Marketing

Melhores ferramentas para contadores usarem na comunicação com clientes

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/03/2024 | 13 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Para que seu escritório de contabilidade cresça e tenha uma demanda recorrente, é fundamental contar com boas ferramentas de comunicação para interagir com os seus clientes;
  • Descubra quais são as melhores ferramentas para se comunicar com seus clientes, as métricas mais importantes para serem acompanhadas e os erros que devem ser evitados;
  • A Conta Azul é a parceira estratégica ideal para sua empresa contábil. Com ela, você ganha vários benefícios, como um gerente de parceria dedicado e o acesso à Conta Azul Mais, sistema de gestão para escritórios contábeis.

Experimente grátis a Conta Azul 

Para se desgarrar da concorrência e ganhar a preferência do público, um escritório contábil não deve focar apenas na qualidade dos serviços. A gente sabe que isso é indispensável e um ponto-chave para o crescimento dos resultados, mas a interação com as pessoas se apresenta como diferencial competitivo neste segmento. Além das melhores ferramentas para contadores, não podemos deixar de lado os recursos de comunicação.

Por mais que o foco dos gestores seja a contabilidade integrada ao cliente e a prestação eficaz de serviços, é preciso pensar no marketing e a comunicação empresarial como pilares do crescimento, tanto de resultados quanto da autoridade de mercado. Essa necessidade é o que explica o tema deste artigo.

A partir de agora, você vai conhecer quais são os canais e ferramentas mais adequados para um escritório de contabilidade (ou time de contadores) manter um relacionamento próximo com os consumidores. Confira:

  • Por que o contador deve investir na comunicação com seus clientes?
  • 6 ferramentas para contadores se comunicarem melhor com seus clientes;
  • Principais métricas de marketing para acompanhar na contabilidade;
  • Erros comuns para não cometer na comunicação do seu escritório contábil;
  • Com a Conta Azul Mais, a comunicação com seus clientes não fica a desejar!

Por que o contador deve investir na comunicação com seus clientes?

A resposta é muito simples: porque todo e qualquer profissional ou empresa precisa manter contato com seu público, ainda mais os escritórios de contabilidade, que vivem um cenário de alta competitividade.

A aproximação por meio dos canais e ferramentas de comunicação tem diversos objetivos:

  • Manter relacionamento com a carteira de clientes, visando a famosa fidelização;
  • Ampliar as oportunidades de negócio e conquistar mais consumidores;
  • Gerar autoridade para a marca do escritório contábil através de conteúdos informativos;
  • Construir um canal de atendimento ao público, tanto para receber dúvidas e oportunidades de negócios quanto para solucionar problemas e ouvir críticas.

Construir uma estratégia inteligente de comunicação permite que os contadores estejam sempre próximos das pessoas. Isso contribui para fixar a empresa como uma referência neste mercado de serviços contábeis.

Vamos fazer uma simulação. Imagine que você é um empreendedor, não sabe como declarar o imposto de renda e precisa deste serviço com urgência.

Ao abrir o seu Instagram, se depara com um conteúdo de um escritório contábil, oferecendo o serviço. Você entra no perfil da empresa, encontra vários posts legais sobre assuntos de contabilidade e decide: vou falar com eles via chat.

O atendimento é bom, as informações estão super claras e você já sabe até o preço do serviço. Tudo em questão de minutos. Agora, fica a pergunta-chave: será mesmo que você vai procurar outro contador ou vai fechar negócio?

Com base nesse exemplo, fica nosso último ensinamento sobre a importância da comunicação. Ela acelera a tomada de decisão do cliente, mas sem pressão, tudo com base no conhecimento e nas boas práticas de atendimento.

6 ferramentas para contadores se comunicarem melhor com seus clientes

As melhores ferramentas para contadores e escritórios contábeis entrarem em contato com o público estão na internet. Atualmente, mais de 152 milhões de brasileiros estão conectados à rede e 82,7% dos lares possuem acesso à web.

Se o seu escritório contábil ainda acredita muito no telefone e no cartão de visitas, hora de repensar essa estratégia. Nós vamos te ajudar com isso. Confira a seguir ferramentas ideias para investir no famoso marketing contábil.

Redes sociais

O Brasil ocupa o 3º lugar no ranking de países que mais usam as redes sociais. Essas plataformas estão cada vez mais completas, oferecendo diferentes recursos para empresas que desejam vender mais e entrar em contato direto com o público.

A grande virtude é a interação. É fácil trocar informações com pessoas e até medir o interesse delas nos seus serviços. Junto a isso, vale destacar que redes sociais são ferramentas gratuitas e têm grande alcance de público.

O grande segredo dessas mídias é saber como se comunicar. Uma rede mais formal, como o LinkedIn, pede um tipo de discurso, enquanto outras mais informais, como o Instagram e o Twitter, combinam melhor com um tom de voz mais simples, amigável e próximo das pessoas, sem tanta formalidade.

Anúncios pagos

Os anúncios na internet podem ser feitos em sites de pesquisa, em portais de notícias e também nas redes sociais. Eles são opções interessantes para escritórios que têm uma verba de marketing reservada e desejam investir em publicidade alinhada à precisão.

Diferente de um anúncio de televisão, um panfleto ou um outdoor, os anúncios digitais colocam sua empresa em contato com um público segmentado. Com isso, é possível escolher quem vai receber o anúncio, tudo baseado em dados, o que potencializa o retorno sobre o investimento.

WhatsApp Business

De acordo com dados da Opinion Box, empresa que atua no ramo de pesquisa de comportamento de consumo, o WhatsApp é o app de mensagens preferido dos brasileiros desde 2015. O estudo revelou que 98% dos entrevistados têm o aplicativo instalado no celular e 76% deles usam essa ferramenta para entrar em contato com empresas.

O alto nível de interação entre marcas e consumidores deu origem à versão exclusiva de negócios, o WhatsApp Business, que oferece mais recursos para interação com público, divulgação de produtos e serviços e até venda direta no aplicativo.

Ter um WhatsApp do negócio se tornou tão ou mais essencial quanto ter um telefone de contato. Hoje em dia as pessoas já tornaram a conversa via aplicativo um hábito, e pode perceber pela sua própria rotina: quantas vezes você preferiu resolver tudo por mensagem em vez de fazer uma ligação?

E-mail marketing

O e-mail continua sendo uma excelente ferramenta de marketing para contadores, tanto para fechar negócios quanto para fazer relacionamento com os atuais clientes. Ele pode ser usado para distribuir conteúdos, direcionar tráfego para o site e acompanhar o nível de interesse do público.

A chave para o sucesso é a segmentação. Conforme o Hubspot, empresas que usam campanhas segmentadas de email (ou seja, disparos estratégicos e feitos de acordo com as características do público-alvo) elevaram a receita em até 760%.

Blog

O blog é uma poderosa ferramenta para gerar autoridade de marca, transmitir conhecimento e conquistar a confiança do público. Ele pode ser usado para construir uma relação de troca bastante positiva: sua empresa dá informação e o público oferece dados para contato.

Esse é um dos pilares do marketing de conteúdo, que cai muito bem na rotina dos escritórios contábeis que desejam apresentar sua experiência de mercado e construir uma relação de confiança com base na informação.

CRM

CRM é um sistema feito para controlar e gerenciar contatos de clientes, monitorar dados de consumo, registrar interações feitas com as pessoas e até para disparar emails e outras campanhas de marketing.

Ele é muito utilizado pelas equipes de venda e de marketing para monitorar o nível de interesse do seu negócio, o que ajuda a traçar boas estratégias para fazer conversões, que acontece quando seu negócio transforma uma pessoa interessada em um cliente.

O CRM também é muito usado para identificar os altos e baixos da relação entre consumidor e empresa, permitindo que seu negócio construa as melhores ações para manter um relacionamento duradouro e positivo para ambos os lados.

A Formação de Heróis da Conta Azul capacita você para ser um contador de alta performance e atender até 50 clientes por contador no seu escritório.

Principais métricas de marketing para acompanhar na contabilidade

A grande vantagem das ferramentas listadas acima é que todas elas podem gerar estatísticas. Seu escritório não fará marketing contábil às escuras, muito pelo contrário, existem diversas métricas que podem (e devem) ser utilizadas para entender o sucesso das campanhas e identificar erros e acertos. Conheça algumas delas.

Taxa de conversão

Mede parte da eficiência de suas ações de marketing. Por exemplo, se você faz um post e coloca um link, a taxa de conversão irá apontar quantas pessoas viram o material e quantas clicaram no link divulgado. Com isso, você conseguirá entender se a estratégia de atração foi boa ou se é hora de repensá-la para ter mais resultados.

Veja exemplos de informações que a taxa de conversão pode medir:

  1. Quantas pessoas acessaram um site;
  2. Qual foi o número de cliques em um link promocional;
  3. O número de potenciais clientes que fecharam negócio com seu escritório;
  4. Quantas vezes um eBook foi baixado no blog.

Satisfação do cliente

Essa métrica vale ouro. Quanto mais satisfeitos estão os seus clientes, maiores são as chances deles divulgarem seu trabalho para outras pessoas e se manterem fiéis aos seus serviços.

Ela pode ser medida através de pesquisas de satisfação ou utilizando o NPS, que é um indicador que mede a satisfação e dá indícios sobre o potencial dos seus clientes de se tornarem divulgadores ou detratores (aqueles que falam mal) da marca.

Retorno Sobre o Investimento (ROI)

Utilizado para analisar o custo-benefício, o cálculo é super simples e serve para que você e sua equipe entendam se o marketing contábil está dando resultados ou se está apenas consumindo verba sem gerar receita.

Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

Analisa quanto seu negócio gastou para converter um interessado em cliente. Também ajuda a analisar o custo-benefício e a eficiência das campanhas de marketing para escritórios contábeis. Quanto maior o CAC, pior para seu negócio, por isso, essa métrica deve ser sempre a menor possível.

Leia também: Indicadores financeiros que toda empresa precisa conhecer

Erros comuns para não cometer na comunicação do seu escritório contábil

Além de ter em mãos as melhores ferramentas para contadores estruturarem a comunicação com clientes, é preciso conhecer alguns deslizes que precisam ser evitados a todo custo. Eles só servem para dificultar os resultados e colocar os investimentos em risco. Fique atento na lista que preparamos para você.

Não traçar a sua estratégia

Toda ação que uma empresa executa precisa de um plano organizado com cada passo e objetivos a serem alcançados. Com comunicação é a mesma coisa. O escritório de contabilidade que deseja ter sucesso com o marketing precisa desenvolver uma estratégia, que deve considerar fatores como:

  1. Quais canais serão usados (email? Redes sociais? Anúncios?);
  2. Qual a frequência de postagens;
  3. Como será construído o calendário editorial (um cronograma com os assuntos e datas das postagens);
  4. Qual o objetivo desse esforço (captar clientes? Aumentar as curtidas nas páginas da empresa?);
  5. Quem são os responsáveis pelas etapas do planejamento;
  6. Custo total do projeto.

Não fazer pesquisa de mercado

O sucesso com a estratégia de comunicação passa por conhecer quem é o seu alvo. É como diz o ditado: sua empresa não deve tentar vender areia no deserto. Conhecimento sobre o público é indispensável para fazer bons anúncios, definir os temas dos posts do blog, escolher o tom de voz ideal para as conversas no WhatsApp e muito mais.

Sem esse conhecimento, sua empresa faz marketing às escuras, o que é o primeiro passo para ter mais gastos do que resultados.

Não ouvir seus clientes

Você sabia que é muito mais caro captar clientes novos do que manter aqueles que já confiam no seu escritório de contabilidade? O processo pode ser de 5 a 7 vezes mais custoso, o que significa que qualquer negócio precisa ouvir seus clientes com frequência.

Dar atenção a quem confia em você é uma premissa básica do mundo dos negócios. Esse diálogo permite entender quais são as dores deles, as críticas sobre seu trabalho e, claro, os elogios e as razões da fidelidade deles.

conheca-as-melhores-ferramentas-de-comunicacao-para-contadores1

Com a Conta Azul Mais, a comunicação com seus clientes não fica a desejar!

A Conta Azul Mais é a solução perfeita para fazer a gestão completa do seu escritório de contabilidade. A começar pelas vantagens da comunicação e atendimento dos seus clientes.

Com a Conta Azul Mais, você pode:

  • Trocar informações e documentos com seus clientes na nuvem, nada de papéis;
  • Enviar e receber documentos;
  • Agendar reuniões online e criar salas simultaneamente, com senha de segurança, tudo isso sem precisar de qualquer instalação. Assim, você consegue atender clientes do país inteiro;
  • Visualizar e gerenciar os chamados, ou seja, as solicitações dos seus clientes, em um único sistema.

E, com toda essa estratégia de comunicação, seu escritório conseguirá atender mais de 50 clientes por contador e acompanhar as movimentações de todos eles.

Acelere o crescimento do seu escritório contábil com a Conta Azul: clique aqui e comece gratuitamente agora mesmo! 

E o marketing contábil, que tal aprender um pouco mais? 

Participe do maior evento sobre contabilidade e tecnologia da América Latina e aprenda muito sobre marketing contábil! Vem aí a Conta Azul Con 2022, uma conferência com mais de 30 horas de conteúdo, com a participação de 30 palestrantes e dois dias de duração.

Veja um pouquinho do que vem por aí:

A Conta Azul Con 2022 acontece em junho, mas as vagas já estão acabando. Falta pouco tempo para você garantir seu ingresso. Essa é uma oportunidade única para conhecer mais sobre as ferramentas ideias para contadores, como o marketing contábil faz a diferença e, claro, trocar experiências com pessoas referências na área.

Além da possibilidade de renovar seus conhecimentos e descobrir mais sobre o potencial da tecnologia na sua empresa, você poderá ter uma experiência completa no Costão do Santinho, um dos locais mais paradisíacos de Florianópolis.

Não dá para perder, não é mesmo? Clique aqui, visite a página da Conta Azul Con 2022 e garanta já o seu ingresso!

Leia também