Conta Azul Con

Conta Azul Con 23: saiba tudo o que aconteceu no evento

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 12 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A quinta edição da Conta Azul Con, maior conferência de contabilidade e tecnologia da América Latina, reuniu mais de 4 mil pessoas no Transamérica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 13 e 15 de junho;
  • O evento contou com mais de 50 palestrantes e teve a participação de grandes nomes, como Clayton Oates, Camila Farani, Cafu, Chieko Aoki, Nina Silva e Martha Gabriel;
  • Saiba o que aconteceu em cada dia da Conta Azul Con 23 e conheça os vencedores do prêmio Destaques do Mercado Contábil. 

Cadastre-se e seja parceiro da Conta Azul!

A Conta Azul Con 23, evento que reuniu contadores, empreendedores, especialistas e líderes de negócios, aconteceu de 13 a 15 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, com o tema “Caminhos para o impossível”.

Neste ano, a conferência reuniu mais de 4 mil participantes, de todos os estados brasileiros, e contou com 70 patrocinadores. O evento também teve mais de 50 palestrantes, que proporcionaram aos profissionais do mercado contábil mais de 50 horas de conteúdo em três palcos simultâneos.

Além de uma  programação repleta de palestras, workshops e painéis de discussão apresentados por grandes nomes, como Clayton Oates, Camila Farani, Cafu, Chieko Aoki, Nina Silva e Martha Gabriel, a Con 23 promoveu uma Feira de Negócios com expositores de vários setores.

Quer ficar por dentro de tudo o que aconteceu nos três dias da maior conferência de contabilidade e tecnologia da América Latina? Vem com a gente e confira!

Imagem mostra momento da palestra do CEO e co-fundador da Conta Azul, Vinicius Roveda, na Conta Azul Con 23
Co-fundador e CEO da Conta Azul, Vinicius Roveda abriu o evento. Foto: Divulgação

Primeiro dia

O co-fundador e CEO da Conta Azul, Vinicius Roveda, abriu o evento contando um pouco de sua trajetória e a história da empresa, que chegou ao mercado com o objetivo de tornar a gestão financeira mais simples, segura, digital e acessível para os empreendedores. 

Ao público presente, Roveda explicou que a conferência tem a missão de ajudar os contadores a atuarem de maneira estratégica com a evolução dos processos empresariais. 

“O contador caminha para uma vida mais digital e estratégica e precisa de apoio para se ajustar a essa realidade. A Con vai além da questão técnica da contabilidade e traz lições importantes para o empreendedorismo de forma geral, com insights de marketing, vendas, inovação e tecnologia”, explicou o CEO.

Imagem mostra momento da palestra de Cafu na Conta Azul Con 23
Com um discurso sobre liderança e superação, Cafu foi um dos palestrantes do primeiro dia. Foto: Divulgação

O capitão do Penta, Cafu, foi um dos palestrantes do primeiro dia, com um discurso sobre liderança e superação. Durante a carreira, o jogador enfrentou nove negativas de grandes clubes até, finalmente, ser contratado pelo São Paulo.

Depois, se tornou capitão da equipe que conquistou o quinto título da Copa do Mundo do Brasil, em 2002, quando aprendeu lições valiosas sobre liderança e os desafios de cuidar do trabalho em equipe. 

“Existem dois tipos de líderes: o temido e o respeitado, você precisa escolher. O líder é o elo para fazer do ambiente um lugar propício para que as pessoas tenham foco, se desenvolvam e deem o seu melhor”, afirma Cafu.

Imagem mostra momento da palestra de Camila Farani na Conta Azul Con 23
A empresária e investidora Camila Farani contou sua trajetória no mundo dos negócios. Foto: Divulgação

Camila Farani, empresária e investidora, também esteve presente no primeiro dia da Conta Azul Con 23, e falou sobre sua história e motivações profissionais. Segundo a empresária, desde a infância ela teve a vocação para o empreendedorismo, com o objetivo de ajudar a mãe, quando começou vendendo iced coffee. 

Hoje, ela tem participação em mais de 45 empresas, como Picpay e Play 9, que empregam juntas mais de 15 mil famílias e faturam R$4.5bilhões. 

“Aprendi que a inquietação te leva a lugares onde os acomodados nunca chegarão, mas temos sempre que tomar cuidado. O dinheiro pode significar liberdade, contudo, para ter o pé no chão e senso de realidade, é fundamental estar conectado com quem você é. Por isso, a família, amigos e o tempo de qualidade são fundamentais no processo”, comenta Camila.

Destaques do Mercado Contábil

Imagem mostra vencedores da categoria BPO Financeiro UAU do prêmio Destaques do Mercado Contábil, entregue na Conta Azul Con 23
Empresas receberam premiação no primeiro dia do evento. Foto: Divulgação

Também no primeiro dia da Conta Azul Con 23, aconteceu a premiação dos Destaques do Mercado Contábil, que reconhece as empresas contábeis parceiras da Conta Azul que possuírem o maior nível de satisfação dos seus clientes e os maiores índices de crescimento e produtividade. 

Confira as empresas vencedoras:

Produtividade  

  • 1º lugar – Scryta Assessoria Contábil 
  • 2º lugar – Softcon Contabilidade e Consultoria
  • 3º lugar – Advance Contabilidade 

Crescimento

  • 1º lugar – Wise Contabilidade Digital
  • 2º lugar – Arbrent Contabilidade e Gestão
  • 3º lugar – LSC Contábil 

Satisfação de clientes

  • 1º lugar – Advance Contabilidade 
  • 2º lugar – Lara Assessoria Contábil 
  • 3º lugar – LSC Contábil 

Empresa Contábil UAU

  • Arbrent Contabilidade e Gestão 

BPO financeiro UAU

  • Administrar On-line Serviços de Apoio Administrativo

Segundo dia

Na quarta-feira (14/06), a programação do evento contou com mais de 20 palestras em três palcos simultâneos. O australiano Clayton Oates, considerado Top 25 pensadores líderes da contabilidade no mundo, subiu ao palco para compartilhar seu conhecimento e sua visão de futuro sobre BPO Financeiro. 

Oates é um líder globalmente reconhecido em Contabilidade, terceirização da gestão financeira e pequenos negócios. Ele veio pela primeira vez ao Brasil exclusivamente para o evento. Com 35 anos de experiência, o empresário descreveu cinco pontos focais para o sucesso de um negócio: time, tecnologia, sistemas, parcerias e mentalidade. 

Imagem mostra momento da palestra de Clayton Oates na Conta Azul Con 23
O australiano Clayton Oates foi uma das atrações internacionais da Con 23. Foto: Divulgação

“Além da paixão, habilidades e conhecimento do mercado, o líder precisa se preocupar com as armadilhas da operação, como se ocupar com tarefas pouco produtivas. O melhor caminho é deixar a equipe se desenvolver e lidar diretamente com as demandas do dia a dia. Alguns empreendedores acabam querendo cuidar de tarefas simples, deixando o trabalho e o negócio tomar conta de suas vidas”, explica. 

Clayton ressalta, ainda, que a tecnologia tem uma enorme importância no mercado, pois permite e abre portas para novas conexões, ajuda a reforçar o relacionamento com clientes e o profissional a ter mais qualidade nas suas tarefas. 

Além de Oates, outro nome internacional subiu ao palco da Conta Azul Con 23. Piritta van Rijn trouxe um panorama geral sobre o uso da inteligência artificial generativa e implementação de sistemas que impulsionam o funcionamento do negócio e o relacionamento com o cliente. 

Imagem mostra momento da palestra de Piritta van Rijn na Conta Azul Con 23
Piritta van Rijn é Global Head of Product da Thomson Reuters. Foto: Divulgação

Para ela, o ecossistema digital é valioso para o sucesso da empresa. “Os escritórios de contabilidade que adotam sistemas digitais oferecem maior eficiência e permitem mais possibilidades para colaboradores e clientes. O investimento em IA generativa foca em soluções que oferecem melhorias para o fluxo de trabalho diário”, conta.

Claudemir Oliveira, Fundador & Presidente do Seeds of Dreams Institute, apresentou o chamado Fundamento Disney, em que explica a psicologia positiva por trás do sucesso da Disney. 

“O sucesso é composto por um tripé formado por pessoas (essência), cenários (atração) e processos (execução). Existem os momentos mágicos, que são acertos, e os trágicos, os erros. Nos negócios, para cada momento trágico, é preciso olhar para 37 momentos mágicos”, explica.

Imagem mostra momento da palestra de Claudemir Oliveira na Conta Azul Con 23
Claudemir Oliveira falou sobre a psicologia positiva por trás do sucesso da Disney. Foto: Divulgação

Terceiro dia

O último dia de Conta Azul Con 23 teve uma realização inédita. A conferência foi o primeiro evento do setor a apresentar uma palestra criada e apresentada integralmente por inteligência artificial generativa. 

Com o tema “Impactos da Inteligência Artificial sobre contabilidade e a gestão financeira”, a palestra foi criada e apresentada usando diferentes aplicativos de inteligência artificial generativa. 

A definição do roteiro, o conteúdo, a apresentadora e sua voz (um avatar com voz sintetizada, em português), o suporte visual e as imagens foram totalmente desenvolvidas por IA.

O terceiro dia contou também com a participação Chieko Aoki, presidente do Blue Tree Hotels. Com vasta experiência em hotéis por todo o mundo, ela apontou valores básicos para a prosperidade do negócio. 

Para a empresária, o fundamental é oferecer apenas excelência e, até mesmo, se recusar a vender quando não estiver excelente. “Todo empreendedor deve buscar o melhor sempre. Entender os desafios da convivência com pessoas diferentes é a chave para acolher cada vez mais pessoas”, aponta.

Imagem mostra momento da palestra de Nina Silva na Conta Azul Con 23
Nina Silva é CEO do D’Black Bank e atua há 17 anos no setor de tecnologia e inovação. Foto: Divulgação

Nina Silva, CEO do D’Black Bank, contou um pouco de sua história e trajetória profissional. Com 22 anos na carreira de negócios, a empresária atua há 17 anos no setor de tecnologia e inovação, onde enfrentou desafios com o racismo estrutural e salários abaixo de seus colegas. 

“Eu não queria mais ser a exceção que legitima a regra, por isso resolvi fundar o Movimento Black Money. A revolução industrial 4.0 é mais humana que tecnológica, por isso se fala tanto em inclusão e na geração de valor em relacionamentos”, explicou. 

Imagem mostra momento da palestra de Martha Gabriel na Conta Azul Con 23
Martha Gabriel, futurista e uma das principais pensadoras digitais do Brasil, foi atração do último dia de evento. Foto: Divulgação

Também no último dia, Martha Gabriel apresentou o cenário da inovação digital e como os novos sistemas e processos estão ocupando os espaços do ambiente corporativo. Segundo ela, a cibersegurança é um dos principais riscos para as empresas atualmente, por isso, é importante que os profissionais conheçam e testem as novas tecnologias, como o ChatGPT e o metaverso. 

“Hoje, uma pessoa mediana com uso da tecnologia pode ser melhor que o maior expert na área que atua sem usar tecnologia. Você não vai ser substituído pela tecnologia em si, mas por um humano que usa melhor a tecnologia. Por isso, invista neste conhecimento”, disse. 

O show que encerrou a programação foi da banda Capital Inicial, que se apresentou exclusivamente para os participantes da conferência. 

Imagem mostra banda Capital Inicial se apresentando durante o show de encerramento da Conta Azul Con 23
A banda Capital Inicial fez o show de encerramento da Conta Azul Con 23. Foto: Divulgação

A Con 24 já está confirmada!

Se você gostou da programação do evento e tem interesse em participar, fique tranquilo: a Conta Azul Con já está confirmada para 2024! O evento acontecerá em São Paulo, em data a ser confirmada.

Esperamos você no ano que vem!

Banner chamando para a Conta Azul 24, que acontecerá em São Paulo, em 2024.

Leia mais:

Leia também