Gestão do Negócio

Quais são as vantagens de um ERP para gestão de serviços?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 7 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A gestão de serviços possui vários desafios, dentre eles manter o padrão de qualidade, monitorar os custos e acompanhar setores importantes da empresa, como vendas, financeiro e contabilidade;
  • Entenda com um ERP pode ajudar na sua gestão de serviços, a importância de ter um sistema como esse e suas principais vantagens;
  • Alguns sinais indicam que chegou a hora de usar abandonar as planilhas e os caderninhos e migrar para o ERP. Veja quais são;
  • A solução da Conta Azul para gestão de serviços de pequenas empresas pode transformar a rotina do negócio, desde a prospecção dos clientes, até a cobrança. Experimente essa inovação! .

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Você já ouviu falar em Enterprise Resource Planning – ERP?

Em português, ERP significa Planejamento de Recursos Empresariais e nada mais é do que um sistema que organiza e integra todas as informações dos setores importantes da empresa, como vendas, estoque, fluxo de caixa, financeiro e contabilidade.

Mas, quais são os benefícios de um sistema como esse, na prática? Como saber se a minha empresa precisa ou não de um ERP?

Se você tem essas são as dúvidas, aproveite para tirá-las neste conteúdo!

Aqui, você encontrará os seguintes tópicos:

Continue a leitura e surpreenda-se com as vantagens de um sistema ERP!

quais-sao-as-vantagens-de-um-erp-para-gestao-de-servicos

A importância de um ERP para gestão de serviços

Não é fácil ser dono de uma empresa que presta serviços. Afinal, é um grande desafio calcular os custos e, o principal, manter padrão de qualidade.

Mas, como fazer isso sem ter o acesso a dados importantíssimos do negócio, como quantidade de vendas, clientes em prospecção e os custos detalhados de cada contrato, por exemplo?

Aí está a principal importância do uso de um ERP para gestão de serviços: centralizar e integrar todas essas informações para o empreendedor, de preferência em tempo real. 

Somente assim é possível tomar decisões em tempo hábil e com base em informações reais, como propor o aumento do valor de um contrato quando o cliente solicita serviços extras com frequência. 

Além disso, o ERP elimina várias tarefas manuais, que levariam horas para serem concluídas, como dar baixa no fluxo de caixa. Dessa forma, sobra muito mais tempo para investir em outras coisas mais importantes na empresa. 

Qual é a hora de investir em um ERP para gestão de serviços?

Alguns sinais podem indicar que está na hora de sair das planilhas e do caderninho para um ERP. Os principais são:

  • Ouvir reclamações frequentes ou até perder clientes por problemas de qualidade na prestação dos serviços, devido à falta de um processo padronizado;

  • Não conseguir monitorar os custos e ter dificuldades em prever a demanda para se planejar;

  • Ter problemas com a relação do financeiro e contabilidade, pelo fato de não estarem integrados; 

  • Perder contato de potenciais clientes, em fase de prospecção, por não ter um local para deixar todas as informações salvas;

  • Demora ao enviar propostas, orçamentos e fazer contratos;

  • Sentir dificuldades em acompanhar o desempenho da equipe de vendas.

Esses problemas costumam acontecer, de modo geral, à medida que a empresa cresce, conquista novos contratos e já expandiu ou pensa em aumentar a equipe de vendas.

Entretanto, quanto mais o tempo passa e a empresa cresce sem um acompanhamento automatizado, mais esses problemas se acentuam e, como resultado, as perdas financeiras aumentam.  

quais-sao-as-vantagens-de-um-erp-para-gestao-de-servicos-2

Quais são as vantagens de um ERP para gestão de serviços?

  1. Praticidade e assertividade na emissão de propostas  

Com um ERP, é possível cadastrar detalhadamente todos os serviços, considerando os custos de cada etapa.  

Dessa forma, você consegue gerar propostas de serviço de uma forma muito mais rápida e assertiva, com base nos custos reais. 

   2. Centralização e segurança dos dados

No ERP, todos os dados da sua empresa estarão guardados em um local, de forma online e segura. 

Assim, você não fica exposto a situações como ter uma planilha apagada ou perdê-la devido a algum problema no computador. 

   3. Controle sobre os orçamentos e propostas enviadas 

Você saberia dizer agora quantos orçamentos ou propostas foram enviados pela sua empresa semana passada? 

Com um ERP, você não somente tem essa resposta, como consegue acompanhar bem de perto cada um dos seus vendedores através de relatórios simples, já que as vendas são atualizadas em tempo real. 

E, além disso, alguns tipos de ERP, como o da Conta Azul, permitem até a criação de orçamentos e propostas personalizadas no sistema, com valores de serviços e descontos praticados anteriormente.

Quer saber mais sobre a gestão de serviços para pequenas empresas da Conta Azul? Clique aqui! 

   4. Efetividade na priorização de serviços

Será que faz sentido você manter todos os serviços que presta hoje no seu catálogo?

Através do ERP, fica muito mais fácil definir quais serviços devem ser priorizados na empresa, já que você consegue verificar em quais gasta menos e lucra mais, ou vice-versa, assim como os mais procurados pelos seus clientes.  

    5. Maior eficiência nos processos da empresa

Imagine que você tem uma micro empresa que presta serviços de pintura e, em cima da hora, descobriu que faltava uma determinada tinta no estoque, porque não foi dada baixa. E, para não perder o serviço, você decidiu comprar uma diferente, que saiu bem mais cara.  

Os processos, quando realizados de forma manual na empresa, correm um sério risco de falhas, como no exemplo acima. Já com o ERP, boa parte deles são automatizados e esses erros podem ser evitados. 

Assim, quando há saídas de produtos, a baixa é automática no estoque, nas vendas, no financeiro e também na contabilidade. 

   6. A redução de custos é o resultado de todas essas vantagens!

Com o acompanhamento da gestão de serviços de ponta a ponta com um ERP, os custos são menores, já que você gasta menos tempo corrigindo erros manuais, consegue identificar e corrigir problemas com mais agilidade. 

Com isso, você não precisa mais ficar “apagando incêndios” na empresa e sobra mais tempo para pensar em outros aspectos mais estratégicos do negócio. 

quais-sao-as-vantagens-de-um-erp-para-gestao-de-servicos-3

A Conta Azul tem diversas funcionalidades para gestão de serviços

Economize tempo, dinheiro e tenha menos estresse fazendo a gestão da sua prestadora de serviços com a Conta Azul!

Sabe por quê?

A solução da Conta Azul para gestão de serviços de pequenas empresas integra e centraliza todos os processos, desde o relacionamento inicial com o cliente, ainda na prospecção, até a cobrança.

Utilizando a Conta Azul na gestão de serviços, você pode: 

  • Cadastrar todos os clientes, desde o primeiro o contato e fazer a gerenciamento de toda a sua carteira;

  • Elaborar propostas comerciais, contratos, orçamentos e ordens de serviço personalizadas; 

  • Fazer a gestão completa dos seus contratos;

  • Emitir e enviar NFS-e, Danfs-e e boletos por e-mail.

Pensa que acabou? A Conta Azul permite que você acompanhe de perto o desempenho da sua equipe de vendas, acessando relatórios por cada vendedor. Tudo isso online, em tempo real, de um jeito simples e fácil de usar, com todas essas informações integradas ao financeiro e à contabilidade da empresa. 

Gostou? Se sim, clique aqui para experimentar sem pagar nada todas essas facilidades e conhecer mais vantagens da Conta Azul!

Conta Azul: a melhor parceira para a gestão de serviços! 

 

Leia também