Gestão do Negócio

6 livros chave para montar e desenvolver uma agência de publicidade

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 23/01/2024 | 4 mins de leitura | ← voltar

blog_2-3

Montar uma agência de publicidade e propaganda é um negócio que pode ser bastante lucrativo, mas que precisa de muito estudo para ser executado. Conhecer bem a área, ter a orientação de especialistas e fazer um planejamento detalhado são alguns dos aspectos fundamentais para alcançar o sucesso.

Colocar tudo isso em prática nem sempre é fácil, de modo que dicas associadas a exemplos reais facilitam a compreensão, além de serem importante fonte de inspiração para alavancar os negócios. O desafio é ser reconhecido, apresentando sempre um diferencial para os consumidores.

banner-ca-pro (1)

Pensando nisso, selecionamos seis leituras de importantes autores do meio publicitário. Nos livros indicados abaixo, a experiência dos próprios autores são apresentadas de forma leve e interessante para ajudar os novos proprietários de agências a desenvolverem a parte financeira e criativa das empresas e, assim, conseguirem destaque no mercado.

Boa leitura!

Confissões de um publicitário – David Ogilvy (Bertrand Brasil, 2008)

Com uma proposta biográfica, o livro conta a história do autor, destacando a trajetória profissional. Escocês radicado nos Estados Unidos, David Ogilvy foi de cozinheiro na França a um dos grandes nomes da publicidade norte-americana. Embora seja focado na vida de Ogilvy, o livro tem um cunho educacional, promovendo uma reflexão sobre os modelos já estabelecidos na publicidade e na propaganda, com uma linguagem próxima a um diálogo. A partir da própria experiência, o autor apresenta princípios importantes no campo profissional e o aprendizado que obteve no relacionamento com os clientes e na psicologia do consumidor.

Pequenas Agências, Grandes Resultados – Antônio Lino Pinto (Clio Editora, 2011)

Com mais de 30 anos de experiência em agências de publicidade e cofundador da agência Talent, o autor comenta sobre a administração e as finanças nesses empreendimentos. Embora seja técnico, o livro utiliza uma linguagem concisa para abordar temas como gestão do fluxo de caixa, elaboração de um orçamento (budget), vantagens e desvantagens da opção pelo lucro presumido e impostos incidentes, por exemplo. É uma boa dica para compreender melhor como deve funcionar o setor administrativo e financeiro das agências.

Abri minha agência, e agora? – Antônio Lino Pinto (Dash, 2013)

Antônio Lino Pinto volta à cena literária com dicas preciosas para aqueles que gostariam de abrir uma agência ou querem que a sua pequena empresa desenvolva-se. Ao longo das 224 páginas são abordados temas como gestão de pessoas, estrutura, gestão da operação, formas de crescimento, governança corporativa, empreendedorismo, rentabilidade por cliente e controles financeiros.

Under the radar: Talking to Today’s Cynical Consumer – Jonathan Bond e Richard Kirshenbaum (John Wiley & Sons, 1998)

(Sob o radar: falando com os consumidores cínicos atuais)

Jonathan Bond e Richard Kirshenbaum são hoje referência no mercado de publicidade e propaganda norte-americano. Os autores tiveram um rápido crescimento na carreira e compartilham nesta obra os métodos que aprenderam ao longo do tempo no mercado. Durante a leitura, é feita uma análise de como o mundo tem se transformado e quais estratégias são necessárias para captar clientes e chamar a atenção deles diante do enorme volume de informações que recebem diariamente.

Disruption: Overturning Conventions and Shaking up the Market Place – Jean-Marie Dru (John Wiley & Sons, 1996)

(Interrupção: derrubando convenções e sacudindo o mercado)

Com uma estratégia de quebrar as barreiras da criatividade, o livro apresenta métodos que têm se mostrado eficientes com os diferentes tipos de clientes. A ideia é romper com o tradicional e construir uma nova visão da propaganda de produtos, o que proporciona uma estratégia poderosa para um notável crescimento das agências de publicidade. A leitura apresenta um conceito inovador, eficaz tanto para a propaganda em si quanto para os negócios em geral.

Creative Company – Andy Law (John Wiley & Sons, 1999)

(Companhia Criativa)

O livro relata a tentativa de um grupo de profissionais de criarem uma agência publicitária diferenciada. Ele apresenta propostas novas utilizadas na construção da marca Body Shop e, mais interessante ainda, a descrição da história da agência, com destaque para sua estrutura e funcionamento.

Gostou das nossas dicas? Elas foram pensadas exatamente para que você possa investir e desenvolver sua agência publicitária no mercado. Nós também preparamos um resumo do livro “Pequenas Agências, Grandes Resultados”, nossa segunda dica, com os principais aspectos abordados pelo autor. Faça o download gratuito, clicando no botão abaixo. 

Agências - Desktop

 

Leia também