3 pilares para uma administração financeira eficiente

Sobre o que estamos falando?

  • Há 3 pilares que dão sustentação a uma administração financeira, sendo o início do estudo gerencial que todo empreendedor precisa fazer sobre a própria empresa para, assim, transformar teoria em decisões práticas;
  • Mesmo gestores que contratam terceiros para gerir o financeiro da empresa precisam dominar o conhecimento básico dessa área, para poder tomar decisões mais estratégicas e até mesmo monitorar o trabalho dos contratados;
  • Centralize e simplifique os dados e os processos administrativos da sua empresa com a plataforma de gestão integrada Conta Azul Pro. Assim, você nunca perde de vista nenhum centavo que entra ou sai das contas do negócio.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Pense em uma empresa feita a partir de uma construção de Lego™. Administração financeira é a gestão das peças. Se a base não for forte, quanto maior a escultura, maiores são as chances de ruir. E a matéria-prima das peças que sustentam um negócio não é plástico, é dinheiro.

Nunca é tarde para retomar o controle sobre a gestão da sua empresa. Por isso, empreendedores de qualquer porte ou momento na jornada, não só podem, como devem, aprimorar o gerenciamento. E há 3 pilares que mantêm administração financeira saudável.

Descubra abaixo como construir uma base forte para o negócio se manter firme, não importa o que enfrente. Assim, o empreendedor poderá investir em rentabilidade e expansão sem se preocupar com as dores de crescimento pelas quais muitas empresas passam.

Faça uma boa leitura! 📋

O que são os pilares da administração financeira?

Uma vez que empresas são movidas com dinheiro como combustível e, quase sempre, visam o lucro, muitas pessoas conseguem entender porque precisam saber sobre administração financeira. Porém, esse termo solto, não diz muita coisa.

Se apenas pensar “preciso gerir o dinheiro da minha empresa” bastasse, não haveria inúmeras empresas quebrando diariamente. Segundo o SEBRAE e a UNESP, 49,4% dos negócios brasileiros fecham em até 2 anos, geralmente devido a uma gestão financeira mal feita.

Sendo assim, todo empreendedor deve se aprofundar no assunto. Claro, existem detalhes nos quais ele não precisa pensar todos os dias, já que muitos contratam colaboradores para isso. No entanto, como você sequer vai monitorar o trabalho do contratado se não puder avaliá-lo?

Os 3 pilares para uma administração financeira eficiente são conceitos básicos para começar os estudos. São pontos fundamentais que você precisa conhecer para que a empresa cresça com estrutura firme e forte.

No entanto, é importante que não se baseie somente neste conteúdo e se mantenha em constante capacitação. Depois, para aplicar esse conhecimento, é preciso fazer um planejamento financeiro. E essa operação ficará mais fácil com o auxílio de uma planilha grátis.

 

3 pilares para uma administração financeira eficiente

Toda tomada de decisão precisa ser feita sobre a estabilidade de um controle financeiro rigoroso. Fazer um negócio crescer não é possível sem gerir o caixa de uma forma inteligente e estratégica.

Aprenda abaixo 3 pilares para uma gestão financeira saudável. Tome nota, avance nos estudos e procure ferramentas igualmente eficientes para auxiliar nessa operação.

1. Conheça sua empresa como ninguém

Por mais que um empreendedor contrate especialistas, ninguém conhece as particularidades da empresa tão bem quanto ele mesmo. Talvez essa pessoa não tenha as técnicas ou estudos aprofundados de análise, mas ela tem o domínio do negócio.

O dono do negócio sabe como o cliente gosta de ser atendido, as melhores formas de pagamentos para o segmento, o preço ideal, o que o mercado pratica e inúmeras outras informações. 

No entanto, você se surpreenderia com quantas pessoas desconhecem números importantíssimos sobre a própria empresa. Mas a solução para isso não precisa ser memorizar cada centavo das movimentações, algo próximo do impossível.

Existem inúmeras ferramentas digitais que monitoram e disponibilizam esses dados. A mais eficiente delas é a plataforma de gestão integrada, conhecida também como ERP. Além de manter o dono do negócio bem informado, ela simplifica os processos administrativos.

2. Controle seus números e processos

O controle das informações é peça-chave para o sucesso do negócio. Por isso, empresas de pequeno e médio porte precisam de processos e controle financeiro tão rigorosos quanto as grandes, garantindo assim uma administração adequada, evitando fraudes, desvios e principalmente a falta de fluxo de caixa

O dia a dia deve ser monitorado sem parar. O fluxo de caixa, que muitos nem controlam, é só mais uma das operações de administração financeira com as quais um gestor deve se preocupar. Conciliação bancária, controle de estoque, monitoramento de compras e vendas, tudo deve ser registrado e avaliado.

Plataformas de gestão integrada são uma ótima opção para resolver os problemas desse pilar. Boa parte das operações são justamente voltadas para simplificar e automatizar processos. Você e seus colaboradores podem até esquecer de uma etapa da conciliação tributária, mas a plataforma mostrará o erro ou simplesmente corrigirá sozinha, por exemplo.

3. Tome decisões embasadas em números

Não existe mais a possibilidade de estar no século XXI e querer tomar decisões com base em achismo. Quando se tem, por meio de controles, números da realidade da empresa, as tomadas de decisões são mais eficazes e inteligentes. Dessa forma, fica mais fácil identificar o resultado financeiro dessas ações, direta ou indiretamente. 

Tendo a compreensão dos números financeiros, o empreendedor consegue ver o que está impactando na rentabilidade do negócio e formando gargalos de dinheiro de forma clara.

Não é raro empresas terem uma crescente de faturamento, mas não enxergarem lucro ou até mesmo observarem faltas no caixa, por exemplo. Sem números corretos e análises adequadas, as respostas são dadas por impulso e sentimentos, e não estrategicamente. 

Análises como ponto de equilíbrio, curva ABC de clientes e produtos, indicadores financeiros, formação de preço, tendências de despesas, acompanhamento de metas, são apenas algumas que toda empresa deve monitorar mensalmente. 

Onde você deseja estar: tomando uma decisão baseada em uma análise com números errados ou ter a certeza de que aquela escolha é a mais correta para o período e que gerará maior lucratividade? 

Por isso, esses três pilares, quando colocados em prática, transformam de forma simples uma gestão baseada no achismo em uma gestão estratégica, onde você toma as rédeas do negócio, controla processos e usa esses números a favor da gestão. 

Construa pilares firmes com uma plataforma de gestão integrada

Se os pilares dão sustentação à empresa, o que dá sustentação aos pilares? Não dá para segurar um palácio de ouro com palitos de picolé. Por isso, você precisa de uma plataforma forte e resistente que mantenha tudo em pé e ainda acelere o crescimento do negócio.

A Conta Azul Pro é a plataforma de gestão integrada mais estável do mercado, oferecendo segurança para os seus dados e movimentações administrativas. E, diferente de outros ERPS, a CA Pro é mais do que uma planilha de Excel robusta na nuvem.

Confira parte do que oferecemos:

Monitoramento de compras e vendas para todos os tipos de negócio. Isso é, seja uma venda de infoprodutos ou uma prestadora de serviços que faz prospecção uma a uma, todos são bem-vindos. A integração com as lojas virtuais e o acompanhamento dos envios e negociações de orçamentos permitem esse controle total.

Simplificação e automatização de processos que incluem conciliação bancária e tributária. Todo centavo que a empresa mexe fica registrado de forma automática na plataforma. Depois, ainda é possível emitir relatórios completos e fáceis de ler com apenas alguns cliques.

Gestão tributária facilitada ao enviar, em tempo real, dados das operações para o contador, assim como garantir o pagamento dos impostos em dia. 

Prevenção à inadimplência com o controle de todas as contas a pagar e a receber. Se algum valor agendado não entrar na data combinada com o cliente, ele poderá receber notificações de cobrança. Inclusive, o Receba Fácil, solução de pagamentos integrada à Conta Azul Pro, oferece diferentes formas de recebimentos.

Confira o depoimento de Rosilda Camargo, CEO da EmpreWork, sobre administração financeira e a Conta Azul Pro:

 

Faça o teste grátis e comece a estruturar o seu futuro!

Leia mais:

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar