Institucional

Desafios das mulheres no mercado de trabalho foi tema de painel na Conta Azul Con 22. Relembre!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 3 mins de leitura | ← voltar

 

Conta Azul Con 22  dia 02 _ foto Papaya Filmes-250Painel “Como incentivar mulheres a ocupar espaços antes considerados masculinos?” aconteceu na Con 23. Foto: Papaya Filmes

“257 anos: é o que a gente precisa para ter o mesmo número de mulher e homem no mercado de trabalho”.

O número apresentado pela fundadora e CEO da “Se Candidate, Mulher!”, Jhenyffer Coutinho, é apenas mais uma evidência de que ainda é muito importante falar sobre a presença e os desafios das mulheres no mercado de trabalho.

E foi esse o tema do painel “Como incentivar mulheres a ocupar espaços antes considerados masculinos?”, realizado na Conta Azul Con 22, do qual Jhenyffer foi uma das convidadas, ao lado da jornalista esportiva Gabriela Ribeiro.

O bate-papo conduzido pela Diretora de Experiência do Cliente da Conta Azul, Sandrina Grubba, interessa especialmente às mulheres que são público-alvo do evento, as profissionais da contabilidade.

Isso porque elas estão inseridas em um mercado que, por muito tempo, foi considerado um ambiente masculino. Uma boa notícia é que esse cenário está mudando: segundo dados do Conselho Federal da Contabilidade, 43% dos profissionais contábeis ativos no Brasil são mulheres. 

Porém, ainda há muito a se avançar – não somente na área contábil, mas no mercado de trabalho como um todo. Uma pesquisa realizada pela Grant Thornton divulgada em março de 2022, mostra que as mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil.

Conta Azul Con 22  dia 02 _ foto Papaya Filmes-255Jhenyffer Coutinho e Gabriela Ribeiro foram as convidadas do painel. Foto: Papaya Filmes

Outro número alarmante foi apresentado em um levantamento da consultoria IDados, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE. De acordo com o estudo, as mulheres ganham em média 20,5% menos que homens no Brasil.

Como podemos ver, esses dados mostram que ainda é muito importante debater esse tema e incentivar mulheres a ocuparem cada vez mais espaços. Confira abaixo o que as convidadas do painel da Conta Azul Con 22 disseram sobre o assunto!

Aproveite também para garantir seu lugar na Conta Azul Con 23, que terá palestrantes incríveis como:

  • Nina Silva, especialista em inovação e gestão de negócios, uma das fundadoras do Movimento Black Money e considerada a Mulher Mais Disruptiva do Ano pela Women in Tech Global Awards 2021; 
  • Martha Gabriel, futurista e uma das principais pensadoras digitais do Brasil;
  • Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotéis. 

Além de lideranças femininas do mercado contábil, como Rosilda Camargo, CEO da Emprework; Maria Lúcia Garcês, fundadora da Diretrizes Contábil; Nilceia Marques, fundadora da TOK Contábil; e Amanda Morais, sócia do Grupo Rhodes.

Principais desafios das mulheres ao ocupar espaços antes considerados masculinos

 

 

 

Por que a Síndrome do Impostor afeta mais as mulheres?

 

 

Estar preparada é fundamental!

 

 

Por que é preciso pensar em equidade de gênero no mercado de trabalho?

 

 

A importância da representatividade para as mulheres no mercado de trabalho

 

 

Um recado para as mulheres – e para os homens

 

 

Embora conseguimos perceber evolução, os desafios das mulheres no mercado de trabalho ainda são muitos. Ao trazer este tema para debate, a Conta Azul tem como objetivo ajudar a mudar esse cenário, promovendo reflexões para que as mulheres possam se empoderar e para que os homens possam ajudar neste processo.

Leia mais:

Leia também