Controle Financeiro

Saiba a importância de fazer o fluxo de caixa projetado

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Fluxo de caixa projetado nada mais é do que a estimativa, ou seja, a projeção das receitas que uma empresa espera pagar/receber;

  • Trata-se de um processo vinculadp ao fluxo de caixa, que analisa operações efetuadas ou que estão previstas para ser realizadas;

  • É possível ter o controle total sobre o caixa e saber para onde vai cada centavo da empresa com a Conta Azul Pro: plataforma de gestão integrada. Teste grátis!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

 

Todo empreendedor deve ficar de olho no dinheiro da empresa. Acontece que não basta apenas acompanhar as movimentações financeiras: também é preciso fazer um bom planejamento, seja para crescer ou se preparar para imprevistos. Nesse sentido, entender sobre fluxo de caixa projetado é essencial para o dono do negócio. 

Com esse processo é possível estimar valores de recebimentos, pagamentos e ainda monitorar com mais clareza todos os lançamentos. O que é importante para identificar e resolver gargalos em tempo hábil. 

Este conteúdo, rápido e objetivo, está pronto para responder as suas dúvidas. Além da importância e do como fazer, traremos 5 dicas práticas de como melhorar seu fluxo de caixa. Por fim, conheça uma ferramenta que otimiza sua gestão financeira do seu negócio. 

Confira os tópicos:

  • Fluxo de caixa projetado: o que é e qual a importância?

  • Como fazer o fluxo de caixa projetado?

  • 5 dicas para melhorar o fluxo de caixa

  • Conte com o apoio da tecnologia para monitorar o fluxo de caixa

Fluxo de caixa projetado

Fluxo de caixa projetado: o que é e qual a importância?

Fluxo de caixa projetado, como o próprio nome já diz, é a projeção dos recebimentos e pagamentos de uma empresa em determinado período de tempo. Ele ajuda o empreendedor a se planejar melhor financeiramente para os meses seguintes. 

Afinal, se você tem uma estimativa de quanto terá no caixa futuramente, conseguirá tomar decisões mais assertivas, como comprar mais equipamentos ou aguardar mais um pouco.

O cálculo deve considerar o saldo inicial, as despesas fixas e variáveis, bem outros fatores, tais como a sazonalidade e até taxas de inadimplência. Com esse planejamento de fluxo de caixa, o dono do negócio saberá com mais clareza qual é o valor necessário para a manter a operação funcionando. 

Identificar pontos de atenção ficará mais simples com o fluxo de caixa projetado, pois evita descobrir um gargalo antes dele se tornar um grande desafio. Confira agora como fazer este processo. 

Como fazer o fluxo de caixa projetado?

É muito comum os empreendedores confundirem fluxo de caixa com fluxo de caixa projetado. Isso porque são operações diferentes, porém complementares.

A primeira diz respeito ao planejamento das movimentações financeiras, enquanto a segunda se refere ao processo de lançamento das entradas e saídas, que geralmente é feito diariamente. 

Daí a importância de manter o fluxo de caixa com os registros em dia, pois dele dependem as projeções futuras. Quanto mais assertivos forem esses lançamentos, maiores são as chances da projeção ser cada vez mais próxima da realidade.

Abaixo, você verá como fazer o fluxo de caixa projetado. E, caso precise de uma de uma planilha de fluxo de caixa, baixe gratuitamente aqui.

1. Analise as informações registradas

O primeiro passo é analisar todos os dados que você tem em mãos sobre o presente e o passado da empresa. Também verifique quais são as ações de marketing, gestão, produção etc que estão sendo colocadas em prática e a estimativa de gasto de cada uma delas.

2. Faça as projeções

Com as informações do tópico anterior em mãos, faça as projeções para o período do planejamento de caixa desejado. Quer um exemplo? Considere que uma loja de roupas venda todos os meses 20 unidades de uma blusa e fature R$ 500.

Se você sabe que não há nenhuma ação que impactará nessa operação, como alguma data sazonal, já terá um número para o planejamento desse item no caixa, ou seja, quanto está previsto para sair. 

Nesse exemplo, ao projetar para o mês seguinte, o empreendedor já sabe que receberá pelo menos R$ 500 com as vendas de determinado modelo de blusa. 

3. Atualize os dados

O planejamento de caixa é uma operação recorrente. Isso significa que, frequentemente, você deve realizá-lo e acompanhar as movimentações financeiras. 

Por isso, é sempre necessário manter todos os dados atualizados para garantir cálculos realistas e assertivos na hora das suas projeções.

Conheça exemplos de fluxo de caixa

5 dicas para melhorar o fluxo de caixa

Se nós disséssemos para você apenas o passo a passo de como realizar o fluxo de caixa projetado, ainda seria pouco. Dá para expandir esse conhecimento e entender melhor como aplicá-lo no seu dia a dia. Confira abaixo 5 dicas importantes.

1. Defina a forma de acompanhamento: diária ou mensal

É de alta importância que sua empresa faça o acompanhamento do fluxo de caixa de formadiária e mensal. Alguns segmentos pedirão mais atenção para um ou outro desses, mas, no final das contas, esses relatórios são indispensáveis para qualquer negócio.

Porém, entenda quais são as necessidades do seu caso. Assim, você saberá qual forma de acompanhamento receberá mais atenção. Defina a prioridade e mantenha-se regular nela, sem perder o outro relatório de vista.

Aprenda mais sobre controle de fluxo de caixa.

2. Analise o ciclo financeiro

É muito comum empreendedores só se preocuparem com o valor inicial, o final e alguns lançamentos maiores. No entanto, entenda que esses números não acontecem de forma isolada e que, por conta disso, é indispensável o ciclo financeiro da empresa como um todo. 

Fique de olho em cada lançamento, mesmo que sejam menores, e registre tudo. 

3. Faça projeções realistas

Seja realista ao fazer as projeções financeiras. Por mais que seja o seu sonho ver a empresa crescer, é preciso ter o pé no chão e considerar valores que de fato estão previstos para entrar no caixa.

Mantenha-se a par do que acontece na empresa, no mercado, na sociedade como um todo, entre seus clientes, etc. Tudo isso influencia nas suas projeções. Com esse pensamento, direcione as ações da sua empresa para onde você deseja chegar.

4. Considere a inadimplência

O registro das contas a receber é crucial para a elaboração do fluxo de caixa projetado. No entanto, alguns clientes podem atrasar e apresentarem problemas para pagar. 

Entãoconsidere uma média de inadimplência no seu planejamento, também conforme o que aconteceu nos meses anteriores.

5. Negocie com os fornecedores 

Fornecedores são parceiros, e você precisa levar o conceito de parceria para seu melhor significado. Negocie valores e prazos de pagamento mais adequados para você, dê garantias em troca.

Além disso, tenha outras opções de fornecedores, que poderão ajudar você em casos de imprevistos. 

Fluxo de caixa projetado

Conte com o apoio da tecnologia para monitorar o fluxo de caixa

Todo tipo de fluxo de caixa, seja projetado, diário ou mensal, deve ser altamente preciso e feito com rigor. No entanto, anotar cada centavo e não errar nenhuma vírgula nos cálculos pode ser um desafio, ainda mais quando se tem todo o resto do negócio para gerir.

É possível otimizar todo o seu processo de gestão financeira indo além do caixa. Dessa forma, o planejamento se torna mais realista, prático e rápido. Isso significa que você usará menos tempo reunindo dados e terá mais espaço na agenda para pensar na estratégia do negócio.

Essa otimização pode ser feita por meio de uma plataforma de gestão financeira, também conhecida como sistema ERP Online. Essa solução automatiza operações, conecta dados, emite relatórios e torna mais prática toda a organização empresarial.

A melhor plataforma de gestão integrada do mercado é, sem dúvida alguma, a Conta Azul Pro. Além de ajudar na administração financeira, ela automatiza controle de estoque, emite notas fiscais, facilita a contabilização de vendas e o envio de propostas e muito mais. 

Confira todas essas e outras vantagens no teste grátis. Faça agora!

Leia mais

Leia também

Sem mais posts para exibir.