Serviços Financeiros

Linha de crédito empresarial: escolha a melhor opção para o seu negócio

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 13/03/2024 | 8 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • As linhas de crédito empresariais proporcionam mais oportunidades para as empresas financiarem as suas atividades;
  • Há um amplo conjunto de linhas de crédito disponíveis, e é fundamental conhecê-las para fazer uma escolha inteligente;
  • Ter uma boa situação financeira e estar livre de dívidas são alguns dos fatores que ajudam a conseguir boas opções de crédito.

Todo negócio precisa de um fator em comum para seu bom funcionamento: um caixa saudável e sustentável. No entanto, muitos empreendedores precisam de ajuda para que isso aconteça e uma das opções é o crédito empresarial.

Conhecer as principais linhas de crédito é muito importante para avaliar qual a melhor opção. Cada alternativa apresenta características específicas e elas podem ser utilizadas para o financiamento de um amplo conjunto de atividades.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo você vai entender o que são as linhas de crédito, qual a importância delas e as principais opções disponíveis no mercado. 

Confira os tópicos:

Uma mulher de blazer branco, em uma mesa de escritório, com um tablet em sua mão e um cartão em outra

O que são linhas de créditos?

Linha de crédito empresarial é um recurso disponibilizado por bancos ou instituições financeiras para empresas ou pessoas físicas na forma de empréstimos ou financiamentos. 

No caso das empresas, elas são utilizadas para financiar a expansão e o desenvolvimento e, por isso, possuem taxas de juros e prazos de pagamento diferenciados. Desse modo, os negócios terão a oportunidade de gerar mais valor no mercado.

Por meio das alternativas de crédito, os negócios terão a capacidade de realizar mais atividades. Além disso, eles poderão comprar imóveis, maquinários, matérias-primas, entre outros ativos.

Leia também: Como organizar a sua empresa para um crescimento estruturado

Por que procurar uma linha de crédito para a minha empresa?

Buscar uma linha de crédito para sua empresa pode ser uma decisão estratégica importante por várias razões:

Financiamento de expansão

Se sua empresa está buscando expandir suas operações, seja aumentando a capacidade de produção, abrindo novas filiais ou lançando novos produtos, uma linha de crédito pode fornecer os fundos necessários para financiar esse crescimento.

Capital de Giro

Uma linha de crédito pode ser utilizada para cobrir despesas operacionais, como pagamento de salários ou fornecedores, compra de estoque e pagamento de contas, garantindo a continuidade das operações.

Investimentos em ativo

Se sua empresa precisa adquirir equipamentos, veículos, tecnologia ou outros ativos para melhorar sua eficiência operacional, uma linha de crédito pode fornecer os recursos necessários para esses investimentos.

Capital de risco

Para os negócios que estão inovando ou entrando em novos mercados, pode ser necessário um investimento inicial significativo antes que os lucros comecem a ser gerados. Uma linha de crédito pode fornecer o capital de risco necessário para financiar essas iniciativas.

Oportunidades de negócio

Às vezes, surgem oportunidades que exigem uma resposta rápida e capital adicional. Ter acesso a uma linha de crédito pode permitir que sua empresa aproveite essas oportunidades sem perder tempo procurando financiamento.

Gestão de fluxo de caixa

Mesmo empresas saudáveis podem enfrentar desafios temporários de fluxo de caixa devido a fatores sazonais, flutuações no mercado ou contas a receber. Uma linha de crédito pode ajudar a suavizar esses períodos de baixa temporária, garantindo que sua empresa possa continuar operando normalmente.

Leia também: Capacidade e demanda: como aproveitar a sazonalidade

Quais são as principais linhas de crédito para empresas? 

Há um amplo conjunto de linhas de crédito disponíveis para as empresas. Nesse contexto, é fundamental conhecer sobre as principais alternativas disponíveis para que seja possível escolher a melhor alternativa para o seu negócio. Confira abaixo:

Empréstimo com garantia

Nessa metodologia, o interessado disponibiliza um bem — um imóvel ou um carro, por exemplo — para uma determinada instituição financeira visando assegurar o pagamento das prestações.

Como o empreendedor oferece algum meio como garantia de pagamento, as chances de inadimplência reduzem. Por isso, os bancos oferecem juros com taxas reduzidas.

Financiamento

Trata-se de um crédito concedido com um fim específico e estipulado em contrato, como a compra de um veículo, imóvel ou equipamentos. As condições variam conforme cada instituição financeira, e as taxas de juros variam conforme cada banco. Por isso, vale muito a pena pesquisar e fazer a comparação das condições oferecidas antes de começar o financiamento.

Crédito para capital de giro

O capital de giro é um recurso fundamental para obter financiamentos para as empresas em suas atividades. Nesse contexto, há modalidades creditícias para atender a essa necessidade e esse tipo de crédito ajuda a atender as necessidades do fluxo de caixa dos negócios.

Na maioria das vezes, o crédito para capital de giro é utilizado para demandas de curto prazo (até 12 meses). Assim como o financiamento, é muito importante comparar as taxas de juros e condições disponibilizadas antes de fechar o contrato.

Microcrédito

Trata-se de uma modalidade destinada para microempreendedores ou pessoas interessadas em abrir uma empresa. Essa linha proporciona que cada pessoa possa captar até R$ 20 mil. Ela tem a vantagem de ter juros reduzidos e também tem uma aprovação facilitada.

Cooperativas de crédito

As cooperativas de crédito proporcionam produtos creditícios parecidos com os oferecidos pelos bancos, como financiamentos, empréstimos, cartões de crédito, entre outros. Essas linhas visam incentivar o desenvolvimento regional.

Investidor-anjo

Essa modalidade de crédito é uma ótima alternativa para quem deseja abrir uma empresa, pois fornece o capital inicial necessário para começar um negócio. Nessa modalidade, o investidor recebe uma participação dos lucros, o que pode variar conforme cada contrato.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é um tipo de empréstimo que possibilita que as empresas tenham acesso às receitas obtidas por vendas a prazo, porém de forma antecipada. Ou seja, um cliente que fez uma compra do seu serviço ou produto e demoraria um mês para você receber, é adiantado em poucas horas ou dias. 

A antecipação do valor pode ser via nota fiscal, boleto bancário, cartão de crédito, depósito em conta ou cheque pré-datado a depender da forma de pagamento do cliente. Essa opção em específico, é um grande benefício para manter o fluxo de caixa saudável com taxas muito menores do que as opções anteriores.

Como conseguir linha de crédito para minha empresa? 

Para conseguir uma linha de crédito é fundamental conhecer as opções disponíveis e entender sobre as características. Além disso, é muito importante entender sobre a necessidade da sua empresa, verificar se há algum fator de restrição e pesquisar a melhor instituição financeira.

Dê preferência para bancos e instituições financeiras que oferecem melhores condições, que sejam reconhecidas pelo mercado, seguras, que ofereçam maior número de parcelas e menores taxas de juros. Desse modo, será possível ter mais tempo para financiar a expansão do seu negócio no mercado.

Continue aprendendo com a Conta Azul

Além de investimento, é preciso organização para crescer. Nesse contexto, é fundamental ter um bom planejamento e conhecer as necessidades do seu negócio para que você possa utilizar as linhas de crédito como grande aliada para a expansão da sua empresa.

Agora, que já sabe o que é linha de crédito empresarial, baixe a planilha de controle empresarial. Ela vai ajudar você a ter controle efetivo sobre as finanças.

Leia também