversão

No dicionário do marketing digital, o nome é conversão, mas isso nada mais é que a métrica de quantidade de vendas feitas. Você avalia quantos negócios foram fechados para descobrir se uma estratégia foi ou não bem sucedida. 

Domínio

Domínio é o endereço, ou URL, de um site. Por exemplo, www.contaazul.com é o domínio da Conta Azul.

Engajamento

Trata-se do envolvimento e interação das pessoas com as redes sociais do seu negócio. Aqui entram curtidas, comentários, compartilhamentos, e cliques. Essa última é a métrica mais importante do engajamento. Se um post merece ser compartilhado, é sinal de que a mensagem é boa — mas, sem o clique, ninguém visita a sua loja virtual para comprar. 

Funil de vendas

Modelo estratégico que representa as três etapas que o consumidor passa até se tornar cliente, desde o primeiro contato dele com a empresa, até o fechamento do negócio. O funil de vendas mostra a jornada do cliente dentro do seu negócio. A definição de cada etapa do funil é:

  • Topo do funil: fase inicial do processo de vendas. As pessoas ainda não estão interessadas na empresa ou em seus produtos, mas buscam por informações relacionadas à área em que a marca atua;
  • Meio do funil: os consumidores avançaram no processo de compra e têm informações gerais, mas importantes, sobre o que pesquisavam;
  • Fundo do funil: este é o momento em que a solução mais adequada deve ser escolhida pelos futuros clientes. Dessa forma, os consumidores que chegaram até aqui apresentam mais chances de fechar um negócio com sua empresa.

Gatilhos mentais

Gatilhos mentais servem para estimular o cliente a uma determinada ação. Eles são muito usados na hora de divulgar promoções! Existem diversos gatilhos e você pode apostar naqueles que fazem mais sentido para suas campanhas. 

Imagine que você esteja preparando uma campanha de Dia das Mães ou Natal. Provavelmente, o seu cliente deseja presentear uma pessoa muito querida. Nessa situação, poderiam ser utilizados os gatilhos de:

  • Escassez: “somente duas unidades: não perca a oportunidade de presentear quem você ama”; 
  • Urgência: “a promoção X acaba amanhã, então corra para garantir esse preço especial”;
  • Exclusividade: “confira opções exclusivas de presentes da loja Y”;
  • Curiosidade: “descubra com qual presente a pessoa especial sonha e tenha um feriado inesquecível”.

Hashtags

Maneira de interagir nas redes sociais sobre um conteúdo em particular. As hashtags associam conversas no Instagram, Facebook e Twitter que usam o mesmo tema. Assim, os usuários podem acessar tudo o que está sendo falado sobre determinado assunto. 

Uma hashtag pode ser formada por uma palavra ou frase, escritas sem espaços e com o sinal do "jogo da velha" (#) antes, como #contaazul.  É possível usá-las em qualquer lugar da legenda das redes sociais, não somente no final do texto. 

Inbound marketing

Estratégia central do marketing digital, o inbound significa qualquer ferramenta de marketing capaz de atrair o cliente de uma forma orgânica. No Marketing, “geração orgânica” significa gerar interesse pela sua empresa de maneira gratuita, sem pagar anúncios. 

Jornada de compra 

Caminho que um potencial cliente percorre até se tornar cliente. Parece até o funil de vendas que vimos anteriormente neste dicionário do marketing digital. Mas, embora esses conceitos sejam complementares, eles não são sinônimos. 

A jornada de compra é dividida em quatro etapas, nas quais o dono do negócio vai abastecer o potencial cliente com informações que variam de complexidade e foco. Essas informações podem ser disponibilizadas em vários formatos, como vídeos, infográficos e e-books, e de diversas formas, como em sites, blogs, redes sociais e e-mail marketing.

As quatro etapas são:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da empresa;
  • Decisão de compra.

KPI

Sigla para Key Performance Indicators, os KPIs são indicadores-chave de desempenho e são uma forma de quantificar a performance das empresas, considerando os objetivos organizacionais.

Eles são índices que refletem o nível de sucesso de um negócio tendo como base metas estabelecidas para determinado período. Assim, permitem acompanhar os resultados alcançados e o percentual de desenvolvimento obtido em relação aos números anteriores.

Os KPIs podem incluir o número de clientes que voltam a fechar uma compra com determinada marca ou o número de produtos produzidos a cada hora por uma indústria.

Lead

Um usuário que demonstrou interesse na sua empresa, seja baixando algum material gratuito do seu site, ou convertendo em um formulário de contato deixando dados como e-mail ou celular. De maneira geral, um lead é um potencial cliente.

Marketing de conteúdo

Esse termo está totalmente ligado ao Inbound Marketing, conceito que também está aqui no dicionário do marketing digital para empreendedores. O marketing de conteúdo é uma estratégia de longo prazo focada em construir um bom relacionamento e engajar clientes potenciais e atuais da sua empresa, sempre reforçando você como referência do mercado diante do público-alvo.

Esse método tem como elemento principal o conteúdo relevante e valioso para o consumidor, disponibilizado pela empresa através de canais digitais, como um blog ou redes sociais. É uma maneira de se comunicar diretamente com o público-alvo  para prospectar novos clientes, fortalecer a relação com os já existentes e gerar credibilidade para a marca.

Nicho de mercado

É o segmento do público que conta com perfil e interesses parecidos. Trata-se de um pedaço do seu público com particularidades próprias. Um nicho de mercado pode ser mais amplo, como pessoas que utilizam maquiagem, ou específico, como pessoas de pele sensível e que precisam usar maquiagem para peles alérgicas, por exemplo.

Outbound marketing

Trata-se do marketing que utiliza investimentos em publicidade para divulgar o que você vende. Quando você vê um comercial de TV, uma placa, ou um anúncio na internet, isso é outbound marketing.

Plano de marketing

Plano de marketing é  um documento onde a empresa define quais estratégias pretende implementar para alcançar algum objetivo do planejamento. Um plano de marketing deve conter as campanhas de divulgação que precisam ser feitas em um determinado período. Também é necessário explicar como os resultados serão mensurados. 

Redes sociais

Esse é um termo do dicionário do marketing digital que com certeza a maioria conhece. São mídias da internet feitas para interação social, como Facebook, WhatsApp e Instagram. Essas redes também podem ser usadas como um canal para divulgação das empresas. 

SWOT

Abreviação das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente. Em português, é chamada análise FOFA

A função dessa análise é avaliar os ambientes interno e externo da empresa, criando táticas para otimizar o seu desempenho no mercado, ajudando também no planejamento estratégico de negócios, projetos e pessoas.

Tráfego orgânico

É toda visita em um site onde o usuário faz uma pesquisa no google para chegar até uma página específica. 

A forma mais eficiente de aumentar o tráfego orgânico do site é publicando conteúdo de relevância no seu blog ou site regularmente. Essa é, inclusive, uma das principais estratégias do marketing de conteúdo, que vimos um pouco acima nesse dicionário do marketing digital.

Up selling

É a negociação de um produto ou serviço extra, aprimorando a experiência do cliente em relação à compra. Um exemplo disso são sanduíches que acompanham batata e refrigerante. O cliente pode levar somente o sanduíche, mas, com o upselling ele é convencido a levar um "combo" por um preço diferenciado.  

Vídeo marketing

Estratégia de divulgar a marca, um produto específico ou serviço através de vídeos. Esse formato tende a atrair muita atenção dos usuários e costuma gerar um alto engajamento. 

Webinar

Também chamado de webnário, é uma espécie de seminário online, geralmente ao vivo. Nos webinars são apresentados palestras, workshops, aulas, entre outros. 

Essa é uma boa estratégia para lançamento de produtos, por exemplo, pois pode gerar vendas imediatas. 

dicionario-do-marketing-digital-para-empreendedores-conheca-as-tecnicas-e-quando-aplica-las

Torne a sua empresa ainda mais lucrativa com o apoio da Conta Azul

E aí, aprendeu mais sobre as técnicas de marketing que você pode usar para atrair clientes? Conforme as suas vendas começam a crescer com marketing digital, não esqueça de contratar uma plataforma de ERP para gerenciar as vendas, o estoque, e o fluxo de caixa.

Leve a sua empresa para o próximo nível com Conta Azul. Em um sistema de gestão 100% intuitivo, você consegue acompanhar seu fluxo de caixa, analisar contas a pagar e a receber, emitir notas fiscais e boletos, sincronizar as contas com o banco, gerenciar vendas, controlar o estoque, entre outras funções essenciais.

Gostou? Que tal experimentar a Conta Azul sem pagar nada? Clique aqui e comece agora.

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?