Gestão do Negócio

23 ideias de negócios para trabalhar em casa

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 11 mins de leitura | ← voltar

Trabalhar em casa exige disciplina

Você gostaria de trabalhar em casa? Muitos brasileiros têm o mesmo desejo, especialmente aqueles que nos últimos meses engrossaram a lista de desempregados. Mas calma: há espaço para todos que aliam seu perfil empreendedor a uma boa e criativa ideia de negócio.

Veja 23 ideias para trabalhar no conforto do lar

Trabalhar em casa, como tudo na vida, tem prós e contras. Mas pergunte a alguém que alimenta esse sonho se as vantagens não se sobrepõe aos riscos e dúvidas. Para muitas dessas pessoas, falta só encontrar uma boa ideia de negócio. Se esse é o seu caso, dê uma olhada nas 23 opções a seguir e comece a planejar hoje mesmo a sua carreira empreendedora.

1. Bijuterias

Você sabia que o mercado nacional de bijuterias e semijoias movimenta mais de R$ 600 milhões por ano em vendas? Que tal tirar a sua fatia desse montante? Você pode montar um negócio na própria casa e vender pela internet, explorando o potencial das redes sociais, ou receber os clientes em sua residência. Se preferir, essa é uma excelente alternativa de negócio porta a porta.

2. Aulas particulares

Você tem alguma habilidade ou formação que possa torná-lo um professor? Pode ser reforço escolar, música, idiomas ou qualquer outra área na qual seja um especialista. Para dar certo, além de uma boa divulgação (mais uma vez, as redes sociais são parceiras), é preciso criar um espaço profissional em sua casa para receber os alunos.

3. Blog

Ganhar dinheiro com blog não é exatamente fácil, pois a concorrência é gigante. Além disso, não é um tipo de atividade que gere renda imediata. Mas vamos falar de boas notícias: para quem está sem emprego, ser blogueiro não custa nada e pode ser muito prazeroso escrever sobre o que gosta. A dica é ler muito, buscar dicas e se especializar.

3. Doces e salgados

O brasileiro é um povo que adora uma festa, não é mesmo? Tem aniversário, formatura, casamento, dia das mães e dos pais e por aí vai. O que não faltam são oportunidades de reunir amigos e familiares para saborear deliciosos doces e salgados. E nessas ocasiões alguém sempre tem uma cozinheira de mão cheia para indicar. Por que não pode ser você?

4. Maquiagem

Você tem habilidade para se maquiar? É elogiada pelas amigas por isso? Virou a maquiadora oficial da turma? Talvez você esteja perdendo tempo. Adapte um espaço na sua casa para deixar as mulheres ainda mais belas com o seu talento. Capriche no visual, pois uma boa propaganda boca a boca é o segredo do sucesso nessa atividade.

5. Lembrancinhas

Quem é adepto do “faça você mesmo” certamente tem histórias para contar de lembrancinhas que fez em eventos de família, como nascimentos, chás de bebês e aniversários. E agradou bastante, não foi? Então, por que não apostar nesse talento como uma fonte de renda? Criatividade você já tem.

6. Bonsais

Cultivar bonsais em casa certamente não é para qualquer um. É preciso ter uma conexão com a natureza, paz de espírito e delicadeza para lidar com plantas tão pequenas e sensíveis. Mas dizem que, mais do que uma profissão, é uma terapia incrível. Dias melhores, clientes felizes e dinheiro no bolso: precisa de mais?

7. Oficina de bicicletas

As bikes estão na moda com sua proposta de transporte sustentável e não poluente. As cidades vêm acordando para essa realidade e as ciclovias começar a ganhar forma. Mas sempre há necessidade de trocar um pneu, repor uma peça ou fazer ajustes. E uma oficina de bicicleta não ocupa muito espaço, podendo ser projetada na própria garagem de casa.

8. Webdesigner

Você concorda que a vida é cada vez mais online, certo? Todo mundo está na internet e isso inclui empresas de qualquer porte, pois elas também precisam falar com seus públicos através de um website. Ser o desenvolvedor desse espaço pode se tornar bastante rentável. Mas não mire a lua logo de início. Faça um curso e comece criando para negócios na sua cidade ou bairro. Aos poucos, seu trabalho será reconhecido.

9. Tradução de textos

Você fala outro idioma? A demanda por tradução de textos é grande. Basta se cadastrar em sites que contratam freelancers na internet para ver como a cada dia novas demandas surgem. Mas é preciso separar o joio do trigo, verificando a seriedade das propostas para que seu trabalho seja bem remunerado. O começo é o mais difícil. Depois, o negócio engrena.

10. Reforma de brinquedos

Não são apenas as crianças que têm apego por seus brinquedos. Há muitos adultos que demonstram verdadeira paixão por seus objetos de infância, muitas vezes com uma extensa coleção de itens. Mas nem todos estão em boas condições e acabam precisando de ajustes. Se você tem habilidade, pode se candidatar a devolver a vida para eles e arrancar sorrisos e emoções de seus donos.

11. Restauração de móveis

Outra atividade que exige habilidade manual, mas está muito na moda a partir de um conceito de decoração vintage. Tem muita gente recuperando móveis da antiga casa da vovó para dar uma repaginada e colocar em destaque na montagem da sala. Na sua garagem há espaço para uma oficina? Então, mãos à obra!

12. Dropshipping

Quem atua no dropshipping faz o papel de intermediário entre o cliente e o fornecedor. Funciona assim: você monta uma loja virtual onde expõe os produtos, mas não tem nada em estoque. Quando o cliente se interessa, você faz o pedido. Mas atenção: a negociação precisa ser transparente e pode haver custos altos quando o item vier do exterior.

13. Produção de conteúdo

Nós já falamos sobre ter um blog, mas que tal produzir textos para outros blogs? A atividade, também chamada de ghostwriter, está cada vez mais popular dada a grande demanda do mercado. Mas a competitividade também é alta, então, é preciso ter um bom texto, não fazer cópias e demonstrar comprometimento quanto a prazos.

14. Cabeleireiro

Há quem diga que cuidar dos cabelos é talento. Outros, que exige conhecimento. Se você gosta da atividade e acredita ter habilidade, talvez só falte um cursinho para ingressar na carreira. E pode desenvolver o trabalho na própria casa. Mas é importante demonstrar profissionalismo, disciplinando-se quanto a horários e ter um ambiente exclusivo para atender aos clientes.

15. Bolos caseiros

Esta nem precisa de data especial para vender igual pãozinho quente na padaria. Todo dia é dia de comer um bolo saboroso na companhia de um café. Conte para seus vizinhos a novidade. Eles certamente irão provar suas receitas e espalhar a notícia. Para incrementar, uma divulgação nas redes sociais com belas fotos sempre ajuda.

16. Lavagem de veículos

Uma lavadora de alta pressão é o principal equipamento que você vai precisar para lavar carros no próprio pátio da residência. Mas é importante ter um bom espaço para separar totalmente a atividade da casa. Se preferir, há até mesmo franquias com conceitos inovadores (como lavagem a seco) para trabalhar no conforto do lar.

17. Desenhista e ilustrador

Quem é bom no desenho pode trabalhar em casa e ganhar dinheiro de várias formas. Ilustrações em veículos de comunicação, peças publicitárias e quadrinhos são só algumas delas. O melhor é que você pode trabalhar no próprio quarto e ainda divulgar suas criações para todo o mundo, a partir da internet.

18. Agência de turismo

O brasileiro adora viajar e o que não falta no nosso país são belos roteiros. Muitas pessoas se sentem mais seguras quando há um especialista cuidando de todos os detalhes e é justamente o papel de uma agência de viagens. Esse é outro negócio que conta com franquias para trabalhar em casa, mas se preferir, você pode abrir uma empresa com marca própria.

19. Produtos aromáticos

Você gostava das aulas de química na escola? Que tal levar um pouco dessa nostalgia para a sua casa? Não, não será preciso montar um laboratório e fazer experiências com diferentes elementos. A ideia é ter uma estrutura para produzir desde velas a sabonetes. Na internet, você aprende como fazer e ainda encontra formas de vender. E o cheirinho que fica na casa é um bônus.

20. Consultoria nutricional

A formação em nutrição abre diversas portas, desde o trabalho em clínicas e hospitais, até escolas, restaurantes e vários outros estabelecimentos. Mas se você quer atuar na própria casa, também pode. A consultoria consiste em elaborar cardápios e indicar dietas especiais. Para receber seus clientes e pacientes em casa, não esqueça de ter um espaço com a cara de um consultório.

21. Secretaria remota

Talvez seja novidade para você, mas muitas empresas tem apostado no serviço de secretaria remota para demandas que antes eram realizadas internamente. Recebimento de ligações, transferências de chamadas e prospecção de clientes são algumas das atividades realizadas de casa, pelo telefone. Só é preciso garantir a privacidade do seu espaço para não haver interrupções.

22. Designer gráfico

Essa é uma clássica atividade para ser exercida em home-office. O profissional que tem habilidade pode criar soluções de comunicação em peças variadas, como anúncios publicitários, logotipos, ebooks e jornais. Mas para se destacar em meio à concorrência, é preciso se especializar e se manter atualizado nas tendências.

23. Compositor musical

A música é o seu talento? Talvez você não saiba, mas há no mercado muitas pessoas interessadas no que você faz. Um compositor musical não produz apenas canções para que façam sucesso nas rádios. Ele pode ser chamado para demandas específicas, como a criação de jingles. E o melhor: sem sair de casa, você pode ser descoberto em qualquer lugar do mundo a partir de um vídeo no YouTube.

Como ter sucesso ao trabalhar em casa

Escolheu a sua nova carreira? Então, é chegada a hora de planejar como será trabalhar em casa. Não existe um botão que transforma automaticamente o lugar onde dormiu e acordou em um escritório. Então, o segredo está na sua atitude. Veja o que não pode faltar para ter sucesso no home-office:

Disciplina

Se você acordava todos os dias às 7h para ir ao trabalho e tinha uma rotina relacionada ao antigo emprego, por que agora seria diferente? Você precisa estabelecer horários para trabalhar e dedicar-se às atividades do seu negócio como se o antigo chefe estivesse ao seu lado.

Sabe aquele dia em que você acorda de mal com o mundo, chove, faz frio e você gostaria de estar em casa e não trabalhando? Bem, esqueça que está realmente em casa e aja como se estivesse na empresa, sem poder se dar ao luxo de tirar uma soneca.

Limites

Para quem tem familiares em casa, pode ser complicado fazê-los entender que você está trabalhando e não pode dar uma parada para brincar com o filho, levar a esposa no supermercado ou assistir ao jogo do time do coração ao lado do seu pai.

É preciso compreender que as pessoas à sua volta não irão se comportar da mesma forma que fariam se você estivesse fazendo as mesmas coisas, mas dentro de uma empresa. Mas não é por mal que agem assim. Na sua casa, por desconhecimento, é como se não fosse trabalho de verdade. Sua tarefa é, aos poucos, convencê-las do contrário.

Foco

Sempre haverá aquela atividade um pouco mais maçante e que você quer adiar. Um telefonema para um cliente que costuma falar pelos cotovelos, um documento a preencher, um longo parecer que precisa ler.

Não faltarão “convites” para deixar a tarefa para depois, mas tenha foco e faça igualzinho como faria se estivesse no antigo emprego. Simplesmente cumpra com o que está ali à sua frente.

Organização

A bagunça ainda não é uma aliada da produtividade, mas a organização, sim. Ter seu ambiente de trabalho definido na casa, com tudo no seu devido lugar e nada improvisado já ajuda bastante. Cuidar da iluminação e da ergonomia não é supérfluo. E nada de pijama e pantufas: vista-se adequadamente, pois você está trabalhando.

Considerações finais

Este artigo trouxe 23 ideias de negócios para trabalhar em casa ou a partir dela. Certamente, muitas outras existem e abrangem os mais variados níveis de conhecimento e escolaridade. Fica claro que, para quem deseja ter uma empresa no conforto do lar, opções não faltam. Mas o sucesso não depende apenas disso.

Como vimos nas dicas finais, é preciso encarar o home-office como se estivesse dentro de uma empresa, na condição de empregado. Ser chefe de si mesmo não deve abrir margem para regalias que prejudiquem o cumprimento das atividades. Trabalhando em casa, as tarefas são as mesmas, mas a responsabilidade é maior. Você está preparado?

Você trabalha ou já trabalhou em casa? Como foi a experiência? Comente!

Leia também