Planilha de Vendas: Controle e Acompanhamento para a Empresa

[Planilha] Controle de vendas

Uma planilha de vendas é um instrumento muito útil para o controle e o acompanhamento de todas as vendas da empresa.

Como você sabe, uma boa gestão não se resume a deixar a empresa longe do vermelho.

O empresário que se preocupa apenas em ter um saldo positivo pode até manter as contas equilibradas, mas certamente não aproveita todo o potencial do seu negócio.

Por isso, utilizar um sistema ou planilha de controle e acompanhamento de vendas e atualizá-la diariamente é fundamental para ter um controle mais preciso das metas e dos resultados.

Mas não basta adotar um modelo pronto de planilha se você não entender a importância dessa gestão das vendas e todas as oportunidades que essa análise e esse acompanhamento oferecem.

Neste artigo, você vai encontrar uma planilha de vendas para baixar gratuitamente, um guia para fazer esse controle na sua empresa e todas as dicas que você precisa para elevar o faturamento e fazer seu negócio crescer.

Planilha de vendas grátis

Com esta planilha de controle de vendas, você vai conseguir:

  1. Monitorar em detalhes todas as suas vendas
  2. Reforçar sua estratégia de vendas com dados precisos e atualizados
  3. Descobrir qual produto oferece maior retorno para a sua empresa
  4. Tomar decisões melhores, baseadas em resultados.

Baixe agora:

Planilha Acompanhamento de Vendas  Preparamos uma planilha para organizar o dia a dia das vendas no seu negócio Baixar a planilha agora

A planilha disponibilizada aqui foi baseada no material criado por Renato Borges.

Neste link acima, você encontra uma planilha de vendas para o controle e o acompanhamento de tudo que envolve o faturamento de sua empresa.

A planilha foi criada para você acompanhar e controlar o andamento das vendas da sua empresa ao longo do mês.

Com essa ferramenta, você pode verificar a meta mensal estipulada (acumulado planejado) e as vendas realizadas diariamente (realizado).

O modelo acima é um documento para Excel, que pode ser editado no software da Microsoft ou nas planilhas do Google.

Assim que você abrir o arquivo, vai encontrar três abas:

  • Tabela geral: aqui você registra os números
  • Acompanhamento diário: aqui você visualiza um gráfico com o realizado, o planejado base e o planejado futuro
  • Acompanhamento acumulado: aqui você encontra um gráfico do realizado, da tendência e da meta.

Fácil, não?

Você vai ver que, com o tempo, esse registro será cada vez mais rápido. E mais para a frente, vai entender como ir um pouco além da planilha para acelerar ainda mais os seus resultados.

Planilha Acompanhamento de Vendas  Preparamos uma planilha para organizar o dia a dia das vendas no seu negócio Baixar a planilha agora

Como usar a planilha de controle de vendas

As duas abas que contêm os gráficos são atualizadas automaticamente conforme a tabela geral é modificada.

Na aba Tabela Geral, o primeiro passo é atualizar a data referente ao mês que você está acompanhando na tabela maior.

Depois disso, você deve partir para a atualização da tabela menor, dos parâmetros.

O único que deve ser preenchido é o da Meta, que é a o valor total que você pretende alcançar com as vendas durante o mês.

Ao definir esse número, as colunas Planejado Base, Planejado Futuro, Acumulado Planejado e Tendência a Realizar são preenchidas automaticamente.

Na tabela dos parâmetros, não se preocupe com as linhas Total Realizado e Tendência: elas são atualizadas à medida que você preenche a coluna Realizado da tabela.

Aliás, esta coluna é a única em que você vai preencher com o valor vendido em cada dia do mês.

A partir deste valor, todos os outros são recalculados.

Perceba que a coluna Acumulado Realizado começa a ser alterada, enquanto a Planejamento Futuro vai recalculando os valores planejados e excluindo os valores referentes ao já realizado.

Não se esqueça de fazer o apontamento das vendas diariamente, com os valores sempre exatos, incluindo todos os centavos.

E claro, acompanhe o andamento da Tendência (na tabela dos parâmetros) para saber como está em relação à Meta.

Isso pode mostrar quanto esforço é necessário para chegar ao final do mês com as contas em dia.

Planilha de acompanhamento para a equipe de vendas

Com uma planilha de acompanhamento de vendas, você tem em suas mãos todos os indicadores que precisa para saber se sua equipe está seguindo o planejamento e batendo as metas diárias, semanais ou mensais.

A planilha deve ser preenchida em conjunto e nunca usada para jogar um funcionário contra o outro.

Aproveite o conhecimento de seu melhor vendedor para capacitar os outros e até os novos membros da equipe.

Dessa forma, você valoriza seu vendedor e contribui com atividades para integrar melhor a equipe.

Esse também é o momento de você rever as metas e o planejamento da empresa.

Com todos os dados sobre as vendas da sua empresa, você pode arriscar metas ousadas de crescimento e planejar seu faturamento para os meses futuros e datas comemorativas.

E não esqueça de comunicar seus planos aos funcionários.

Seja um líder e mostre que a comissão é apenas um pequeno prêmio pelo reconhecimento à qualidade do serviço e à satisfação do cliente.

Acredite, muitos funcionários não são motivados apenas por dinheiro.

Sistema de controle de vendas: além da planilha de acompanhamento

Um planilha de vendas é um passo muito importante para quem quer controlar e acompanhar suas vendas, fazer projeções mais assertivas e tomar decisões melhores.

Mas hoje a tecnologia oferece algumas opções mais rápidas e inteligentes para sua gestão.

Com um sistema de controle de vendas online, você pode reunir todos os dados da sua empresa em um lugar só, conectando todas as áreas do negócio em uma única plataforma.

Veja alguns dos benefícios de ir além da planilha nas vendas:

Atendimento melhor

O controle de vendas online auxilia a empresa a se relacionar melhor com os seus clientes e oferecer um atendimento mais personalizado.

Na plataforma, o cadastro dos consumidores é automático, rápido e intuitivo, e o contato com cada um se torna mais eficiente e rentável.

Além disso, a apresentação de propostas customizadas é bastante simples.

Você pode usar o seu logotipo e os dados de sua empresa para que o sistema gere automaticamente um arquivo em PDF e, assim, aumentar suas chances de novos negócios.

Profissionalização das vendas

Imagine um sistema em que a venda gera automaticamente um pedido para o setor do estoque, que verifica se o produto se encontra disponível e se há prazo e pessoal para a realização do serviço.

Fica melhor: esse mesmo sistema de vendas pode emitir nota fiscal, se conectar com a plataforma do contador, lançar os dados da transação no financeiro da empresa e fazer conciliação bancária e fluxo de caixa.

Viu como uma planilha de vendas pode ser aprimorada?

Eficiência na cobrança

Com um sistema online, você pode emitir e enviar boletos a seus clientes e receber pagamentos por cartão de crédito, tudo de forma fácil e rápida, com o dinheiro caindo na conta e os dados do faturamento atualizados.

Agilidade na organização

A planilha de vendas depende bastante da capacidade operacional de um colaborador ou de uma equipe.

Como ela precisa ser atualizada manualmente, acaba oferecendo grande margem para erro.

Já um sistema de controle de vendas torna esse processo automático e possibilita que qualquer membro autorizado de sua equipe acesse as informações, produza relatórios e use os dados para tomar decisões assertivas.

Imagine uma semana ou dia de descontos, como a Black Friday. Já pensou se fosse possível alterar automaticamente as listas de preços de seus produtos ou serviços?

Já é o que acontece com quem usa uma plataforma online de vendas. Esse recurso possibilita manter listas de preços que voltam ao normal automaticamente no final do prazo estipulado.

Gostou desses benefícios?

Conecte-se a seus clientes  Ganhe produtividade em seu escritório com a integração contábil do ContaAzul  para Contadores Quero mais produtividade

Eles são apenas algumas das vantagens de quem adota uma planilha de vendas e depois se dá conta de que pode ir além e automatizar todos os processos operacionais para vender mais e crescer de forma sustentável.

Quer acesso a materiais gratuitos?

Junte-se a mais de 800 mil donos de negócio e receba gratuitamente novidades e dicas sobre financeiro, nota fiscal e gestão selecionadas pela ContaAzul.

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online   para você organizar sua empresa   <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://contaazul.com/funcionalidades/controle-financeiro/>  Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>