Controle Financeiro

Planilha de contas a receber: baixe grátis!

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 26/01/2024 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O controle de contas a receber tem um papel essencial na saúde financeira do seu negócio;

  • É por meio dele que você visualiza a entrada de dinheiro futuro e as cobranças que precisam ser feitas; 
  • Preparamos uma planilha de contas a receber grátis para facilitar a sua gestão financeira, confira! 

Experimente grátis a Conta Azul!

A organização financeira está confusa e você não sabe o que vai receber e nem quando? Já cobrou algum cliente errado por não ter um controle financeiro empresarial eficiente? Esses e outros desafios podem facilmente ser resolvidos com uma planilha de contas a receber!

Nela, é possível visualizar as datas, clientes, fornecedores e valores que vão entrar em caixa no futuro, facilitando sua gestão financeira em diferentes níveis.

Neste conteúdo, te contamos a importância de ter esse recurso no dia a dia, os benefícios  e ainda disponibilizamos uma planilha de contas a receber grátis. Continue a leitura e baixe o seu modelo agora mesmo!

 Planilha de contas a receber: baixe grátis!

Planilha de contas a receber: por que apostar nessa ferramenta?

Independente do fluxo de vendas ou tamanho do negócio, toda empresa precisa de uma boa organização financeira para crescer. Isso significa ter clareza sobre todas as entradas e saídas, para, assim, fazer planejamentos e projeções assertivos.

Um dos primeiros passos é justamente ter um controle em relação aos recebimentos: saber quanto vai receber, quem está devendo e quais são aqueles clientes que pagam sempre em dia.

Contar com uma planilha de contas a receber lhe permite ter certeza sobre o dinheiro que irá cair e seu prazo de entrada. A partir disso, é possível:

  • Antecipar crises;
  • Tomar decisões assertivas;
  • Programar pagamentos;
  • Evitar multas e taxas de juros;
  • Planejar investimentos;
  • Entre outros.

Além disso, você terá a chance de conhecer melhor seu público. Por meio do controle de contas a receber, dá para identificar padrões nas vendas, o perfil dos clientes e a qualidade de fidelização.

Aproveite para entender também como fazer um plano de contas e manter seu controle financeiro empresarial em dia!

Baixe grátis o seu modelo planilha de contas a receber

Melhor do que fazer algo do zero, é ter uma planilha de controle de contas a receber pronta esperando você!

Afinal, nem todo gestor tem habilidades com essa ferramenta. É normal ter dificuldade com a criação de fórmulas, gerenciamento de células, aplicação de filtros, entre outros.

Na prática, o que é realmente importante é ter mais tempo para se concentrar no controle do fluxo de caixa e deixar a gestão financeira empresarial organizada, de forma descomplicada.

Pensando em facilitar a vida dos empreendedores, a Conta Azul preparou um modelo de planilha de contas a receber grátis! Com ele, você vai:

  • Melhorar a visão que sua empresa tem das contas a receber, com vencimentos e categorias;
  • Organizar suas contas por cliente e data prevista;
  • Ter condições melhores de negociar adiamentos ou antecipações considerando prazos de vencimento;
  • Identificar possíveis problemas de caixa em datas de muita concentração de contas a receber;
  • entre outros.

Quer ter acesso ao nosso exemplo de planilha de contas a receber para personalizar da forma que desejar? Basta clicar no banner abaixo e fazer agora mesmo seu download!

Banner com o link para o download da planilha de contas a receber

Com ele, você também consegue controlar as contas a pagar e manter todos os seus lançamentos na palma da mão!

Quais as vantagens de uma planilha de contas a receber no Excel 

Como você viu, a gestão financeira de empresas precisa estar em dia para evitar complicações. E, se você quer que seu negócio tenha uma vida longa, o monitoramento das contas a receber precisa ser diário.

Confira os principais benefícios práticos de contar com uma planilhas de contas a receber:

1.Informações mais organizadas

Uma planilha de contas a receber permite que todas as informações relevantes, como clientes, valores devidos, datas de vencimento e status dos pagamentos, sejam centralizadas em um único lugar.

Isso facilita o acesso e a visualização das informações, evitando a dispersão de dados em diferentes documentos.

2.Visão clara do fluxo de recebimentos

Por meio da planilha, é possível ter uma visão clara do fluxo de recebimentos esperados em um determinado período.

Isso ajuda na gestão do fluxo de caixa, permitindo antecipar os valores que entrarão na empresa, bem como planejar os pagamentos e investimentos de acordo com as suas previsões de recebimentos.

3.Monitoramento do prazo de pagamento

Você terá um melhor acompanhamento das datas de vencimento das contas a receber, facilitando o controle dos prazos de pagamento.

Com essa informação, é possível identificar pagamentos em atraso e tomar medidas adequadas para cobrar os clientes, evitando a inadimplência e seus impactos negativos no fluxo de caixa.

Inclusive, temos um conteúdo bem explicativo para que você repense giro e prazos na administração de contas a receber. Acesse o link e confira!

4.Controle da inadimplência

Ao identificar os clientes inadimplentes, é possível aplicar uma ação imediata para cobrança e recuperação dos valores devidos. Esse controle efetivo da inadimplência contribui para a saúde financeira da empresa e evita prejuízos decorrentes de pagamentos em atraso.

Se você for fazer esse processo manualmente, pode clicar neste link e usar o modelo de carta de cobrança amigável.

5.Análise financeira e tomada de decisões

Com as informações organizadas na planilha, é possível realizar análises financeiras mais detalhadas e embasadas.

Assim, o gestor pode avaliar o desempenho do negócio, identificar oportunidades de melhorias e ter uma tomada de decisões mais estratégica.

Viu só como seu controle financeiro vira outro quando se tem uma planilha de contas a receber? Para quem está iniciando sua jornada como empreendedor, este recurso ajuda bastante.

Mas, a verdade é que, se você é um dono de negócio que precisa administrar muitas vendas, contar com um sistema de gestão financeira integrada e online fará toda diferença.

Foi isso que o Guto Caetano, da Caetano Contabilidade, percebeu ao implementar a Conta Azul Pro na sua rotina de trabalho. Depois disso, boa parte das suas tarefas foram automatizadas, possibilitando um controle financeiro remoto e em tempo real.

Conheça um pouco mais sobre essa história e saiba como a Caetano Contabilidade otimizou as contas a receber e passou a ter benefícios que só nosso sistema de controle financeiro empresarial pode oferecer. Acesse o link e veja!

Leia também