Sobre o que estamos falando?
- O Portal do Empreendedor é voltado para quem é Microempreendedor Individual;
- O site reúne todos os serviços que o MEI precisa no seu dia a dia;
- Saiba quais processos você pode fazer no Portal do Empreendedor.
Se você já é Microempreendedor Individual ou pensa em ser, já pode ter ouvido falar do Portal do Empreendedor. Ele é um ambiente digital criado pelo governo brasileiro com o intuito de fornecer ajuda, informação, atualizações e atender outras demandas que o MEI possa ter.
No Portal, é possível abrir o MEI e acessar outros serviços. Nós, da Conta Azul, separamos algumas informações sobre o Portal do Empreendedor, para ajudar a entender como usá-lo e quais as principais vantagens de ficar de olho no que acontece por lá.
Confira os tópicos e tenha uma boa leitura:
- Para que serve o Portal do Empreendedor
- Como acessar o Portal do Empreendedor
- Serviços oferecidos pelo Portal do Empreendedor
- Principais vantagens de usar o Portal do Empreendedor
- Esteja sempre atualizado

Para que serve o Portal do Empreendedor
O Portal do Empreendedor é um ambiente digital que concentra informações e serviços direcionados ao Microempreendedor Individual (MEI). Ele também é conhecido como Portal do Empreendedor MEI e Portal do MEI.
Nesse espaço online, o microempreendedor pode abrir a sua inscrição, pagar impostos, receber atualizações, solicitar comprovantes e ficar bem informado sobre todos os assuntos relacionados a esse tema.
O site foi criado pelo governo com o objetivo tornar mais simples e prático o dia a dia de quem é MEI, centralizando os serviços que ele precisa em um só lugar.
Como acessar o Portal do Empreendedor
O Portal do Empreendedor MEI pode ser acessado em www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor. Para conseguir utilizar os serviços, você precisará ter feito previamente um cadastro no site www.gov.br.
Após a criação de sua conta gov.br, é só utilizar o CPF e senha para fazer o login no Portal do MEI.
Serviços oferecidos pelo Portal do Empreendedor
Além de ser o canal por onde deve ser feita a abertura do MEI, o portal também oferece diversos serviços para quem já é Microempreendedor Individual. Conheça os principais:
Formalização do MEI
Dentro do portal, é possível abrir o MEI e formalizar sua empresa. Todo o processo é bem simples e gratuito.
Basta preencher algumas informações, como nome da empresa, atividade que será realizada e o CEP onde o seu negócio irá funcionar.
Emissão de DAS-MEI
O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), é o documento que concentra todos os impostos que devem ser pagos pelo MEI. Além disso, ele é a garantia do acesso aos benefícios do INSS, como aposentadoria e salário-maternidade, entre outros.
No Portal, você consegue emitir a guia de pagamento do DAS e se houver a necessidade, parcelar os débitos em atraso. Acesse nosso conteúdo para saber mais sobre a guia DAS-MEI.
Envio da DASN-SIMEI
A Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI) deve ser feita anualmente e substitui o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. É por meio dela que o MEI informa o faturamento do ano anterior.
Emissão CCMEI
Em ocasiões em que o MEI precisa comprovar que seu registro está regularizado, como um pedido de empréstimo, é necessário emitir um certificado MEI.
Esse documento é chamado Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) e pode ser emitido no portal.
Cancelamento MEI
Se você também quiser dar baixa no MEI, no Portal do Empreendedor é possível fazer isso de forma rápida e gratuita. Dessa forma, deixa de ser necessário pagar o DAS MEI.
Regularização de dívidas do MEI
No Portal do MEI, também é possível regularizar e renegociar dívidas que surgem quando o microempreendedor esquece de pagar a DAS-MEI, por exemplo. Inclusive, o valor pode ser parcelado.
Suporte contábil gratuito
Acessando o Portal do Empreendedor, o MEI também tem direito a suporte contábil gratuito, por meio da rede Contadores de Bem.
Principais vantagens de usar o Portal do Empreendedor MEI
Conheça a seguir algumas vantagens em ser MEI e usar o Portal do Empreendedor:
Mais agilidade e menos burocracia
Com centralização dos serviços, processos e informações, o portal consegue proporcionar mais agilidade e desburocratizar os serviços.
Com poucos cliques, é possível emitir as DAS, abrir um CNPJ, emitir guias de pagamentos e negociar parcelas atrasadas, entre muitos outros procedimentos que geralmente o MEI teria mais trabalho para resolver.
Acesso remoto
Uma das principais vantagens do Portal do Empreendedor é ter acesso remoto a todos os benefícios, serviços e soluções a qualquer hora e em qualquer lugar, inclusive por meio de um smartphone, tablet ou outro dispositivo móvel. Esse acesso rápido também colabora na agilidade dos processos e acesso às informações necessárias.
Notícias e informações atualizadas
No portal, você encontra informações que estão atualizadas e alinhadas com as mudanças ou revisões feitas pela Receita e pelo Governo Federal. Tudo isso, ajuda o MEI a manter em dia as questões tributárias e administrativas, que também refletem no desempenho do seu negócio.
Esteja sempre atualizado
Com o Portal do Empreendedor, o MEI consegue informações e ferramentas para estruturar cada vez mais o próprio negócio, além de se manter atualizado com todas as mudanças que envolvem esse tipo de empresa.
Aqui no blog da Conta Azul, também produzimos conteúdos que ajudam o MEI a se informar sobre processos e prazos que eles devem cumprir. Clique aqui e acesse nossa área dedicada aos MEIs!