Contabilidade

Planejamento anual: veja como montar um para seu escritório contábil

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 11 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • O planejamento anual para escritórios contábeis é um documento que norteia os passos dos contadores durante o ano inteiro. Por meio disso, é possível estabelecer as metas e o que será preciso para alcançá-las;
  • Fazer o planejamento anual para o seu escritório é mais simples do que você imagina! Conheça o passo a passo completo para montar o seu e os principais benefícios de começar o ano com tudo organizado;
  • Tenha mais produtividade, agilidade e lucratividade com a Conta Azul Mais. A solução permite que você cumpra com o seu planejamento anual, atendendo até o dobro de clientes com a mesma qualidade. Tenha também acesso às vantagens da Jornada de Sucesso do Contador Parceiro.

Cadastre-se grátis na Conta Azul Mais

No seu escritório, são comuns as reclamações dos clientes pela falta de organização interna? Ou então, você sente que seus serviços precisam de algo a mais, mas não sabe por onde começar?

Se você está passando por isso, uma das razões pode estar na falta de um bom planejamento anual. Essa ferramenta, além de proporcionar uma visão 360° do seu escritório, dá o norte que você precisa para atingir os seus objetivos.

Diferente do que muitos pensam, fazer o planejamento estratégico anual do seu escritório não é difícil. Neste conteúdo, listamos os principais passos que você precisa seguir para montar o seu.

planejamento-anual-veja-como-montar-um-para-seu-escritório-contábil

Como o planejamento anual pode ajudar meu escritório contábil?

O planejamento estratégico anual é uma ferramenta que define os melhores caminhos para que os objetivos da empresa, independentemente do seu ramo, sejam alcançados. Nele, são descritas as ações a serem realizadas e as metas para acompanhamento ao longo de todo o ano.

Trazendo isso para a realidade dos escritórios contábeis, o planejamento estratégico anual ajuda principalmente na organização dos processos e na definição das atividades.

Com a rotina intensa, nem sempre o contador – que também é um empreendedor – tem tempo para acompanhar tudo isso diariamente. Mas, fazendo o planejamento pelo menos uma vez ao ano e revisando sempre que necessário, as chances do escritório crescer de forma organizada são maiores.

Quais são os desafios de um planejamento anual?

Como falamos, a rotina dos contadores costuma ser bem intensa. Esse é um dos maiores desafios na hora de fazer o planejamento estratégico anual para um escritório contábil.

A razão da falta de tempo por vezes está na quantidade de tarefas manuais executadas diariamente e no retrabalho para conferir e corrigir erros.

Basta pensar no seu próprio dia a dia: quantas vezes você precisou refazer a DARF por inserir uma informação errada? Ou então, imprimiu e perdeu a guia de recolhimento de algum tributo?

Apesar desses desafios, fazer o seu planejamento estratégico anual não é tão complicado assim. Veja o que diz Cris Witt, nossa gerente de parcerias Nível Diamante:

“O Planejamento Estratégico não tem que ser um monstro de 07 cabeças, mas ele precisa ser feito! É ele quem norteia os rumos do negócio, traz o cenário real para a tomada de decisões, e transforma estratégias em ações.

O empreendedor que entende que o planejamento estratégico é melhor feito do que perfeito, com certeza terá mais chances de sucesso em seu negócio”.

No próximo tópico, veja o que fazer para montar o planejamento estratégico anual do seu escritório contábil e, assim, economizar tempo e dinheiro:

Como montar o planejamento estratégico anual para meu escritório?

Faça um diagnóstico do seu escritório

É muito comum que os escritórios de contabilidade sofram com a desorganização nos processos e com as atividades manuais. Mas, especificamente na sua empresa contábil, devem existir outros problemas.

Faça um diagnóstico completo do seu escritório, listando as principais dores. Se você trabalha em sociedade e com outros colaboradores, não deixe de ouvi-los.

Muitas vezes eles podem trazer dificuldades que estão atrapalhando o andamento do trabalho que você ainda não percebeu.

Identifique ameaças e oportunidades

Ameaças e oportunidades estão relacionadas aos fatores externos que podem afetar o seu escritório. Por isso, o segundo passo do seu planejamento estratégico anual é identificar cada uma delas.

As ameaças são fatores externos negativos que podem atrapalhar o desempenho da sua empresa de contabilidade. Novos escritórios na região são exemplos.

Já as oportunidades são as situações que acontecem fora das portas da empresa e que, se bem aproveitadas, trazem resultados positivos para o seu escritório.

A busca por serviços de consultoria na contabilidade é uma delas. Afinal, hoje os clientes procuram não somente um contador para cuidar das suas obrigações tributárias e sim, um profissional para ajudar nas tomadas de decisões da empresa, com base nos resultados apurados.

Defina seus objetivos e prioridades

Considerando os recursos que você tem disponível hoje, em termos financeiros, de tempo e equipe, defina os seus principais objetivos e prioridades.

Essa etapa é muito importante, pois é a base de um bom planejamento estratégico anual.

Estabeleça suas metas

Agora que você já definiu os objetivos do seu escritório, estabeleça metas claras e possíveis de serem cumpridas.

Se você definiu dobrar o número de clientes no próximo ano, nem sempre será possível fazer isso em uma semana ou um mês. Divida o objetivo em tarefas menores, para que se facilite de ser alcançado.

Ouça seus clientes e colaboradores

Já falamos no primeiro tópico que, para montar o diagnóstico, é importante que você converse com seus sócios e demais contadores do seu escritório.

Além do diagnóstico, ouvir as pessoas que trabalham com você serve para coletar sugestões que, se aplicadas, podem otimizar o trabalho da equipe. Isso também ajuda a entender os principais desafios que estão sendo enfrentados por eles no dia a dia.

Ouvir os feedbacks dos clientes sobre o seu trabalho ajuda identificar também o que você precisa aprimorar, manter e ajustar nos serviços que oferece.

Acompanhe as metas da sua equipe

Definir as metas é importante, mas acompanhá-las, também é!

Monitore as metas do escritório de forma periódica (semanal, quinzenal ou mensal) e se coloque à disposição dos contadores para entender onde está dando certo e o que precisa ser ajustado.

Se você fizer isso apenas uma vez ao ano, ficará mais difícil identificar e resolver o que está interferindo no cumprimento das metas.

Revise seu planejamento constantemente

O planejamento estratégico do seu escritório não deve ser feito apenas para ser guardado em uma gaveta: ele precisa ser revisto constantemente e ajustado.

Qualquer empresa está sujeita às mudanças no mercado e, por vezes, precisará ajustar o caminho para atingir seus objetivos. Daí a importância de rever o planejamento e fazer esses ajustes.

Use a tecnologia a favor do seu negócio

As metas precisam ser acompanhadas, mas, para isso é fundamental que você tenha tempo disponível, concorda?

Automatizando vários processos manuais no seu escritório, você conseguirá ter essa janela de tempo que precisa para pensar na parte estratégica da sua empresa contábil.

Já existem vários sistemas no mercado que facilitam a vida do contador, uma vez que automatizam tarefas manuais como a digitação de informações das notas fiscais.

A Conta Azul é um deles! Ao se tornar um contador parceiro, um gerente de sucesso dedicado te acompanhará de perto para tirar suas dúvidas. Clique aqui para saber mais!

planejamento-anual-veja-como-montar-um-para-seu-escritório-contábil-1

Principais benefícios de atuar com planejamento em escritórios contábeis

Visão 360° sobre o negócio

No momento do diagnóstico do escritório, antes de montar o planejamento estratégico anual, você consegue ter visão 360° da sua empresa contábil.

Isso significa descobrir o que deve ser ajustado para atingir os objetivos do escritório e que, nem sempre, você consegue ter essa visão diariamente.

Equipe mais motivada

Se todos conhecem o planejamento estratégico anual do escritório, as metas e sabem exatamente o que precisa ser feito, automaticamente a sua equipe estará mais motivada.

A motivação da equipe é um elemento chave para atingir os objetivos de qualquer negócio. É esse sentimento que faz com que todos os seus colaboradores se sintam mais engajados ao desempenhar as atividades diárias.

Do contrário, uma equipe desmotivada, além de não atingir os objetivos, pode prejudicar até a qualidade do serviço oferecido ao cliente.

Foco no objetivo

Com o planejamento estratégico anual definido, o foco de todos que trabalham no escritório estará nos objetivos a serem atingidos e não nos problemas.

Assim, as tomadas de decisão e possíveis ajustes do planejamento são mais ágeis.

Facilidade na priorização das tarefas 

Com os objetivos definidos, priorizar tarefas é muito mais fácil. Isso faz com que você tenha mais autonomia e consiga, em vários momentos, decidir rápido o que fazer ou não.

Lembre-se que você não estará no escritório o tempo inteiro e que as atividades e o atendimento aos clientes precisam fluir com qualidade, independente disso.

Por que devo me tornar um parceiro Conta Azul?

Ao fazer um bom planejamento anual, você saberá qual caminho percorrer para atrair mais clientes. É indispensável estar preparado para atender todos eles com qualidade, para fidelizá-los ainda mais.

A Conta Azul possui tudo o que você precisa para gerir a sua carteira de clientes com muito mais produtividade, organização e rapidez na tomada de decisão.

Com a Conta Azul Mais, você faz a gestão completa da sua carteira de clientes de forma 100% online. Com isso, dê adeus ao trabalho de digitar todas as informações e elimine os riscos de erros devido a essas tarefas manuais.

E se tornando um contador parceiro da Conta Azul, você tem o apoio de um Gerente de Parceria Dedicado, especialista em jornadas de sucesso de empresas de contabilidade. Para acelerar ainda mais o seu crescimento na contabilidade digital, você também ganha uma mentoria gratuita com um Contador Parceiro Orientador (CPO).

A Conta Azul Mais também faz a integração com a Conta Azul Pro, o ERP Conta Azul para micro e pequenas empresas. Com isso, todos os setores da empresa do cliente são integrados à sua contabilidade e os dados são atualizados automaticamente, à medida que as movimentações acontecem.

Para te ajudar a oferecer a Conta Azul Pro para sua carteira, a Conta Azul disponibiliza um especialista da área comercial para conduzir seu cliente na escolha do melhor plano. Caso ele queira contratar a plataforma, ganha uma assessoria de treinamentos gratuita, que dará todo suporte necessário.

Na prática, com a Conta Azul Mais, os contadores podem:

  • Buscar informações fiscais importantes de forma gratuita;
  • Importar e classificar documentos;
  • Enviar automaticamente cobranças dos honorários, guias e impostos diretamente no financeiro do cliente;
  • Acessar o balancete e gerar a DRE contábil em tempo real;
  • Emitir o Livro Razão, g erar a DAS individual ou em lote com poucos cliques.

Durante a implementação do sistema no seu escritório – e também no dia a dia -, você conta com a nossa equipe de suporte e as aulas da Universidade Conta Azul Mais. Lá, é possível encontrar o curso de Contabilidade Digital com certificado, dando o primeiro passo para se tornar um contador parceiro de sucesso!

Além disso, você também ganha acesso à plataforma Conta Azul Gestão Financeira, feita especialmente para os contadores gerenciarem o financeiro dos escritórios e os contadores parceiros também ganham descontos progressivos para oferecerem aos seus clientes o ERP para micro e pequenas empresas da Conta Azul.

Conte com a Conta Azul para a sua jornada de sucesso na contabilidade. Clique aqui e comece agora mesmo!

Leia também