Empreendedorismo

Franquias home office: como encontrar a sua e como trabalhar em casa

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

Franquias home office

As franquias home office unem duas atraentes modalidades de empreendedorismo. De um lado, você parte de um um modelo de negócios já testado e aprovado. Do outro, investe valores mais acessíveis do que se tivesse de construir a empresa com um ponto físico.

Na verdade, esse é um segmento ainda em franca expansão. Enquanto setores estratégicos da economia patinam em meio à recessão, o de franchising apresentou expressivo crescimento ao longo de 2017.

Por isso, se uma franquia home office ainda parece algo distante e inacessível, siga a leitura: talvez aqui esteja o atalho que você esperava para seu primeiro impulso empreendedor. 

Por que uma franquia home office?

Investir em franquias não é uma novidade. Números da Associação Brasileira de Franchising revelam que o setor, em 2017, cresceu 8%, portanto, muito acima da média da economia no geral. Para este ano, a marcha do crescimento deve continuar. A previsão é de aumento em torno de 10% nas receitas ao longo de 2018.

Mas as franquias que podem ser geridas a partir de casa não estavam disponíveis alguns anos atrás. Com a revolução da conexão digital, tudo ficou mais fácil. O trabalho remoto ganhou os corações de profissionais liberais e até de empresas, e a internet praticamente extinguiu as barreiras físicas que antes impunham deslocamentos, trânsito e encontros presenciais.

Essa revolução trouxe o universo das franquias para o home office. Além das praticidades e facilidades do trabalho em casa, há uma vantagem que pesa a favor dessa modalidade: o investimento inicial mais baixo, que não precisa contemplar todos os gastos normalmente envolvidos em um ponto físico.

OK, agora que conhecemos as vantagens de uma franquia home office, resta saber: por onde começar?

Onde encontrar franquias home office

Assim como as franquias com ponto físico, as franquias home office permitem que você parta de um modelo de negócios já estabelecido, com uma marca já conhecida, evitando que você precise construir tudo do zero e reduzindo a margem de erros.

Além disso, você terá o apoio do franqueador, que dará valiosas orientações sobre como tocar o negócio, além de boas práticas de gestão e planejamento estratégico. 

Abaixo, confira algumas marcas que oferecem microfranquias que podem ser gerenciadas sem sair de casa:

Brasil Nutri Shop

Ligada ao ramo de suplementos alimentares para praticantes de atividade física, o Brasil Nutri Shop conta com 150 franqueados, distribuídos por 15 estados. Conforme informações no site, não precisa entender de suplementos, todo o trabalho é feito de casa, com suporte em todas as operações do negócio.

Studio Fiscal

Contadores, advogados, profissionais liberais ou investidores do mercado financeiro têm nas franquias do Grupo Studio boas opções para investir em franchising. Pesa a favor a credibilidade da empresa, que tem 20 anos de atuação no mercado.

Miss Pink

Quem gosta de trabalhar com beleza e estética certamente vai se identificar com a franquia Miss Pink. Além do regime home office, você poderá optar por trabalhar com unidades físicas, em centros comerciais e shopping centers.

Mr.Kids

Já os empreendedores ou empreendedoras que gostam de atuar com o segmento infantil têm na franquia Mr. Kids a parceria mais indicada. Embora exista todo um aparato físico que precisa ser adquirido, boa parte do gerenciamento do negócio pode ser feito a partir de casa.

Encontre Sua Viagem

Se tem um segmento em alta na economia brasileira é o de turismo. A Encontre sua Viagem oferece suporte completo para implementação de uma franquia home based, com apoio em suporte, treinamento, marketing e até mesmo na análise de ponto, por ocasião da criação de unidade física.

Gostou das dicas? Há muitas outras. Para começar a explorar esse universo, dê uma olhada no Portal do Franchising, mantido pela Associação Brasileira de Franchising. Você pode pesquisar diretamente por microfranquias, por exemplo, estabelecer valores de investimento, tempo de retorno e outros filtros.

Dicas para o trabalho remoto

Melhor do que citar estatísticas sobre o trabalho remoto, vale comentar o caso de Alezi Goulart, um jovem gaúcho que, aos 21 anos de idade, já faturou seu primeiro milhão trabalhando de casa. Com uma loja online de produtos geek, ele amealhou centenas de clientes em poucos meses, ganhou a confiança de consumidores e já planeja voos bem mais altos.

Exemplos como esse não faltam. Mas é preciso lembrar: o trabalho remoto exige disciplina. Sem horários e sem pressões de um chefe, você precisa criar as condições que o alçarão ao sucesso.

Evidentemente, nem todas as pessoas que passam a trabalhar em regime de home office conseguem um sucesso tão expressivo.

Para facilitar, destacamos três boas práticas para você começar a trabalhar a partir de casa.

1. Crie seu horário

Se você está migrando do emprego fixo para o home office, é preciso reconhecer que essa é uma transição nem sempre tranquila. Trabalhando de casa, não há aquela sensação de que você está sendo permanentemente fiscalizado.

Parece bom? E pode ser. Mas é preciso cuidado: em casa, confortavelmente instalado, é muito fácil ceder às tentações. Uma dica simples e que ajuda a se organizar melhor é criar uma planilha com as tarefas a serem feitas distribuídas em horários fixos. Entre uma e outra, reserve um espaço para um intervalo e para as refeições.

Aos poucos, você vai perceber que o melhor caminho para construir uma rotina de trabalho (e sucesso) é definir horários e se ater a eles, mesmo diante do sofá, da televisão, de um jogo de futebol ou de um convite de amigos.

2. Fuja das distrações

Embora o trabalho remoto esteja em franco crescimento, a modalidade ainda tem plena aceitação. Isso significa que é bem provável que seus parentes, amigos e conhecidos não entendam como funciona o teletrabalho. Enquanto eles têm a certeza de que vão cumprir uma carga horária e a partir do seu final estarão livres do trabalho, com você será totalmente diferente.

A menos que você cumpra a regra número 1 e realmente se dedique às suas obrigações durante seu horário de trabalho, você chegará ao fim do “expediente” sem ter terminado suas tarefas e, assim, terá que recusar convites.

Lembre-se, nessa jornada de concentração, que as redes sociais e os chats são seus inimigos. Em casa, completamente à vontade, sem pressões, você verá como é fácil sucumbir às distrações do notebook e às notificações do celular. Por isso, tome todas as medidas para se focar no trabalho.

3. Vista-se

Parece uma sugestão boba, mas você vai lembrar dela se encarar o home office. Acredite: ficar de pijama pode ensejar o trabalho no sofá, e o trabalho no sofá pode favorecer a televisão, e a televisão nunca facilita suas tarefas. 

Então, a dica aqui é se arrumar pela manhã como se você tivesse que se dirigir ao trabalho. Não precisa colocar um terno ou aplicar maquiagem, mas é bom estar em condições de encontrar outras pessoas, mesmo que você não vá sair de casa.

Agora que você já conhece algumas ideias de franquias home office e boas práticas para o trabalho em casa, que tal dar mais um passo e encarar esse impulso empreendedor? Depois deixe um comentário e conte sua experiência.

Leia também