Gestão do Negócio

[Guia] O que falta sua empresa fazer para sobreviver à crise?

Marcio Roberto Andrade Marcio Roberto Andrade | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura

guia-sobreviver-a-crise.jpg

As crises econômicas chegam como furacões, causando diversos estragos, como queda no PIB (Produto Interno Bruto), alta no desemprego, pessimismo, desconfiança e aumento no índice de mortalidade das empresas. Por isso, do mesmo jeito que alguns países se preparam para os fortes ventos, os empresários precisam tomar algumas medidas para fortalecer as estruturas do negócio e permanecerem em pé durante a tormenta. Para ajudar você nesses momentos conturbados, preparamos o Guia para sobrevivência de empresas durante a crise.

Uma das regras é: quem não se adaptar ao cenário e mantiver as antigas estruturas correrá sérios riscos de ver o negócio ruir na primeira forte rajada de vento que a economia soprar. Portanto, sobreviverão apenas os mais fortes, ou seja, as empresas que estiverem preparadas para enfrentar ambientes desfavoráveis. É uma espécie de lei da seleção natural aplicada ao mundo empresarial.

Como identificar pontos fracos

Porém, antes de começar a pensar nas medidas necessárias para manter sua empresa em funcionamento, é necessário analisar a situação e identificar os pontos mais vulneráveis, que geram mais riscos, ou até mesmo os que já estão comprometidos e você ainda não percebeu. Alguns sinais podem ajudar nesse diagnóstico, como redução no volume de vendas, estoque encalhado, queda no faturamento, empréstimos bancários recorrentes, baixa rentabilidade e problemas com fornecedores.

Estes são alguns exemplos, mas podem existir outros que causam algum dano à empresa. Por isso, seja criterioso e fique de olho em cada detalhe da rotina do seu negócio. Qualquer anormalidade merece atenção especial e um acompanhamento. Em períodos de crise, todo cuidado é pouco.

Depois dos sinais identificados é hora de ir direto ao ponto e começar a atacar a causa do problema. Inicie melhorando a gestão do seu negócio. Adaptar a empresa ao momento da economia e separar as contas pessoais das contas da organização são atitudes que devem vir antes de qualquer outra ação.

Em paralelo, busque compreender e estar bem informado em relação ao cenário econômico. Isso é essencial para você identificar os remédios necessários para combater os sintomas. Acompanhe os principais especialistas, leia ou assista aos noticiários e converse com outros empresários, pois eles podem ajudar a entender a situação com base em suas experiências.

Identifique alternativas e forças

Ao mesmo tempo em que melhora a gestão, não deixe de buscar alternativas para sua empresa. Seja ousado, fidelize seus clientes e aprimore-se. Acomodar-se pode ser fatal e, quando você perceber, será tarde demais para tomar a atitude que antes parecia muito drástica.

Não deixe também de aproveitar o potencial estratégico de algumas áreas, como o marketing e a força de vendas. Delas pode sair a salvação para seus resultados. A comunicação, por exemplo, fará com que você não perca o contato com seu público.

Neste guia, damos dicas sobre como você pode identificar os sinais que indicam problemas na empresa, abordamos algumas práticas  para melhorar a gestão e sugerimos alternativas. Além disso, mostramos como o marketing pode ser decisivo e de que maneira a força de vendas consegue resgatar seus resultados.

Confira o material e compartilhe conosco suas experiências com a crise e as formas que você encontrou para passar bem por ela.

Leia também